Cidades | PRÉ-CARNAVAL

Prévias carnavalescas agitam maranhenses e turistas no Centro de São Luís

Na Feirinha de São Luís, a programação será dedicada ao período carnavalesco até março; na Madre Deus, além da tradicional folia, ambulantes aproveitam a época para faturar renda extra
MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO28/01/2019
Na Feirinha São Luís, blocos se apresentaram no pré-Carnaval

Após quatro anos, o carnaval voltou a cair no mês de março, estendendo as prévias da folia, agradando brincantes maranhenses e turistas de vários estados que prestigiam a festança em São Luís. Na Feirinha São Luís, realizada aos domingos na Praça Benedito Leite, uma programação temática foi preparada, com apresentações que vão de grupos que integram a cultura local às batidas do “axé elétrico”. No circuito Madre Deus, os blocos tradicionais comandam a festa e agita a multidão. E além do lazer e da diversão, as prévias de carnaval são fontes de renda na capital.

A vasta programação preparada para a Feirinha São Luís levou, neste domingo (27) a alegria do bloco tradicional Os Apaixonados, que animou o público, principalmente aqueles que visitaram a Praça Benedito Leite pela primeira vez, como a professora universitária do estado de São Paulo, Cíntia Godói. “Estou adorando! Para mim foi uma surpresa, acabei de sair do hotel e me deparei com essa praça maravilhosa. Estou curtindo muito!”, declarou.

A ludovicense Thaise Félix aproveitou a visita à Igreja da Sé para prestigiar, junto da família, a folia carnavalesca da Praça Benedito Leite e garantiu retorno. “Vim a um batizado e como nunca havia vindo na feirinha, achei oportuno. Eu adoro carnaval, meus filhos estão gostando demais também. Vou me programar para voltar em outro fim de semana com toda a família, vale muito a pena!”, frisou.

E a programação carnavalesca está garantida até março, conforme destacou Ivaldo Rodrigues, coordenador executivo da Feirinha São Luís. “Estamos recebendo muitos turistas, e seguramente é uma programação muito boa para os nossos visitantes, mas especialmente para a pílula de São Luís. Nós estamos trazendo o que há de melhor no samba, blocos tradicionais, nas escolas e todos os ritmos desta época. Vamos até o carnaval com está programação”.

C. de Asa percorreu as ruas da Madre Deus, arrastando multidão

Madre Deus

Reconhecido como um dos bairros mais tradicionais de São Luís quando se fala em manifestações culturais, durante o período pré-carnavalesco, não há um final de semana em que o circuito Madre Deus deixe de atrair brincantes. Neste domingo (27), os blocos tradicionais Fuzileiros da Fuzarca e C. De Asa foram os comandantes da folia. Pelas ruas do bairro, grupos de amigos e famílias dançavam e se divertiam ao som de marchinhas e hits da atualidade.

Mas além da alegria, a folia proporciona geração de renda extra aos abulantes que aproveitam o período. Tiaras personalizadas, máscaras, confetes, lanches e bebidas. As opções são diversas e a aceitação do público, garantida. A dona de casa Iolanda Freitas contou com a criatividade para faturar um dinheirinho com a produção de adereços e a expectativa é de boas vendas até o carnaval.

“Eu sempre gostei de artesanato e a minha filha me pediu ajuda para fazer uma tiara personalizada para ela. Foi aí que vimos uma oportunidade de faturar uma renda a mais. Primeiro fizemos 15 e rapidamente vendemos. Agora saio de casa com pelo menos 30, vendo, em média, por R$ 10,00 e poucas vezes volto com alguma para casa. Espero que até março consiga faturar em torno de R$ 1.500,00 em lucro”, ressalrou.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte