Coluna

Bon bini a CURAÇAO

Ilha de praias brancas como pérolas, mar turquesa e cultura colorida no coração do Caribe. Um roteiro fora da rota de furacões

Sheila Dureles, Personal Travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Antigo arquipélago das Antilhas Holandesas, está localizada a cerca de 96 km da Guajira Colombiana e é vizinha das ilhas de Aruba e Bonaire.

Descoberta por espanhóis em 1499, foi chamada de “coração” e também “ilha de gigantes” devido ao tamanho de seus habitantes. A ilha foi ocupada pelos holandeses em 1634 e a descolonização ocorreu em 1954 e Curaçao tornou-se um país do Reino dos Países Baixos em 2010.

Curaçao oferece praias lindíssimas, cavernas, mergulhos, história, gastronomia intrigante, seu famoso Curaçao Blue, suas casas coloridas, sua história, seus ritmos como a salsa e tumba além é claro do seu famoso carnaval.

Willemstad, sua capital é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, banhada pela baía de Santa Anna. A língua oficial é o papiamento mas quase todos falam inglês, holandês e espanhol.

A ponte Emma (Queen Emma Bridge) conhecida como a “senhora balançante” por causa de seus 16 barcos flutuadores que a suportam divide Punda e Otrobanda no centro de Willemstad onde se poderá observar o Forte Amsterdam que é a sede do governo, lojas locais e de marcas internacionais, a Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel(Snoa) que é a mais antiga e frequentada do hemisfério ocidental.

Aproveite ainda e vá almoçar no Mercado Velho onde poderá comer o Piska korá ou Arepas di Pampuna(panquecas feitas de farinha de milho e abobora).

São 38 praias a sua escolha, com praias afastadas ou extensões de branco perolado. A lagoa de águas espanholas é perfeita para a prática de Windsurf. Para quem adora o kitesurf recomendamos a baía de St. Jóris. No flyboard, você basicamente “voa” sobre a água. A ilha te oferece ainda a prática de SUP para remadas na companhia de pelicanos, tartarugas, peixes e corais em águas cristalinas.

Curaçao oferece um dos melhores locais para a prática de mergulho e snorkeling contando com mais de 65 pontos alguns bem legais como o Car pile, o recife duplo, a esquina infernal, floresta de cogumelos e barco rebocador. Para aqueles que não sabem mergulhar ou querem se manter secos e ainda assim explorarem o mundo subaquático vale conhecer a subestação de Curaçao onde um submarino te levará para uma experiência a 320 metros de profundidade.

Ainda falando de passeios muito legal é nadar com os golfinhos na Dolphin academy. Visitar a ilhota Klein localizada a 12 km de Curaçao, para conhecer o antigo farol, observar as embarcações pois Curaçao fica na rota de grandes navios e transatlânticos.

Aproveite o fim do dia para a escolha de um happy hour em alguma praia, bar ou clube da ilha, curtindo aquele pôr do sol.

A ilha ferve durante todo o ano com vários eventos e festivais como o carnaval, a maratona KLM, o festival internacional de cinema, o Curaçao North Sea Jazz festival, o torneio de Golf da Taça Avianca e tantos outros que farão sua viagem especial.

Alugue um carro e dê uma volta para descobrir a ilha. Saia para caminhar logo cedo e suba a Montanha Christoffel para admirar a vista de Curaçao. Passeie pela capital Willemstad para ver as casas de cores únicas em Handelskade. Visite as mansões campestres ou “Landhuizen”, como são chamadas localmente. Dance uma salsa apaixonante enquanto toma um coquetel em uma praia badalada ou coma um pastel em uma cafeteria.

O que está esperando? Converse com seu agente de viagens ou personal travel. Arrume suas malas e bon bini.


Serviço:

Aéreo: As principais companhias que atuam são Avianca, Copa e American Airlines. Na alta temporada(dezembro/janeiro, março, e julho/agosto) há um voo direto ligando SP a Curaçao(charter) que sai todos os domingos e retornando aos sábados, operado pela Coredon Airlines e Divi Divi Air – mais informações com agente de viagens.


Fique Atento:

- Curaçao exige o certificado internacional da vacina da febre amarela, passaporte válido. Lembre-se que a vacina deve ser tomada no mínimo 11 dias antes da viagem.

- 24 horas antes do embarque é necessário o preenchimento eletrônico do documento de imigração digital através do site: www.edcardcuracao.com

- A temperatura média é de 27ºC durante todo ano. Por isso muito protetor e roupas leves.

- O fuso horário tem diferença de uma hora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.