Política | Investigação

Weverton Rocha não assina CPI da Lava Toga

Outros dois senadores do Maranhão, Roberto Rocha (PSDB) e Eliziane Gama (PPS), subscreveram requerimento
Gilberto Léda15/03/2019 às 10h46
Weverton Rocha não assina CPI da Lava TogaDivulgação/Assessoria

O senador Weverton Rocha (PDT) preferiu não assinar o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os tribunais superiores, a chamada CPI da Lava Toga.

Entre os senadores maranhenses, o pedetista foi o único que não subscreveu o requerimento do senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Mesmo sem o apoio de Rocha, o popular-socialista conseguiu as 27 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de abertura da CPI.

No requerimento, o senador lista 13 fatos envolvendo ministros de cortes superioras que ele considera determinantes para justificar a organização de uma comissão de inquérito. Entre eles estão casos de juízes atuando em processos para os quais deveriam se declarar suspeitos ou impedidos; exercendo atividade comercial simultânea à atuação na magistratura; recebendo dinheiro por palestras para escritórios de advocacia; revertendo liminares em “tempo recorde”; incorrendo em “uso abusivo” de pedidos de vista; e até recebendo propina, entre outras atividades consideradas contestáveis.

Segundo o senador, o seu principal objetivo é incentivar o aprimoramento do funcionamento do Poder Judiciário. Os trabalhos poderão resultar em eventuais denúncias formais, inclusive em pedidos de impeachment, no caso dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, esse não será o foco imediato.

Abaixo, a lista dos 27 senadores que subscreveram a proposta de investigação.

1. Alessandro Vieira
2. Jorge Kajuru
3. Selma Arruda
4. Eduardo Girão
5. Leila Barros
6. Fabiano Contarato
7. Rodrigo Cunha
8. Marcos do Val
9. Randolfe Rodrigues
10. Plínio Valério
11. Lasier Martins
12. Styverson Valentim
13. Alvaro Dias
14. Reguffe
15. Oriovisto Guimarães
16. Cid Gomes
17. Eliziane Gama
18. Major Olímpio
19. Izalci Lucas
20. Carlos Viana
21. Luiz Carlos Heinze
22. Esperidião Amin
23. Jorginho Mello
24. Telmário Mota
25. Soraya Thronicke
26. Elmano Férrer
27. Roberto Rocha

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte