COLUNA

Como ficará?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Deputados da oposição já iniciaram nova movimentação para convocar o presidente do Iprev, Joel Benin, para que seja explicada a real situação do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) dos servidores públicos. Esta será a terceira tentativa nos últimos quatro anos para receber explicação do gestor público.
O mais provável é que a bancada governista, sem se importar com os inativos, deverá barrar a convocação, varrendo para debaixo do tapete informações como o valor real que ainda tem o fundo, quantos e quais imóveis serão vendidos e qual a previsão de arrecadação com esta venda.
E talvez a pergunta mais importante seja outra: se vender os imóveis agora e conseguir manter o pagamento dos aposentados e pensionista em 2019, o que será feito para garantir a folha de inativos em dia em 2020, 2021 e demais anos?
Por enquanto, ninguém do governo Flávio Dino disse o que deve ser feito. A secretária Flávia Alexandrina (Segep) disse que estão estudando condições técnicas e jurídicas. O que isso significa, ninguém sabe.
E enquanto Flávio Dino atua de líder estudantil da esquerda e também de pré-candidato à Presidência da República em 2022, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já alertou que vai faltar dinheiro no Fepa em sete meses.

Frente criada
Os deputados do Maranhão já iniciaram as movimentações para acompanhar o acordo assinado por Brasil e Estados Unidos para o uso comercial da Base de Alcântara.
Uma Frente Parlamentar já foi até criada. O presidente é o autor da proposta, Pedro Lucas Fernandes (PTB), e o vice-presidente o emedebista João Marcelo Sousa.
A frente será a responsável por analisar os termos do acordo, que será apreciado pelo Congresso Nacional ainda este mês.

Pesar I
O corpo do ex-prefeito José Vieira chegou ontem a Bacabal. O velório do político ocorreu na Igreja Assembleia de Deus e depois seguiu para a Paraíba, estado de origem de Vieira.
Sobre o falecimento de Vieira, o ex-presidente da República José Sarney disse que recebeu com tristeza a notícia.
“Era um político importante no Maranhão, que tinha grande empatia com o povo, em especial com seus admiradores de Bacabal. Lamento profundamente seu falecimento e me solidarizo com familiares e amigos nesse momento de tristeza”, assinalou.

Pesar II
Quem também lamentou a morte de Zé Vieira foi a ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Segundo ela, o ex-prefeito era um político respeitado e que muito trabalhou por Bacabal.
“Zé Vieira era um político de tradição em nosso estado. Sua partida é uma grande perda para o Maranhão”, afirmou Roseana.
Zé Vieira foi eleito prefeito de Bacabal em 2016, mas acabou ficando pouco mais de um ano no mandato devido a pendências com a Justiça Eleitoral.

Reeleita
Como já previsto, a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) foi reeleita para um mandato tampão de quatro meses.
Os desembargadores José Joaquim Figueiredo, Lourival Serejo e Marcelo Carvalho ficarão nos cargos até abril de 2020 e não mais até dezembro de 2019.
A mudança na data da eleição e da posse no TJ ocorreu por questões de adequações fiscais, conforme explicou o presidente da Corte.

Silêncio
O deputado estadual César Pires (PV) mostrou de forma detalhada os danos aos recursos do Fepa.
E com um discurso contundente sobre o caso, nenhum membro que compõe a bancada de defesa do Governo na Assembleia Legislativa se manifestou para tentar “rebater” o parlamentar.
Pelo jeito, o Governo já admite internamente os problemas e não tem argumentos para contra-argumentar.

Contestação
O deputado Wellington do Curso (PSDB) entrou com ação contra o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), cobrando que o piso nacional salarial dos professores da rede municipal de ensino seja pago.
Este será mais um problema para o prefeito comunista, que já tem ações por improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público.
Além das ações, Dutra aumenta o desgaste de sua imagem como gestor ao nomear a esposa, Núbia Dutra, para comandar a Secretaria de Saúde do município.

DE OLHO

R$ 40 milhões é o valor que o governo Flávio Dino vem complementando todo mês para o pagamento da folha dos funcionários inativos do Estado.

E MAIS

• O presidente Jair Bolsonaro lembrou que os governos estaduais são os responsáveis pela taxação do ICMS no combustível.

• A lembrança foi amarga para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que em quatro anos, aumentou duas vezes a alíquota do ICMS na gasolina, deixando em mais de 30% o valor do imposto pago pelo contribuinte.

• Quem lembrou a injustiça dos aumentos de impostos no Maranhão foi o deputado federal Edilázio Júnior (PSD). Em discurso na Câmara Federal, o parlamentar mostrou os números reais do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.