Decepção

Sem muito que comemorar, Sampaio Corrêa faz 96 anos

Tricolor faz aniversário sem muito clima de festa por causa da eliminação precoce na Copa do Nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Sampaio é o atual campeão da Copa do Nordeste
Sampaio é o atual campeão da Copa do Nordeste (SAMPAIO CAMPEÃO )

Fundado em 25 de março de 1923, o Sampaio Corrêa Futebol Club celebrou ontem seu aniversário de 96 anos, em um momento ruim. O nome do clube foi inspirado no Hidroavião Sampaio Corrêa II, que amerissou (termo usado para pouso de aeronaves aquáticas) na capital maranhense em dezembro de 1922. A equipe Tricolor, atual campeã da Copa do Nordeste, deu adeus de forma prematura à competição ao perder para o Botafogo (PB), por 1 x 0, na noite do domingo (24), no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

O início de temporada não foi bom para o Sampaio Corrêa. Na Copa do Nordeste, o Tricolor ocupa a lanterna do Grupo A, com apena um ponto. Em sete jogos, a Bolívia Querida não venceu nenhuma partida, empatou uma e sofreu seis derrotas. Marcou apenas três gols e sofreu 15, saldo de -12. Dos pontos disputados, o Tubarão conquistou apenas 4,8% de aproveitamento.

Na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa tem disparado a pior defesa e divide o pior ataque com o Sergipe e o Altos (PI), todos com apenas três gols marcados.
No Campeonato Maranhense, só garantiu classificação na última rodada. Com a terceira melhor campanha, o Tricolor decidirá uma vaga na final com o Imperatriz, que tem a vantagem do empate na soma dos resultados, além do mando de campo no segundo jogo.

Apesar do momento difícil, o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, acredita em dias melhores pela frente. “Como torcedor do clube, sei que o momento não é de comemorar. Somos os atuais campeões da Copa do Nordeste e fomos eliminados antecipadamente. Vamos tentar nos despedir do Nordestão pelo menos fora da lanterna. Agora, vamos nos concentrar nas semifinais do Campeonato Maranhense, em que não somos os favoritos, mas tentaremos o título. Em seguida, vamos tentar fazer uma boa Série C do Campeonato Brasileiro e brigar pelo acesso”, disse o dirigente, que estava ontem com a equipe em João Pessoa e de lá viajaria para São Paulo, para tratar de assuntos particulares.

A delegação do Sampaio Corrêa retornou a São Luís nas primeiras horas de ontem e hoje terá folga. O elenco começa sua preparação para a partida contra o Bahia na manhã desta quarta-feira, no CT José Carlos Macieira, em uma atividade com os portões fechados para a imprensa e os torcedores.
O Sampaio Corrêa enfrentará o Bahia neste sábado (30), às 16h, no Estádio Castelão, pela última rodada da fase classificatória da Copa do Nordeste, apenas para cumprir tabela.

Comemoração

Como forma de comemoração pelos 96 anos, a diretoria do Sampaio Corrêa solicitou a celebração de uma missa na Igreja de São Pantaleão, que fica na mesma rua em que o time foi criado. Apesar deste momento ruim no início de temporada, o torcedor do Sampaio Corrêa tem muito do que se orgulhar do seu clube.

O Tricolor é o clube que possui mais títulos do Campeonato Maranhense profissional, com 33 conquistas, sendo oito delas de forma invicta, e é o único time do Maranhão que venceu a Copa Norte em 1998 e a Copa do Nordeste em 2018, sendo, desta forma, o único clube do Brasil a ser campeão de dois regionais distintos. É também a única equipe do país a ter sido campeã de três divisões nacionais diferentes, a Segunda Divisão de 1972 (atual Série B), a Terceira Divisão de 1997 (atual Série C) e a Série D de 2012.

Em competições nacionais, soma participações em 12 edições na Série A do Campeonato Brasileiro (considerando a era da Taça Brasil), 16 na Série B do Brasileiro e outras 23 na Copa do Brasil. O Sampaio Corrêa é ainda a única equipe maranhense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1998, tendo alcançado a fase semifinal. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.