Mortes

Líder de facção e foragido de Pedrinhas é morto em Alcântara

Vítima havia saído na temporária do Dia dos Pais, em agosto do ano passado, e morreu em confronto com a Polícia Militar no povoado Cagiba

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Genilson Pereira, o Baiacu, morto em confronto com a Polícia Militar
Genilson Pereira, o Baiacu, morto em confronto com a Polícia Militar (Baiacu)

Alcântara - Um dos líderes de uma facção criminosa e foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Genilson Pereira, o Baiacu, de 34 anos, foi morto durante a madrugada de ontem ao trocar tiros com militares, no povoado Cagiba, em Alcântara. O criminoso é um dos 34 suspeitos de ter incendiado ônibus e prédios públicos e atentar contra profissionais da área de segurança pública na Ilha, durante o período do dia 27 de setembro a 2 de outubro de 2016.

O delegado de Alcântara, Rafael Almeida, informou que Genilson Pereira estava custodiado no Presídio São Luís II, em Pedrinhas, onde respondia pelos crimes de roubo, homicídio e associação criminosa, mas foi beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais, em agosto do ano passado, e não retornou. No decorrer desse período, esse criminoso vem agindo em companhia de outros cúmplices de crime em Alcântara e cidades adjacentes.

Ainda segundo o delegado, a polícia vinha tentando prender o criminoso. Inclusive, a equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da delegacia de Alcântara realizou um cerco no fim do ano passado no interior do estado, mas o criminoso conseguiu fugir.

Na madrugada de ontem, os policiais militares realizaram um cerco no povoado Cagiba e foram recebidos a tiros pelo criminoso. Houve confronto e uma das balas atingiu Genilson Pereira, que morreu ainda no local. Em poder dele, foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada e munições. O corpo dele foi removido para o Hospital de Alcântara.

Mototaxista

O corpo do mototaxista Ildenaldo Pacheco do Vale, de 51 anos, foi encontrado ontem com os pés e as mãos amarrados e como marca de tiro na cabeça em uma estrada, que dá acesso à praia de Olho de Porco, no Araçagi, em São José de Ribamar. O delegado Felipe Freitas, da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), declarou que a vítima trabalhava há mais de 10 anos no posto de mototaxista, localizado nas proximidades da feira do Mangueirão, na Divineia.

No começo da noite de ontem, a vítima teria feito uma viagem para um homem moreno para o Araçagi e acabou desaparecendo. Ontem, Ildenaldo Pacheco foi achado morto e roubaram a sua moto e o celular. O caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). “Os outros colegas de profissão negaram fazer a corrida para esse homem, pois acharam estranho o local de destino e também o horário”, disse o delegado.

Mais mortes

A polícia ainda ontem estava tentando prender os acusados do assassinato de Josenilson Aires Gaspar, de 30 anos. Ele tinha saído de sua residência, em Viana, na última segunda-feira e foi encontrado morto na tarde de terça-feira, 19.

O corpo da vítima estava enterrado em uma cova rasa, no matagal, localizado no povoado Retiro, zona rural da cidade, com marcas de tiros na perna e na cabeça. O jovem estava sem uma das suas vestes. Há informações que esse crime foi realizado por duas ou mais pessoas.

Também ontem foi encontrado o corpo de Cleidivan Silva Dutra, de 39 anos, em uma área de matagal, localizado nas proximidades do aeroporto de Codó. A polícia informou que havia marcas de tiros na cabeça da vítima e o crime pode ter ocorrido em um outro local, mas o corpo abandonado naquele local.

O sargento Laires, lotado nessa cidade, informou que a vítima era usuária de droga e morava no bairro São Sebastião. A polícia está investigando o caso e até o período da tarde não tinha registro de prisão dos acusados.

Acidente

O major Zadock, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, declarou que o motociclista Willame Rodrigues da Silva, de 36 anos, teve o corpo esmagado durante acidente de trânsito ocorrido ontem na BR-316, no povoado Urucuzal, em Alto Alegre do Maranhão.

No momento do acidente estava ocorrendo uma neblina e dificultava a circulação nessa via. A vítima, que estava conduzindo uma moto, tentou desviar de uma pessoa, perdeu o controle do veículo e caiu no meio da rodovia e foi atropelado por uma carreta, de placas não identificadas.

O jovem sofreu várias fraturas pelo corpo, inclusive, expostas. Uma das pernas foi esmagada e as vísceras ficaram expostas e o corpo foi arrastado por alguns metros. A Polícia Civil está investigando o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.