RESGATE

Mais uma ação resgata dependentes químicos no Mercado Central

Intervenção foi realizada na manhã da última quarta-feira; mais quatro pessoas aceitaram o tratamento; ao todo, só este mês 14 pessoas foram resgatadas

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Em mais uma ação realizada pelo Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD), em uma área de aproximadamente 40 metros, na Rua do Mercado, na região do Mercado Central de São Luís, quatro dependentes químicos foram recolhidos e encaminhados para tratamento, no interior do estado. A área, no centro da cidade, ficou conhecida por aglomerar grande quantidade de usuários de álcool e outras drogas, que vivem no local em condições subumanas, segundo o coordenador do órgão estadual responsável pelo atendimento à mesma população, Marcelo Costa.

Pela segunda vez em poucos dias, o Caps AD realizou na última quarta-feira (16) mais uma Ação Resgate, atividade que retirou quatro pessoas da situação de rua e drogas para avaliação médica e multidisciplinar no órgão, no Monte Castelo. Do total, apenas quatro aceitaram, por vontade própria, serem levados para a comunidade terapêutica Fazenda Esperança, localizada no interior do estado, no município de Coroatá.

Segundo o coordenador do Caps AD, Marcelo Costa, a ação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é para fazer uma higienização do local, mas para garantir melhores condições para os dependentes, que, com a intensificação dos serviços do órgão, têm a oportunidade de garantir distância do mundo das drogas.

“Entendemos que a situação que essas pessoas tem vivido não é vida nem para animais, quanto mais para um ser humano. A partir do momento em que intervimos para a situação, conseguimos levá-los para o Caps e convencê-los a aceitarem o tratamento, é uma oportunidade de vida que estamos oferecendo a cada um deles, à medida que se pode livrar do vício”, destacou.

Os pacientes que aceitaram o tratamento foram encaminhados para a Fazenda Esperança - conveniada ao Governo do Maranhão, no município de Coroatá. “Mantê-los distantes da realidade que viviam antes é o mais indicado e surte melhores efeitos durante o período de tratamento. Entendemos que afastando mais o usuário do território vicioso dele, há uma possibilidade maior de que ele permaneça no período sem querer se evadir do local”, elencou o coordenador da Caps AD.

Objetivo da ação
A Ação Resgate tem o objetivo de recolher usuários de entorpecentes e oferecer um tratamento eficiente. Essa ação é promovida em parceria entre a Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da SES, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Blitz Urbana e Guarda Municipal.

NÚMEROS

10 dependentes recolhidos na ação do dia 10
4 dependentes recolhidos na ação do dia 16
14 dependentes foram encaminhados para tratamento em Coroatá

SAIBA MAIS

Dependência química

Considerada um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e a vida social. As substâncias que atuam no sistema nervoso central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir, são denominadas drogas psicoativas. Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais. Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando à dependência química da droga. A motivação pelo uso engloba diversos fatores – de simples curiosidade a uma busca imediata de prazer ou alívio de sintomas, contudo, a maioria desconhece ou desacredita no potencial dessas drogas em causar a dependência.

CAPS AD
São pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação. São substitutivos ao modelo asilar, ou seja, aqueles em que os pacientes deveriam morar (manicômios).

Fazenda da Esperança
Os dependentes químicos retirados do Mercado Central devem ser levados hoje para a Fazenda da Esperança, como contou Soares. “Desta vez, não deixaremos estas pessoas em tratamento dentro da nossa unidade. Eles serão encaminhados à Fazenda da Esperança, em Coroatá, acompanhados por uma equipe nossa e da Semcas e a Guarda Municipal, onde eles ficarão por 12 meses em tratamento para desintoxicação por meio de terapias e atividades espirituais e trabalhos lúdicos”, esclareceu. A Fazenda da Esperança está presente em 18 países. Com cinco, o Maranhão é o estado da região Nordeste que mais possui unidades da Fazenda: duas em Coroatá, duas em Balsas e uma em Caxias. No Maranhão, a Fazenda da Esperança possui capacidade para atender até 230 pessoas e, atualmente, conta com acolhidos da faixa etária de 13 a 60 anos. Durante um ano de tratamento, o acolhido participa de trabalho espiritual e de atividades produtivas, como agricultura e artesanato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.