Política | Na conta do trabalhador

Senador maranhense quer volta do imposto sindical obrigatório

Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou emendas à MP do Governo Federal que extinguia desconto direto em conta bancária
José Linhares Jr13/03/2019 às 17h07
Senador maranhense quer volta do imposto sindical obrigatórioSenador Weverton Rocha quer que sindicatos voltem a realizar descontos diretos na conta do trabalhador (Ag. Câmara)

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) se posicionou contra a Medida Provisória 873 do presidente Jair Bolsonaro que extinguiu o desconto bancário da contribuição sindical no salário do trabalhador.

“É absurda essa medida provisória que obriga o trabalhador a pagar a contribuição sindical no boleto. Não vamos aceitar. Por que é possível descontar empréstimos bancários a juros altos no salário do trabalhador e para sindicato não pode?”, disse.

O senador propõe a volta do desconto bancário após ‘acordos coletivos’ formalizados pelos sindicatos. Essa prática foi bastante criticada por trabalhadores que acusavam sindicatos de forjar assembleias para poder formalizar os descontos.

Atendendo a demandas dos trabalhadores, o governo Bolsonaro editou MP exige autorização de forma prévia, voluntária e individual. Weverton Rocha é contra a medida.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.