COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
AGRADÁVEL reencontro de velhos amigos no STK Orlando Restaurant, na Disney: Eli e Rose Medeiros com o filho Flávio, a nora Karol e os netos com o Comandante Luiz Augusto Freitas e Graça,no fim de semana
AGRADÁVEL reencontro de velhos amigos no STK Orlando Restaurant, na Disney: Eli e Rose Medeiros com o filho Flávio, a nora Karol e os netos com o Comandante Luiz Augusto Freitas e Graça,no fim de semana
O EMPRESÁRIO Parmênio Carvalho prestigiando o juiz Eulálio Figueiredo na tarde da última sexta-feira, quando do lançamento da banda
O EMPRESÁRIO Parmênio Carvalho prestigiando o juiz Eulálio Figueiredo na tarde da última sexta-feira, quando do lançamento da banda "Sambores", durante almoço no Rio Poty Hotel. A banda levará para o Rio de Janeiro na temporada de pré-carnavalesca, as marchinhas compostas pelo juiz
ANA KARIN Andrade (desembarca em São Luís no próximo fim de semana para festejar a sobrinha Maria Eduarda, que acaba de colar grau em Medicina) ao lado de Celine Imbert, sua conterrânea de Cruzeiro (SP) e uma das mais aplaudidas sopranos brasileiras dos últimos tempos, em bate-papo para um programa que Ana Karin está fazendo nas redes sociais. Aliás, a ex-prefeita é nome cotadíssimo para ser diretora da Embratur
ANA KARIN Andrade (desembarca em São Luís no próximo fim de semana para festejar a sobrinha Maria Eduarda, que acaba de colar grau em Medicina) ao lado de Celine Imbert, sua conterrânea de Cruzeiro (SP) e uma das mais aplaudidas sopranos brasileiras dos últimos tempos, em bate-papo para um programa que Ana Karin está fazendo nas redes sociais. Aliás, a ex-prefeita é nome cotadíssimo para ser diretora da Embratur

Mirante Esporte
Os esportes e o Certificado de Contribuição Maracap criam novos caminhos na busca por um futuro melhor, aproximam as pessoas dos seus sonhos e contribuem com
grandes causas sociais.
O Maracap é patrocinador do Troféu Mirante Esporte.
Em sua 14ª edição, a premiação é outorgada aos atletas que foram destaques do ano em suas modalidades.
A iniciativa valoriza e reconhece o potencial dos atletas locais e desperta o interesse e o envolvimento da comunidade, de empresas
e do poder público.

Mirante Esporte 2
A votação para a 14ª edição do Troféu Mirante Esporte está aberta no site www.grupomirantema.com/trofeumirante até o dia 28 deste mês. E a escolha dos melhores atletas pelo júri técnico será no próximo dia 30.
A cerimônia oficial de premiação acontecerá no dia 31, no Teatro Arthur Azevedo.

Segurança privada
Com o decreto sobre as armas, algumas vozes inconformadas se manifestam, dizendo que “o governo agora se desonera da responsabilidade de dar garantia aos cidadãos”.
Ledo engano! Isso ocorre há muito tempo.
Uma prova: empresas do setor de segurança privada, com registros e legalizadas, empregam mais de 700 mil trabalhadores no País e faturam 50 bilhões de reais por ano.
Desses totais ficam fora as empresas clandestinas, cuja estimativa é difícil de concluir.

Saúde suplementar
A falta de ato regulatório impactou 15% das despesas com saúde suplementar no Brasil, de acordo com dados do estudo inédito realizado entre os meses de agosto de 2017 e 2018 pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e a PwC Brasil.
Autoridades do setor, garantem que um desafio deste tamanho não se resolve do dia para a noite, ainda que praticamente todos os elos da cadeia saibam o que é necessário
para a mudança.
E ressaltam que é fundamental que o setor repense uma série de questões, principalmente no que diz respeito ao modelo de remuneração de prestadores de serviço, o que é mais comum no País.

Coeficientes
Prefeitos de 129 municípios brasileiros comemoram a manutenção dos coeficientes de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) já no primeiro decêndio de 2019. Mesmo com a publicação da Decisão Normativa 173/2019 do Tribunal de Contas da União (TCU), não era certo que os coeficientes já fossem congelados no primeiro repasse do ano.
O crédito, no valor total de R$ 3,1 bilhões, foi adicionado no último dia 10 de janeiro aos cofres municipais, segundo informa a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que junto com os gestores das cidades trabalhou intensamente para que o Congresso Nacional aprovasse a medida, no fim do ano passado, preservando os municípios que registraram redução no número de habitantes em 2018.
A sanção foi divulgada nos primeiros dias deste ano.

Reação há dez anos
Em 20 de janeiro de 2009, houve reação à tentativa do PMDB de lançar José Sarney à presidência do Senado. O PT, que apostava na candidatura de seu filiado Tião Viana, ameaçou: caso Sarney se elegesse, faria boicote a Michel Temer, que pretendia concorrer à presidência da Câmara dos Deputados. A manobra do PT não funcionou. Sarney passou a comandar o Senado e Temer, a Câmara. Este ano a história pode se repetir.

TRIVIAL VARIADO
O governador João Doria pediu para retirar os sofás dos salões do Palácio dos Bandeirantes. Tem recomendado a mesma medida a governadores com os quais conversa. Justifica, dizendo que é lugar de aterrissagem de quem não tem o que fazer.

Fernanda e Kenard Andrade Filho abrem seu apartamento no Two Towers 2, na Ponta do Farol, próximo dia 27, para comemorar em grande estilo a formatura de sua filha Maria Eduarda, que na semana passada colou grau em Medicina.

