Cuidados

BRK Ambiental alerta sobre riscos da água de chuva na rede de esgoto

Com o grande volume de chuvas, aumentam as possibilidades de ocorrências de extravasamento e retorno de esgoto se as redes estiverem indevidamente interligadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(quadro BRK)

SÃO LUÍS - A época de chuvas chegou este ano com um volume maior do que o ano passado e exige uma atenção especial por ter como característica chuvas rápidas, porém de grande volume. A empresa BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, alerta para os perigos que o volume de chuvas pode causar na rede de esgoto, ainda que seja um temporal passageiro.

Para a concessionária, a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto é o grande vilão do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. O grande volume de chuva somado ao lançamento incorreto de lixo nas ruas aumentam as possibilidades de extravasamento e retorno do esgoto para dentro das casas, atingindo também as vias das cidades.

Segundo Paulo Roberto Guimarães, gerente de Operação da BRK Ambiental no Maranhão, em épocas chuvosas como a que estamos passando, o número de ocorrências de extravasamento nas redes de esgoto por ligações irregulares chega ao dobro, se comparado ao período de junho a dezembro.

Ele relata que a empresa informa e orienta aos moradores sobre a ligação correta das redes da água de chuva e o cuidado com as redes de esgoto e destaca que uma campanha está sendo lançada para reforçar essa importante mensagem para todos os moradores nos dois municípios em que a empresa atua.

“As redes de esgoto foram projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, pias e cozinha, qualquer outro volume não previsto poderá sobrecarregar a rede e provocar o retorno do esgoto para dentro das casas causando mau cheiro e transtornos para todos”, alerta Paulo Roberto.

Identificação
Para ajudar a identificar esse tipo de ligação irregular, que muitas vezes é feita sem o conhecimento do proprietário do imóvel, uma equipe da BRK Ambiental vem realizando o Serviço de Vistoria às Residências, onde equipes da empresa devidamente identificadas, percorrem casas explicando o trabalho e realizando vistorias internas nos imóveis. Desde o início do programa já foram detectadas mais de 3.800 irregularidades.

Durante a vistoria, a concessionária checa os ralos e calhas com o uso de corantes e testes de fumaça, para confirmar se a água da chuva está sendo enviada de forma correta para a galeria de água pluvial ou irregularmente para a rede de esgoto. Caso a interligação irregular se confirme, o morador recebe uma notificação de até 90 dias para fazer as adequações necessárias, que é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Mais informações

Para mais informações ou ocorrências de extravasamento de água ou de esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 08007710001 ou
através do e-mail faleconoscoma@brkambiental.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.