Estado Econômico

Saber gerenciar o dinheiro é fundamental para os gastos

O cartão pode ser benéfico, quando se estabelece um limite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Estado Econômico)

Quem quer concretizar sonhos, como a compra da casa própria, viagens, cursos, carro, entre outros, a partir de 2019, precisa estar atento ao gerenciamento do seu dinheiro. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em números absolutos, estima-se que aproximadamente 63,29 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito.
Especialistas apontam o controle de gastos, saber lidar com as dívidas e fazer investimentos como fundamentais para sair do “vermelho” e ficar no “azul”. A educadora financeira, empresária e consultora Sebrae, Núbia Sousa, explica que é necessário analisar o comportamento do indivíduo, quando ele é consumista e compra por impulso, por exemplo.
“O cartão de crédito, pode ser benéfico, quando se estabelece um limite para comprar baseado no planejamento mensal para destinar os recursos daquele período”, pondera.
Outro educador financeiro, Rânio Gamita, explica que é fundamental planejar o que se ganha. “De forma sustentável, com controle orçamentário, você pode adquirir apenas o que precisa ou gosta dentro da sua realidade própria”, frisa.
Segundo Núbia Sousa que, juntamente, com Rânio Gamita, irá realizar dia 31 deste mês, em São Luís o curso “Gerencie seu dinheiro”, no hotel Stop Way, para fornecer ferramentas às pessoas para administrarem seu dinheiro e estimular o desenvolvimento de habilidades comportamentais, é possível negociar dívidas, pagar custos do mês e ainda investir.

Déficit habitacional

O déficit habitacional brasileiro, segundo estudos da FGV e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), chegou, em 2017, ao maior grau dos últimos 10 anos, em 7,78 milhões de unidades.
Para o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), Joaquim Ribeiro, se o país tivesse uma política de habitação concretamente definida para derrubar esse triste déficit, o mercado imobiliário contaria com mais uma promissora frente de expansão.

“Conheça a nossa Aduana” I

A Receita Federal realizará dia 25 deste mês, a 7ª edição - B do projeto “A Receita Federal Convida: Conheça nossa Aduana”. Trata-se de uma ação de cidadania e educação fiscal, com o propósito de esclarecer ao público o relevante papel que o Ministério da Fazenda, por meio do Fisco Federal, tem prestado na proteção da economia e da sociedade brasileira.
O projeto, voltado para a imprensa, contempla visita guiada à unidade aduaneira da Receita Federal, com esclarecimento de dúvidas acerca de seu funcionamento, apresentação de vídeos institucionais e uma mini palestra sobre a função do órgão.

“Conheça a nossa Aduana” I

A visita ocorrerá no Porto de Ponta da Madeira, da empresa Vale, onde atracam os Valemaxes, considerados os navios mais eficientes do mundo e também os maiores mineraleiros em operação, localizado próximo ao Porto de Itaqui, em São Luís.
Este ano a realização do projeto é ainda mais especial devido ainda as comemorações pelo 50 anos da Receita Federal.

Medo do Desemprego

O Índice do Medo do Desemprego caiu para 55 pontos em dezembro de 2018 e ficou 10,7 pontos abaixo do registrado em setembro do ano passado. A queda de 10,7 pontos entre setembro e dezembro é a maior desde maio de 1996, quando começou a série histórica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa da CNI mostra ainda que a satisfação com a vida também melhorou. O indicador aumentou 2,7 pontos em relação a setembro e ficou em 68,6 pontos em dezembro.

Jovens Empreendedores

A primeira ação técnica do Sebrae em 2019 será a reunião de apresentação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que acontecerá na próxima terça-feira (15), às 15h, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae Sede.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão desde 2015.

Frase

“O direcionamento é termos um Sebrae com soluções cada vez mais customizadas aos seus clientes, atendendo os pequenos negócios em suas necessidades específicas”

Albertino LeaL
Diretor-superintendente do Sebrae no Maranhão

Varejo

Procon em ação
O Procon de Imperatriz iniciou fiscalização nas lojas para garantir cumprimento da Lei nº 10.962/2004, que dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços expostos à venda ao consumidor. Também é fiscalizado o cumprimento da Lei nº 12.291/2010, que obriga comerciantes e prestadores de serviços deixarem cópia do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seus estabelecimentos.

Cemar no Carnaval
A Cemar alerta aos organizadores de festas e ambulantes no período do Carnaval que solicitem as ligações provisórias de energia elétrica com antecedência. As solicitações podem ser feitas em qualquer agência de atendimento da empresa ou postos credenciados, apresentando RG, CPF, a carga dos equipamentos que serão usados no local e o endereço completo do local da festa ou evento.

CNT critica governo Bolsonaro
O presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, disse que uma decisão arbitrária, de redução do financiamento do Sistema S, vai prejudicar o funcionamento do Sest/ Senat e os trabalhadores do setor de transporte, que podem ficar sem treinamentos obrigatórios e sem assistência à saúde.
“Está parecendo governo arbitrário”, avaliou o presidente da CNT ao dizer que, até o momento, as Confederações não foram chamadas para dialogar.

Preços mínimos - extrativismo
Os preços de 17 produtos extrativos da biodiversidade da safra 2019 sofreram reajuste. De acordo com o Governo Federal, entre os produtos estão açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha natural, buriti, cacau, carnaúba, cera, castanha-do-Brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão e umbu.

158 anos da Caixa
A Caixa Econômica Federal completa, neste sábado (12), 158 anos de história. Maior banco público da América Latina, com quase 93 milhões de clientes, a Caixa consolida seu papel no apoio ao desenvolvimento do país, focada em operações comerciais sem perder o lado social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.