COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
VEM AÍ o lançamento do livro “Decifre e Influencie Pessoas”, de Paulo Vieira e Deibson Silva, que a Febracis São Luís realiza no dia 5 de fevereiro, com direito a sessão de autógrafos e palestra de Deibson Silva, um do maiores Master Trainers do País e sócio fundador do CIS Assessment, na praça de eventos do Golden Shopping Calhau. Na foto, Fábio Silva, que dirige com a esposa Lia a empresa Equipar e a Febracis São Luís, entre os Master Trainers Deibson Silva e Paulo Vieira, no evento Business Mastery de Tony Robins, em Palm Beach, na Flórida, da área de gestão de negócios
VEM AÍ o lançamento do livro “Decifre e Influencie Pessoas”, de Paulo Vieira e Deibson Silva, que a Febracis São Luís realiza no dia 5 de fevereiro, com direito a sessão de autógrafos e palestra de Deibson Silva, um do maiores Master Trainers do País e sócio fundador do CIS Assessment, na praça de eventos do Golden Shopping Calhau. Na foto, Fábio Silva, que dirige com a esposa Lia a empresa Equipar e a Febracis São Luís, entre os Master Trainers Deibson Silva e Paulo Vieira, no evento Business Mastery de Tony Robins, em Palm Beach, na Flórida, da área de gestão de negócios
O HUMORISTA paraibano Zé Lezin desembarca em São Luís na primeira quinzena de fevereiro para fazer dois shows nos dias 8 e 9 no Teatro Arthur Azevedo
O HUMORISTA paraibano Zé Lezin desembarca em São Luís na primeira quinzena de fevereiro para fazer dois shows nos dias 8 e 9 no Teatro Arthur Azevedo

Não aprenderam a lição
O segundo rompimento de barragem de resíduos de mineração em pouco mais de três anos, desta vez em Brumadinho e com um número superior de perdas humanas ao de Mariana, é a comprovação de que o país segue sem aprender com os erros.
Os dois fatos não podem ser vistos isoladamente, como obra do acaso.
Até hoje, os prejudicados pelo primeiro fato, em 2015, muitos dos quais enlutados por perdas de familiares, não tiveram sequer seus prejuízos materiais reparados.
É possível que, no caso dos ecossistemas, a restauração jamais venha a ocorrer integralmente.
Ainda assim, só com muita articulação popular o país tem alguma chance de aprender com a repetição da tragédia de repercussão mundial.

Estocolmo
O gaúcho Luiz de Miranda insiste e não desiste, mesmo a gente sabendo que ele nunca terá a menor chance.
Sim, ele foi indicado pelo sétimo ano consecutivo ao Prêmio Nobel de Literatura, a mais alta honraria do mundo das letras.
Autodeclarado um dos maiores poetas do mundo, o bardo tem uma obra com 4.680 páginas. São 43 livros publicados.
O mais recente, Louvações ao Santo Papa Francisco, com cem cantos dedicados ao Pontífice, ele pretende entregar nas mãos do homenageado.
Aí é possível que aconteça um milagre!

Zé Lezin no TAA
Há muito tempo sou fã de carteirinha do humorista paraibano Zé Lezin.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro ele desembarca em São Luís, mais precisamente no Teatro Arthur Azevedo, com o show “A crise do matuto”, seu mais novo trabalho.
Nesse espetáculo que o público maranhense vai aplaudir pela primeira vez, Zé Lezin está com a língua afiada e conta as “verdades” da lava jato,
da Copa do Mundo e da política como nunca se ouviu.

Clínica de Olhos
Sob o comando do oftalmologista Mário Menezes, São Luís recebe a primeira clínica do Maranhão com foco em glaucoma, doença que pode causar cegueira.
A inauguração da Clínica de Olhos Espaço Visão acontece
no dia 5 de fevereiro, no Monumental.
E sobre a doença, é preciso estar atento. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de 80 milhões de casos em 2020. E o diagnóstico precoce, feito pelo especialista, aliado ao tratamento adequado e contínuo são fundamentais para o
bem-estar do paciente.
A propósito, Mário Menezes é presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

O acervo da bela Catherine
O acervo de roupas da atriz Catherine Deneuve desenhadas por Yves Saint Laurent, expostas no PH Revista do último fim de semana, foram leiloadas na semana passada, em Paris, por 900 mil euros. Foram postos à venda 129 lotes durante o leilão de cinco horas, celebrado no sofisticado salão da casa Christie’s de Paris. A quem interessar possa: um leilão pela Internet, que oferece outros 140 objetos do armário de Catherine Deneuve, terminará à meia-noite de 30 de janeiro.

TRIVIAL VARIADO
No fim de semana um dos grupos mais animados circulando no Alameda Trinta reunia Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Flávia e Nilson Ferraz, Cida e José Aparecido Valadão.

Rose Medeiros, que convalesce de uma cirurgia no fêmur, no Hospital Albert Einstein,
em São Paulo, testemunhou a chegada do presidente Jair Bolsonaro no momento em que fazia caminhada nos
orredores do hospital.

Em tempo: Rose ainda deve ficar uma semana hospitalizada, acompanhada pelo marido Eli Medeiros. Os filhos Rosely e Flávio, que estavam ao seu lado nos primeiros dias, já estão de volta ao Maranhão.

