Folia na Ilha

Iniciada a temporada de pré-carnaval na Feirinha SL

Com viés cultural e temático, o projeto levará, também nos próximos domingos, programações carnavalescas para a Praça Benedito Leite; mesma animação atraiu centenas de foliões para a Madre Deus, sob o comando do bloco C. de Asa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Com pouco mais de um mês para o início da temporada de carnaval, o que não falta à população e turistas, desde já, é o clima de uma das épocas mais animadas do ano na capital maranhense. Atraída por milhares de pessoas, a Feirinha São Luís, que acontece todos os domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, deu início ontem (14) a sua programação de Pré-Carnaval, que reuniu centenas de pessoas.

O domingo também foi de muita folia na Madre Deus, comandada pelo bloco de rua C. de Asa, que percorreu ruas do bairro. Brincantes de todas as idades, ao som de marchinhas, participaram da manifestação.

Mesmo com a forte chuva que caiu na tarde de ontem, os seguidores do bloco não desanimaram, pelo contrário. Unidos pela vontade de se divertir, os brincantes relevaram o aguaceiro e continuam o percurso. A animação de ontem, que tradicionalmente acontece no bairro – atrativo para milhares de ludovicenses e turistas – promete continuar até março, quando começa, definitivamente o período carnavalesco. O bloco C. de Asa realizará arrastões nos dias: 20, 27 e 28 de janeiro, e 3, 10, 17 e 24 de fevereiro.

Feirinha São Luís
No ritmo carnavalesco, vários grupos musicais fizeram a festa dos que estiveram presentes na Feirinha São Luís. Com as famosas e tradicionais marchinhas de carnaval, foi impossível ficar parado, como contou a autônoma Fernanda Medeiros, 37. “A programação normal da Feirinha São Luís em si, já é bastante atrativa, e agora com esse e os próximos domingos anunciando a chegada do carnaval, só fica ainda melhor”.

Realizada sob uma perspectiva temática, a Feirinha São Luís, que se consolidou como uma das melhores opções de lazer aos domingos na capital, tem buscado a pauta de seu sucesso no meio social, como contou o secretário municipal de relações parlamentares e coordenador do projeto, Ivaldo Rodrigues. “Temos buscado valorizar a cultura do Maranhão, tendo como prisma o que a sociedade quer, cultural e socialmente. Neste período de carnaval, que está se aproximando, buscaremos o que há de melhor, como blocos, escolas de samba e artistas locais”.

Para quem reside na capital e no estado, visitar o Centro Histórico e se deparar com tamanha programação cultural é sempre uma grande surpresa. Mas para quem vem de outros estados, a novidade vai além disso, como contaram as turistas que vieram de Teresina - PI, Fernanda Pires e Ingrid Espíndola. “É a segunda vez que estou vindo a São Luís, e ver uma programação dessa, que mostra a cultura, é muito importante e eu estou adorando!”, contou a universitária Fernanda. “Gostei muito dessa novidade, da programação, das músicas. A gente veio passar o réveillon, fomos embora e agora decidimos voltar”, completou a química Ingrid.

Além da grande festa que se forma todos os domingos, o espaço segue com o melhor de tantos outros atrativos que compõem a cultura do estado e da capital, reunindo, assim, vários expositores, em barracas, que apresentam à população de artigos artesanais aos variados e intensos sabores dos pratos típicos do estado.

Estrutura
Em todas as edições, a programação cultural funciona como grande agente agregador e de atrativo turístico. Variados grupos culturais, entre eles nomes expressivos da cultura popular, do bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira, danças do cacuriá, entre outros, além dos shows musicais.

Atualmente, a estrutura da Feirinha é formada por 120 barracas montadas e sobre rodas instaladas no perímetro da Praça Benedito Leite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.