Começa a temporada de caça a marqueteiros, donos de fórmulas que prometem eliminar erros de governantes recém-empossados.

A decisão de Luiz Fux favorável ao filho do presidente Jair Bolsonaro carrega junto a imagem do Supremo Tribunal Federal. É lenha na fogueira das sentenças monocráticas e da guerra interna entre ministros.

Grupo animado fazendo degustação de ótimos vinhos no Alameda Trinta, sábado, reunia Flávia e Nilson Ferraz (ele trouxe algumas garrafas especiais da Califórnia), Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem.

Entre os candidatos à presidência do Senado estão Esperidião Amin, Álvaro Dias, Simone Tebet e Tasso Jereissatti. Se o carimbado Renan Calheiros vier a ser eleito, os parlamentares estarão dando atestado de desprezo à política séria.

Dezessete estados – o Maranhão inclusive – começaram 2016 com aumento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Mesmo assim, nenhum conseguiu resolver os problemas de caixa.

Boa notícia para quem é servidor estadual e municipal, inclusive aposentados, contratados e comissionados: todos têm direito aos benefícios do convênio do Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior, valendo para os cursos técnicos até os da pós-graduação.

O Bicho Terra fez a festa ontem à tarde na Feirinha São Luís. O bloco de José Pereira Godão arrastou uma multidão para o largo, dando mostras de que o pré-Carnaval em São Luís vai pegar “Fogo de Amor”.

Interessante e bem colocado o artigo publicado neste jornal, assinado pelo juiz Lourival Serejo, com suas impressões sobre o livro "Rei Zulu: A Majestade Bárbara", de autoria do procurador do Estado Bruno Tomé Fonseca.

DE RELANCE

Governadores unidos
Vendo que não podem mais adiar decisões, governadores começam, hoje, a trocar telefonemas para formar uma frente de controle e equilíbrio das contas públicas. Quando a estratégia estiver pronta, irão ao encontro do ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir tubos de oxigênio. Com os caixas
esgotados, sentem falta de ar.

Ferroada no bolso
Do tempo em que tudo era mais fácil para o governo: a 20 de janeiro de 1993, a Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 375 votos a 87, a criação do Imposto Provisório sobre Movimentações Financeiras. A alíquota de 0,25 por cento recaía sobre cheques e outros saques dos bancos. O objetivo era canalizar os recursos para a área da Saúde. Mera ilusão. Serviu para tapar rombos no caixa do Ministério da Fazenda.

Lentidão e incompetência
Não há partido no País que rejeite ou considere dispensáveis as concessões dos serviços públicos. Efeito de um longo processo de pauperização dos cofres da União, dos Estados e dos municípios. A lei, de autoria do senador Fernando Henrique Cardoso, foi protocolada em 1991 e a aprovação só ocorreu quatro anos depois. Debates ideológicos travaram o andamento. As concessões só não têm sido mais utilizadas porque faltam técnicos habilitados nos governos para negociar e concluir os contratos. Empresas privadas que se interessam acabam desistindo. Prejuízo para os setores de rodovias, ferrovias, energia elétrica, telefonia e petróleo.

Mulher na Infraero
A nova presidente da Infraero é a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela é a economista Martha Sellier, agora responsável pela administração dos principais aeroportos do país. De 2011 a 2016, Martha foi diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil, da
Secretaria de Aviação Civil.

Lemann na contramão
Na contramão das políticas de ensino anunciadas pelos integrantes do Governo Bolsonaro, a fundação do Jorge Paulo Lemann, brasileiro mais rico do mundo, está distribuindo bolsas de pós-graduação para estudar nos EUA, voltadas para negras e negros, população indígenas e pessoas de baixa renda. O lançamento foi no último dia 15, e as inscrições dos pretendentes fecham dia 10 de fevereiro. Eles inclusive ajudam na preparação para o teste de inglês, no relacionamento com as universidades e durante o curso.

Em busca de dinheiro
A imprensa dará especial atenção ao presidente Jair Bolsonaro, em Davos (Suíça), nesta terça-feira. No Fórum Econômico Mundial, ele fará palestra sobre o tema “Um Brasil Diferente, Livre das Amarras Ideológicas e Corrupção”. Foi escrita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e está sendo chamada de “exposição para fascinar investidores”.

Não irão a Davos
Três ausências em Davos abrirão espaços para Bolsonaro. Donald Trump (EUA) tem dores de cabeça com a paralisação de servidores, Emmanuel Macron (França) está sob pressão dos coletes amarelos e Theresa May (Reino Unido) enfrenta a batalha do “Brexit”. A China enviará um representante de segunda linha. Rússia e Índia nem isso farão.

Turbulência prevista
A ausência de pesos-pesados em Davos deixará em segundo plano avaliações do Fundo Monetário Internacional. Por exemplo: a redução da projeção de crescimento do Estados Unidos de 2,9 por cento em 2018 para 2,4 por cento este ano. A economia chinesa também deverá perder força, de 6,6 para 6,2 por cento. Sabe-se que os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, sofrerão consequências diretas.

Xuxa comandará o show
A Record TV confirmou a estreia no próximo dia 6 do novo reality show da emissora: “The Four Brasil”, apresentado pela Xuxa. É uma competição musical, mas a Record jura que será diferente de The Voice, Fama e correlatos. Vale lembrar que Xuxa apresentou por quatro temporadas na mesma emissora do bispo o “Dancing Brasil”, gêmeo univitelino do “Dança dos Famosos”, da Globo.

Para escrever na pedra:
“Não há, na arte, nem passado, nem futuro.
A arte que não estiver no presente jamais será arte”. De Pablo Picasso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.