COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O PRIMEIRO almoço oficial oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Itamaraty, foi realizado ontem, em homenagem ao presidente da Argentina, Mauricio Macri
O PRIMEIRO almoço oficial oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Itamaraty, foi realizado ontem, em homenagem ao presidente da Argentina, Mauricio Macri
O PRESIDENTE José Sarney foi um dos convidados mais festejados no almoço em homenagem ao presidente da Argentina, Mauricio Macri. Na foto à esquerda, os presidentes Bolsonaro e Sarney e o vice-presidente Hamilton Mourão; à direita, os presidentes Jair Bolsonaro e José Sarney brindando a presença no Brasil do presidente argentino Mauricio Macri
O PRESIDENTE José Sarney foi um dos convidados mais festejados no almoço em homenagem ao presidente da Argentina, Mauricio Macri. Na foto à esquerda, os presidentes Bolsonaro e Sarney e o vice-presidente Hamilton Mourão; à direita, os presidentes Jair Bolsonaro e José Sarney brindando a presença no Brasil do presidente argentino Mauricio Macri
A REITORA DA UNDB Centro Universitário Ceres Murad, na foto com o Repórter PH; está comemorando a chegada dos cursos de Nutrição e Engenharia de Software para a sua vitoriosa instituição
A REITORA DA UNDB Centro Universitário Ceres Murad, na foto com o Repórter PH; está comemorando a chegada dos cursos de Nutrição e Engenharia de Software para a sua vitoriosa instituição

UNDB e novos cursos
A UNDB Centro Universitário amplia sua oferta de cursos na área da saúde e da tecnologia, passando a ofertar a partir deste ano turmas de Nutrição e Engenharia de Software, ambas profissões que estão em alta no mercado de trabalho atual.
Os dois novos cursos somam-se aos outros doze ofertados pelo Centro Universitário, nas mais diversas áreas do conhecimento, com inscrições abertas para o próximo vestibular que
acontecerá dia 26 de janeiro.
Vale destacar que a aprovação dos novos cursos credenciados pelo MEC é mais uma conquista da UNDB, que recentemente recebeu a chancela de Centro Universitário, passando a ser denominada UNDB – Centro Universitário.

UNDB e novos cursos 2
Segundo a Reitora Ceres Murad para que essa titulação se tornasse realidade, a UNDB atendeu com excelência às exigências determinadas pelo MEC, com destaque para a qualidade de ensino, a metodologia de vanguarda, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica, as políticas acadêmicas, a infraestrutura adequada e inovadora, além de um corpo docente qualificado e preparado para os desafios da educação do século XXI.

A sereia
São Luís é mesmo uma cidade onde a poesia vai e vem, como as ondas do mar. Esta semana, encontramos parte da nossa sereia perdida, sumida, desaparecida. Para muitos, a mulher com rabo de peixe foi ao encontro das águas da Baía de São Marcos, como tinha de ser. Mergulhou de volta ao seu habitat natural, como reza a lenda.
Há mais de 30 anos que não tínhamos notícia da estátua que enfeitava e enfeitiçava a Praça do Sol da Ponta d’Areia. Teria ela sido roubada ou coberta por um lençol de areia e ficado submersa esse tempo todo? E lá estava, parte de sua calda, sobre o branco da praia.
Mas apenas a calda, pois o resto de seu corpo ainda é um mistério.

A sereia 2
A estátua desapareceu do logradouro durante um projeto de readequação realizado nos bares do entorno da praia.
A escultura, um dos principais ícones da praia na década de 1980, é uma obra do artista italiano Luigi Dovera,
natural da região de Milano.
O escultor é responsável por diversas obras vistas em São Luís, como o monumento de São Luís Rei de França, fixado na intersecção das avenidas dos Franceses e Guajajaras, e O Pescador, escultura localizada em frente ao Mercado do Portinho, na região central da
capital maranhense.

