COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
ALMOÇO de grande charme, ontem, no IT Gourmet, reuniu a Baronesa Lúcia Nobre Itapary com este Repórter PH e Lourdes Itapary Moreira. Tarde agradável, de ótimas conversas, quitutes deliciosos e uma atmosfera de simpatia e alegria que faz do local um dos mais agradáveis da cidade
ALMOÇO de grande charme, ontem, no IT Gourmet, reuniu a Baronesa Lúcia Nobre Itapary com este Repórter PH e Lourdes Itapary Moreira. Tarde agradável, de ótimas conversas, quitutes deliciosos e uma atmosfera de simpatia e alegria que faz do local um dos mais agradáveis da cidade
O consultor de Negócios Ricardo André Carreira e o consultor em Comércio Exterior Adriano Alves, em recente evento realizado na Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede em São Luís e braços em Imperatriz e Parauapebas, no Pará
O consultor de Negócios Ricardo André Carreira e o consultor em Comércio Exterior Adriano Alves, em recente evento realizado na Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede em São Luís e braços em Imperatriz e Parauapebas, no Pará

Bicho com tudo
O Bicho Terra, bloco mais original do Maranhão, levará uma novidade para o circuito de rua: o bicho “Louva-a-deus”, com uma mensagem de esperança para os foliões do Brasil.
Além do mais novo integrante, o cantor Roberto Brandão, da dupla com Inácio Pinheiro nos vocais, está entoando “Minaxé”, uma das músicas inéditas, de autoria do compositor Luiz Henrique de Nazaré Bulcão, com arranjos do músico Gordo Elinaldo.
A canção foi composta em homenagem à tradição da Casa das Minas, ligada ao culto das religiões de matriz africana.

Blocão do Nina
Quem também vai para a folia do circuito Beira-Mar é o “Blocão do Nina”, uma iniciativa do Boi de Nina Rodrigues.
O bloco sairá nas quatro noites de festa, com concentração nas imediações da Praça Maria Aragão.
A apresentação inclui toadas de bumba meu boi em ritmo de Carnaval.
O Blocão, além da Capital, animará a festa no interior, passando por Chapadinha, São Domingos e Nina Rodrigues.
A iniciativa tem 8 anos de existência.

Marco de Biaggi
Quem se apresenta pela primeira vez em São Luís, dia 18 de março, uma segunda-feira, no Multicenter Sebrae, é Marco Antônio de Biaggi: o queridinho de estrelas como Adriane Galisteu, Bruna Marquezine, Isis Valverde e Sabrina Sato.
Ele também é amado pelos cabeleireiros de todo o Brasil.
O evento é uma promoção de Drili Beauty House, em parceria com a TRM distribuidora exclusiva da linha MAB.

Último prazo
Os proprietários de veículos no Maranhão têm até amanhã para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2019, em conta única,
aproveitando o desconto de 10%.
Além do pagamento em cota única com desconto de 10% concedido pelo Governo do Maranhão, a outra opção é o parcelamento em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento estabelecidas no
calendário para pagamento do IPVA.
A data de vencimento das cotas é de acordo com o final da placa
do veículo, conforme calendário disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão.

Memorial
Como parte das comemorações pelo aniversário da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi aberto ao público o memorial que reúne obras raras integrantes do arquivo da
Casa Legislativa.
Os documentos datados dos séculos XIX e XX chamam a atenção de quem visita o acervo.
A exposição está aberta para visitação pública até o dia 25 de março, no Salão Nobre da Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio dia, e das 14h às 17h.

Marca do pênalti
O Supremo Tribunal Federal julga hoje ação que pode dar sinal verde aos Estados para diminuírem os salários de seus servidores. Nos bastidores, governadores fazem pressão para que seja aprovada e alivie as contas. Sete deles vivem sob o regime de calamidade financeira. Além desses, outros também ultrapassaram os limites de gastos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Há quem garanta que o Maranhão é um desses.

Prática de país sério
Sinal dos bons tempos que chegam à educação. O Ministério da Educação encaminhou ontem para as escolas de todo o País, mensagem pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional, e que este ato seja gravado em vídeo. O e-mail pede ainda que seja lida uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan do
governo “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

Posse no TRE/MA
Tomou posse ontem o desembargador Cleones Cunha como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Cleones já foi corregedor e, também, presidente do
Tribunal de Justiça do Estado.
Na mesma solenidade, o desembargador Tyrone Silva foi empossado vice-presidente e corregedor do TRE/MA para o biênio 2019/2020.
Tyrone já atuou como juiz auxiliar da Corregedoria e da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral. A cerimônia aconteceu no Plenário Ernani Santos, na sede do Tribunal, no bairro Areinha

Feira Internacional
Chile, Paquistão, Índia, Marrocos, França e Brasil são alguns dos 12 países com produtos representados na Feira Internacional de Artesanato e Decoração Nações & Artes, que
está acontecendo no Rio Anil Shopping e vai até o dia 17 de março.
Com entrada gratuita, a feira já passou por mais de 30 cidades brasileiras e é uma oportunidade de encontrar peças exclusivas na área de artesanato, decoração e pedrarias, além de ser um passeio pela cultura e arte desses países.

