Assembleia Legislativa

Blocos estão definindo nomes para as comissões permanentes na AL

Blocão governista ficou com quatro vagas das 7 de cada comissão na Casa e oposição terá direito a uma; CCJ será presidida por Neto Evangelista (DEM)

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O deputado Neto Evangelista será o presidente da CCJ
O deputado Neto Evangelista será o presidente da CCJ (Neto Evangelista)

As 12 comissões permanentes da Assembleia Legislativa deverão ter seus membros definidos ainda esta semana. Pela formação dos blocos, ficou com o maior número de indicações para as comissões o Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, o chamado blocão governista. Serão quatro nomes a serem indicados para sete vagas de cada comissão.
As demais vagas foram distribuídas para o Bloco Parlamentar Democrático, que tem o deputado Vinícius Louro (PR) como líder e o Bloco Parlamentar Solidariedade Progressista, cujo líder é o deputado Rildo Amaral (SD). Cada bloco ficou com uma vaga por comissão.
Já a oposição - que ainda não tem um bloco definido - tem direito a uma vaga em cada uma das 12 comissões.

Governistas
O blocão com o direito de ter a maioria das vagas, deve ficar com a presidência da mais importante das comissões permanentes, a de Constituição e Justiça (CCJ). Já trabalham para serem indicados os deputados Neto Evangelista (DEM) e Zé Inácio (PT). Os dois buscam a indicação porque querem se viabilizar para presidir a CCJ.
O mais provável que o escolhido para comandar a comissão mais importante seja o deputado Neto Evangelista. Esta seria uma forma de compensar o parlamentar que acabou ficando sem vaga na Mesa Diretora e também sem função de destaque na Casa como a de líder do governo, por exemplo.
Para a CCJ também serão indicados os deputados Duarte Júnior (PCdoB) e o líder do governo, Rafael Leitoa (PDT). O primeiro ainda comporá as comissões de Segurança Pública, Direitos Humanos e Administração Pública, comissão que tratá de uma provável reforma da Previdência no Maranhão.
Outra comissão importante é a de Orçamento e Finanças que o blocão indicará como titulares os deputados Ricardo Rios (PDT), Zé Gentil (PRB), Paulo Neto DEM) e Carlinhos Florêncio (PCdoB)
Do bloco de Rildo Amaral ele deverá ser o membro da CCJ e do bloco Solidariedade Progressista o indicado deve ser o deputado Leonardo Sá (PR).

Oposição ainda não formou um bloco

Talvez a situação mais complicada seja dos partidos da oposição: PV e MDB. Segundo apurou O Estado, a sigla de Roberto Costa e Arnaldo Melo ainda não assinou a ficha para a criação junto com o PV do bloco de oposição. Com isto, fica indefinida a indicação que os partidos farão.
O deputado do PV, Adriano Sarney, diz que ainda aguarda a definição do MDB. Caso não ocorra, o PV deverá indicar os membros para as comissões por ter bancada maior que o MDB e PSDB.
“Vamos aguardar mais esta semana para o MDB se posicionar quanto a criação do bloco de oposição. Se ocorrer, vamos sentar e fazer a divisão dos membros de cada comissão. Se não ocorrer, eu acredito ser do PV as vagas, destinadas a oposição na Casa”, afirmou Adriano Sarney.
A O Estado, Roberto Costa confirmou que o MDB formará o bloco de oposição com o PV. O parlamentar disse que hoje à tarde entregará o ofício comunicando a Mesa Diretora da Casa a intenção de se juntar ao PV para formar o bloco de oposição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.