Muito animado e concorrido o almoço comemorativo da colação de grau em Medicina da jovem Maria Eduarda Andrade e Andrade, oferecido por seus pais Fernanda e Kenard Andrade Filho. Voltarei ao assunto, com fotos.

O jornalista Félix Alberto Lima está em Lisboa e fica por lá até o mê de fevereiro participando das aulas do primeiro módulo da
pós-graduação que está fazendo em universidade portuguesa.

Marco Antonio e Fátima Lima estão comemorando o sucesso da recente liquidação que fizeram em sua loja para renovação de estoque. Eles passaram o réveillon em Lisboa, no belíssimo apartamento da família Gentil.

O empresário José Carlos Salgueiro levou a sério sua última dieta e já perdeu mais de vinte quilos. Está circulando bem mais esbelto e garante que está se sentindo mais jovem.

Por outro lado, Reges Fialho, que este ano completa 79 anos (em maio) é um assíduo frequentador de academia de ginástica. E tem caprichado na musculação. Também diz que se sente cada vez mais jovem.

DE RELANCE

Bailarino maranhense
As portas da Cia de Dança da Cidade de Niterói (RJ) se abriram paa um bailarino maranhene. Kleverson Froz já viajou para iniciar carreira a convite do também maranhense e diretor da companhia, Fran Mello. O bailarino já participou das companhias de dança Núcleo de Arte da Ilha e Ateliê Contemporâneo Companhia de Dança. Ele é o primeiro bailarino impulsionado por meio dos avanços nos estudos de dança, realizados pelo Núcleo de Arte Educação, a ganhar visibilidade em grandes companhias fora do Maranhão.

Varandão da memória
Wagner Montes, que faleceu na semana passada, era um personagem, sem dúvida, inesquecível. Embora nem sempre pela finesse. Em certa ocasião, em um jantar com jornalistas, não hesitou em levantar-se e anunciar para a plateia, formada em parte por mulheres: “Agora dá licença que vou até ali fazer chorar o gigante”.

Mudança na 2ª VEP
A partir de 1º de fevereiro os serviços de Atendimento e Audiências da 2ª Vara de Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas de São Luís (2ª VEP), serão transferidos para a Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social – CIAPIS, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Conjunto Vinhais/Curva do Noventa. Segundo o juiz Antonio Agenor Gomes, titular da 2ª VEP, os demais setores dessa vara continuarão a funcionar no atual endereço, no Renascença, até conclusão dos serviços de reforma e adequação estrutural da nova sede.

Ricardo e 5ª Câmara Cível
O desembargador Ricardo Duailibe assumiu, neste ano de 2019, a presidência da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão. As sessões ocorrem sempre às segundas-feiras, a partir das 9h, na Sala das Sessões Plenárias, na sede do TJMA. A primeira sessão do ano ocorreu na última segunda-feira. Também fazem parte da 5ª Câmara Cível Isolada, os desembargadores Raimundo Barros e José de Ribamar Castro.

Crime ambiental, crime digital
Um dia após o rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, já circulavam mensagens pelo WhatsApp acusando venezuelanos e cubanos pelo desastre. Além de rever critérios para a concessão de licenças, o governo vai precisar apertar o cerco contra a disseminação de notícias falsas.

As fake news
Leitor da coluna escreve para perguntar se eu acho que as fake news, tão discutidas na última campanha eleitoral, vieram para ficar ou tem remédio.De saída, é bom que você saiba, as fake news nunca saíram, sempre estiveram. É o novo nome da velha mentira, que nos meus tempos de juventude também chamavam culhuda. Sempre presente na alma humana, muitas vezes, não de agora, até muito bem engendradas como armas de guerra, bélicas e políticas.

A fake só lesa
Ainda: é claro que a fake só lesa. Lesa o compromisso com a narrativa o mais fiel possível, o interesse público e a consciência de quem faz. Na mídia convencional nós temos várias grandes fake que passaram como verdade e causaram danos visíveis a terceiros. Um caso famoso é o de Ibsen Pinheiro, gaúcho, presidente da Câmara com decisiva participação no impeachment de Fernando Collor e na cassação dos Anões do Orçamento, acusado em novembro de 1993 de também ser um anão, embolsando R$ 1 bilhão.

A fake só lesa 2
Ibsen foi cassado, espezinhado e só dez anos depois o jornalista confessou que era mentira. Agora, com a sociedade em rede, as fake têm uma desvantagem, logo elas caem, mas numa guerra, como uma campanha eleitoral, até explicar que lagartixa não é jacaré, a vaca já foi para o brejo. Confiança do empresário permanece em alta em dezembroPesquisa foi realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão no último mês de 2018, com empresários do segmento industrial do Estado.

Índice de Confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) permaneceu com bons indicadores no mês de dezembro. O índice marcou 65,2 pontos, 0,3 pontos a menos que o mês anterior, mas ainda muito relevante como indicador de confiança. O índice segue uma trajetória que na maioria dos meses acompanha a tendência do movimento brasileiro, e marca 63,8 pontos. No que tange as expectativas, nota-se bons indicadores, sendo o mais expressivo a expectativa em relação à economia brasileira.

Para escrever na pedra:
“Se eu acredito em Deus? Mas que valor poderia ter minha resposta, afirmativa ou não? O que importa é saber se Deus acredita em mim”.
Do irreverente poeta Mario Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.