TRIVIAL VARIADO
Randolfe Rodrigues apresentou projeto que acaba com o atendimento gratuito de saúde a senadores, ex-senadores e familiares. É claro que não será aprovado. Ele poderia acrescentar um dado: quanto custa a mordomia que os contribuintes de impostos pagam.

O rompimento da barragem de Brumadinho completou um mês. No papel, parecia tudo certo: alvarás, autorizações e licenças em conformidade. Na prática, não houve acompanhamento. A tragédia chegou a ser anunciada e as autoridades não quiseram ouvir.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estará em Buenos Aires no dia 7 de março. Vai tratar da visita do presidente Jair Bolsonaro em abril. A intenção dos dois governos é por fim a desentendimentos que, periodicamente, ressurgem. Vão desde as relações comerciais às competições esportivas.

A política atravessa a fronteira: a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, é lembrada em alegoria da Escola de Samba Zum Zum, de Paso de los Libres, cidade argentina ao lado de Uruguaiana. Dezenas de brasileiros participam da homenagem como instrumentistas, passistas, coreógrafos e artesãos.

Sugestão surgida em uma roda de economistas, ontem, no Centro de São Luís: submeter candidatos a prefeituras, em 2020, ao teste do déficit público e como sair dele. Só os aprovados teriam direito ao registro na Justiça Eleitoral.

DE RELANCE

Lojas no Carnaval
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís confirmou que as lojas terão horário especial e reduzido neste sábado, em função do feriado de Carnaval. Segundo a CDL as lojas de rua fecharão às 14h. Já as que funcionam em shoppings centers fecharão às 22h. Todo o comércio ficará fechado de domingo à terça-feira.

Posse de suplentes
Ariston Ribeiro de Sousa e José Rolim Filho, segundo e terceiro suplentes, assumiram o mandato de deputado estadual na sessão de ontem. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), leu o termo de posse no Plenário, em razão do afastamento dos deputados Márcio Honaiser e Ana do Gás. Em seguida, os dois suplentes, com a mão direita estendida, proferiram o juramento de praxe.

Sobre negócios
Grandes nomes do empresariado local participaram, na noite da última segunda-feira, do evento “INN São Luís Inovação em Negócios Niddu”, realizado no espaço Black Swan, especialmente para empresários e gestores. Os palestrantes participantes foram Ricardo Carreira (Faculdade de Negócios Faene), Rodrigo Marques (Grupo Educacional Ensina), Júnior Mateus (Niduu), Rômulo Martins (Niddu) e Rodrigo Lima (Diverno Gelato). O foco foi a inovação e eles abordaram temas como o consumidor 4.0 e o novo modelo de negócios, entre outros. Participaram mais de 200 pessoas.

Em Barreirinhas
A Corregedoria Geral da Justiça efetivou a terceira etapa do Programa de Enfrentamento da Taxa de Congestionamento Processual na comarca do município de Barreirinhas, iniciado em abril do ano passado. O trabalho consistiu em força-tarefa para cumprimento de atos de secretaria e foi coordenado pelo juiz Raimundo Bogéa. O mutirão consistiu no cumprimento de atos relacionados aos processos parados há mais de 100 dias na secretaria, por ordem cronológica, com a realização de conclusão, certidões, atos ordinatórios, baixa definitiva, trânsito em julgado, mudança de classe processual, entre outros.

Workshop
Poucos sabem, mas a fotografia está muito presente no cotidiano dos dentistas e profissionais da Odontologia. Essa atividade faz parte da área da macrofotografia, que são as imagens com riqueza de detalhes. Seja para registrar a estética dental dos pacientes em suas primeiras consultas ou para divulgar o consultório na Internet, o dentista deve ter uma boa câmera em seu local de trabalho.

Workshop 2
E foi exatamente sobre esse tema o workshop realizado no Instituto Florence de Ensino Superior, na semana passada, ministrado pelo cirurgião-dentista e egresso da instituição Caio Calixto. O tema foi “Fotografando na Odontologia”. Aliás, desde que o profissional esteja atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Odontologia, ele pode e deve fazer proveito de boas fotos para fidelizar e atrair novos pacientes, além de ter registros de seus melhores trabalhos transformando sorrisos.

Complemento
Estudantes pré-selecionados para a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero devem complementar suas informações na página do Fies Seleção, na internet. O prazo vai até 7 de março. Essa etapa é necessária para a contratação do financiamento. O resultado do Fies foi divulgado na última segunda-feira. Os aprovados pelo P-Fies devem verificar os procedimentos com os agentes financeiros operadores de crédito e as instituições de ensino superior. Na modalidade juro zero, aqueles que não forem selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção do dia 27 de fevereiro a 10 de abril, na página do Fies.

Folia nas Dunas
A Casa das Dunas será parada obrigatório para os foliões na orla marítima de São Luís. É que o espaço mais musical da Avenida Litorânea montou uma programação especial para a folia de Momo. A festa começará sábado, com as apresentações do Bicho Terra, banda Argumento, Marabloco e Sesé da Feirinha. Serão dois ambientes, sendo que o outro será dedicado ao funk. A programação seguirá até o término do Carnaval, mas as outras atrações ainda serão divulgadas.

Para escrever na pedra:
“Judicializamos a política e politizamos a Justiça”. Palavras do ex-presidente José Sarney em entrevista ao “Valor Econômico” resumiu tudo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.