Posse de armas
Não concordo com aqueles que dizem que armar o cidadão não combate o crime. Basta que se pense numa casa num descampado com um homem fora da casa, querendo assaltá-la, e outro homem dentro da casa querendo defender-se.
Dê-se a cada homem uma arma de fogo. Qualquer militar dirá que o homem de dentro da casa está em condições de superioridade.
Foi com essa estratégia que nossos avós, que moravam no campo, defenderam-se de assaltantes. Sabe-se que a mesma estratégia se aplica a uma casa localizada dentro de uma
cidade qualquer do país.
Então, a Lei do Desarmamento entrou em vigor, e sua consequência prática foi retirar a arma somente do homem de dentro da casa. Com isso, a superioridade passou para o homem de fora da casa.
Não surpreende que tenha se observado no país uma escalada de assaltos a casas.

Ontem e hoje todos contra
A 23 de outubro de 2005, os brasileiros foram às urnas para participar do referendo sobre aplicação do artigo 35 do Estatuto do Desarmamento. O conteúdo: “É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional”, com algumas exceções. O resultado mostrou 64 por cento contra o artigo e 36 a favor. Pesquisas, um mês antes, mentiram, apontando 72 por cento a favor e 24 contra o desarmamento.

DE RELANCE

Condição de pedintes
É crescente o número de prefeitos que cansaram das consecutivas marchas a Brasília. Em abril deste ano, ocorrerá a 23ª. Estendem as mãos, recebem afagos do poder e retornam trazendo só promessas na bagagem. Muitos estão convencidos de que a União não é a mãe protetora do filho pródigo, eternamente endividado.

Visão distorcida
Tecnocratas de ministérios costumam falar pelas costas, dizendo que há esbanjamento de dinheiro nos municípios. Seguramente, não é na casa desses funcionários que a população carente bate à porta, na madrugada, pedindo transporte de um paciente ao hospital mais equipado de uma cidade próxima.

Contra a parede
Prefeitos realistas se encorajam para começar o jogo da verdade com secretários, vereadores e a população, visando adequar a receita às despesas. Nos encontros, muito perguntarão: como sair do buraco? Outros irão adiante: como caímos nele? Será conveniente que lembrem o que disse James Callaghan, líder trabalhista inglês, que viveu de 1912 a 2005: “Quando se está no buraco, a primeira receita é deixar de cavocar.”

Casa Civil é muito forte
Segundo o Decreto 8.821, em vigor desde julho de 2016, somente o ministro-chefe da Casa Civil da presidência da República tem competência para os atos de nomeação de cargos em comissão ou de designação de funções de confiança no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional de nível equivalente a 5 e 6 do Grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) em todo o governo federal.

Casa Civil é muito forte 2
Já vimos isso com outros ministros. E o mesmo ocorre agora com Onyx Lorenzoni: o cargo de chefe da Casa Civil é extremamente forte e estratégico. Tudo passa pelo gabinete da Casa Civil, daí os constantes bombardeios que o ocupante desta cadeira sofre por interesses contrariados. É o que tem acontecido com Onyx Lorenzoni.

Novidades no Blue Tree
O Blue Tree está cheio de novidades neste início de ano. Além da conclusão da reforma em algumas áreas, pensada para modernizar o espaço e levar ainda mais aconchego aos hóspedes, o hotel oferece pacotes especiais para toda a família, com programação que envolve da diversão até aquele merecido descanso. E a propósito, no dia 9 de fevereiro, o hotel será palco do encontro do “Bloco Tá Bunita”.

A ilustre vítima da espanhola
A mais emblemática entre as centenas de milhares de mortes que a temida Influenza Hespanhola causou no Brasil ocorreu na madrugada do dia 16 de janeiro de 1919. O então eleito presidente da República para seu segundo mandato, sem ainda ter assumido o cargo, morreu naquela data, há cem anos, vitimado pela gripe que se espalhou pelo mundo ao final da I Guerra Mundial.

A ilustre vítima da espanhola 2
Estima-se que 50 milhões de pessoas morreram em todo o mundo e mais de 500 milhões foram contaminadas pelo poderoso vírus. O paulista Francisco de Paula Rodrigues Alves, aos 70 anos, deveria ter chegado pela segunda vez à Presidência - eleito em março de 1918 -, mas não resistiu à gripe espanhola.

Para escrever na pedra:
“A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano”. De Victor Hugo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.