Estado Econômico

Rally da Safra cancela etapa no Matopiba

Divulgação do resultado do Rally está mantida para 31 de março

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(rally)

O agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil obrigou a Agroconsult a rever a programação do Rally da Safra 2020. Foram cancelados os trabalhos da Equipe 8, programada para começar a avaliar a soja do Maranhão, do Piauí, do Tocantins e da Bahia deste domingo, 22, a 28 de março, assim como o evento regional de Luís Eduardo Magalhães (BA), que estava marcado para 23 de março.

Diante disso, o levantamento de safra nessas regiões terá de ser feito remotamente e não mais presencial, quando os técnicos colhiam amostras diretamente nas lavouras de soja com o objetivo de avaliar o potencial produtivo, níveis de fertilidade do solo, transgenia, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores da região.

O roteiro do Rally da Safra previa este ano a participação de 11 equipes em campo, das quais oito para avaliação das lavouras de soja até o final do mês de março. Enquanto outras três estão previstas para rodar, de maio a junho, as áreas de milho segunda safra.

Também estavam previsto oito eventos regionais e 30 cafés com produtores para debater as condições da safra brasileira.

A organização do evento estimava percorrer um total de 100 mil quilômetros neste ano e avaliar 1.700 lavouras, entrando em contato com 3 mil produtores rurais.
A divulgação das estimativas da safra de soja produzidas pelo Rally da Safra, no entanto, foi mantida para 31 de março, mas apenas pela internet, por meio de um webinar, para que todos possam participar com segurança.

Atendimento na Receita

A Receita Federal informa que enquanto perdurar o estado de emergência de saúde do coronavírus, o atendimento presencial no órgão ficará restrito aos casos previamente agendados que não puderem ser postergados e às demais situações que se comprovem igualmente urgentes e inadiáveis.
Ressalta que o atendimento pelos canais virtuais, como o e-CAC, o Dossiê Digital de Atendimento - DDA, os prestados via Fale Conosco e Chat deverão ser ampliados.

Prorrogação

O Banco do Nordeste anunciou a possibilidade de prorrogação de empréstimos e financiamentos por até seis meses, contratados com empreendimentos impactados pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. A medida emergencial tem como foco principal as micro e pequenas empresas.
Será possível também prorrogar dívidas de outros portes de empreendimentos, atestada a necessidade financeira da empresa em função da situação econômica.

Afetados pela crise

Construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no Brasil.
Mapeamento do Sebrae mostra que, além destes, outros 10 segmentos estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos.
Setores de serviços educacionais, logística, transporte e tecnologia também estão com o alerta ligado.

Energia solar no campo

Os investimentos em geração distribuída através da fonte solar nas propriedades rurais do país ultrapassaram a marca de R$ 1,2 bilhão, segundo mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Os produtores rurais têm aproveitado a tecnologia para otimizar suas produções no campo, representando 8,7% da capacidade instalada da modalidade de geração distribuída no país.
Uso da energia solar no agronegócio traz ganhos de competitividade aos produtores.

Agrobalsas adiada

A Agrobalsas 2020, uma das maiores feiras do agronegócio da região dos cerrados, que tem como tema “Cerrado: o celeiro do mundo”, não mais ocorrerá na data prevista, de 18 a 22 de maio, em Balsas.
De acordo com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), organizadora do evento, a feira foi postergada devido ao coronavírus.

Frase

È importante que as empresas comecem a tomar medidas internas cabíveis para que o impacto da crise seja o menor possível”

Cristiano Fernandes,
Presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM)

Varejo

ACII suspende reuniões
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz
decidiu por suspender reuniões e reduzir em 50% o atendimento ao público nos serviços Serasa e de Certificação Digital, seguindo todas as normas de prevenção e contenção do coronavírus, regulamentadas pelo Ministério da Saúde.

Coleta de dados da PNAD
Em função do novo coronavírus, o IBGE interrompeu a coleta presencial da PNAD Contínua, pesquisa que mede o desemprego no Brasil e uma série de outros temas fundamentais para a elaboração de políticas públicas. Coleta de dados será via telefone e internet.

Estímulo à economia
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) encaminhou um conjunto de 37 propostas de medidas nas áreas de tributação, política monetária, financiamento, normas regulatórias e legislação trabalhista, voltadas para o enfrentamento e a atenuação dos efeitos da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, avalia que as dificuldades para produzir, geradas pela falta de insumos e pela falta de liquidez, com a queda nas vendas, poderão levar diversas empresas eficientes à falência – o que, certamente, aumentará as consequências sociais negativas da crise.

Impactos de Covid-19
A Confederação Nacional do Transporte (CNT), encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, no qual apresenta os impactos causados pela crise do coronavírus no setor de transporte e sugere um conjunto de medidas para mitigar os efeitos negativos sobre o setor

ICMS no cálculo do PIS/Cofins
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, reagendou para o dia 1º de abril o julgamento dos embargos de declaração pendentes na ação que determinou a exclusão do ICMS da base de cálculo no PIS/Cofins. A ação é bastante aguardada por empresas e empresários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.