PH

Bônus para todos os lados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
ÀS VOLTAS com um cartório no interior do Estado, Luciana e Fabrício Trífoni raramente vêm a São Luís. No fim  do ano, o casal passou as festas em São Paulo, vendo as novidades. Na foto, o casal com o  Repórter PH em noite elegante com a grife desta coluna
ÀS VOLTAS com um cartório no interior do Estado, Luciana e Fabrício Trífoni raramente vêm a São Luís. No fim do ano, o casal passou as festas em São Paulo, vendo as novidades. Na foto, o casal com o Repórter PH em noite elegante com a grife desta coluna (PH01)

É elogiável a iniciativa do governo federal, que passará um pente-fino em todos os benefícios pagos pelo INSS. Só fica difícil entender o pagamento de 57 reais para o servidor ao encontrar erro que justifique o cancelamento do valor pago ao segurado. Até prova em contrário,
todos recebem salários para fiscalizar as concessões e corrigir fraudes. Zelar é obrigação funcional. Na esteira, outras categorias pedirão o mesmo. Serão bônus para todos os lados.

Grandes espetáculos
Os Grandes Espetáculos do Maranhão (Gema) estarão de volta ao Teatro Arthur Azevedo no mês de fevereiro. O primeiro é “O Auto da Compadecida”, um grande sucesso de Ariano Suassuna, a ser encenado nos dias 2 e 3 de fevereiro.
No dia 10, tem “O Miolo da Estória”, e no dia 15, “Chico, Eu e Buarque”.
Outro espetáculo, a ser apresentado nos dias 16 e 17, é “Pai & Filho”.
E encerrando a temporada, tem “João do Vale, o Musical”, de 22 a 24.

Educação Especial
Aconteceu ontem o VI Workshop dos Cursos da Educação Especial, promovido pela Prefeitura de São Luís.
Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação reuniu mais de 300 profissionais.
Os profissionais concluíram cursos oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, intensificando as ações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e reafirmando a política de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino.

Educação Especial 2
O encontro foi realizado com o objetivo de promover a exposição dos recursos pedagógicos produzidos nas oficinas realizadas nas salas de recursos e durante a realização dos cursos.
Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de Braille, Libras, Transtorno do Espectro Autista, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologia Assistiva e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
A programação do workshop inclui relatos de experiências dos cursistas.

Violência contra a mulher
Uma boa notícia: os dados divulgados pela Delegacia da Mulher revelam que os casos de feminicídio no Maranhão tiveram uma queda em 2018, em relação ao ano de 2017.
Os números apontam que no ano passado foram instaurados 1.625 inquéritos policiais, 402 prisões em flagrante e 32 mandados de prisão cumpridos.
Medidas Protetivas, em casos de estupro em 2018, foram 89, e os casos de feminicídio, tanto no interior do Maranhão, quanto na Capital diminuíram: foram registrados 43 em 2018 e 51, em 2017.

Uniforme Objetivo
É simpático e moderno o uniforme do novo Colégio Objetivo São Luís, na cor azul marinho e detalhes em amarelo. O uniforme já está disponível na secretaria da instituição, instalada no mesmo prédio da Faculdade de Negócios Faene, no bairro Angelim.
As aulas no Objetivo São Luís terão início no dia 28 de janeiro e é grande a expectativa entre os alunos.
A escola ganhou a fama de aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio e isto é um item que pesa bastante em seu currículo, sendo fator determinante para atrair todas as atenções.


TRIVIAL VARIADO

Endosso a opinião do jornalista gaúcho Tulio Milman quando diz que as polêmicas mais difíceis são aquelas em que todos têm razão. É o caso da promoção do filho do vice-presidente, que teve seu salário triplicado no Banco do Brasil na primeira semana do novo governo.

Tem mais: funcionário de carreira, certamente é um servidor competente, honesto e merecedor de reconhecimento. Antonio Hamilton Rossel
Mourão seria o nome ideal para a promoção no Banco do Brasil, não fosse o fato de ser quem é.

No assunto: por isso, concordo com Milman quando afirma que todos têm razão. O banco, que o promoveu, o vice, que defendeu o filho, e o filho, que aceitou a promoção. Só que os críticos também têm razão.

Mais: e nessa hierarquia das razões, o parentesco com uma das mais importantes autoridades da República tem peso marcadamente superior. Ainda mais sendo o BB uma empresa pública. Se fosse na iniciativa privada, já seria questionável.

Ou seja: são os ônus do poder, que tantos bônus tem. Parentes de agentes públicos em posição de destaque estão sob constante observação e sofrem restrições que parecem injustas, mas são necessárias. Ainda mais no governo Bolsonaro, eleito na esteira de um tsunami de corrupção e favorecimentos revelado pela Lava-Jato.

No capítulo: não há qualquer surpresa com a hipervigilância. Tudo será olhado com lupa e, em muitos casos, com má vontade. Por isso, quando a fronteira é difícil de identificar, melhor ficar longe dela.

A propósito: não por Mourão, por seu filho ou pelo Banco do Brasil. Nesse caso, a árvore pouco importa. É preciso olhar para a floresta - que, nesse caso, pode também ser chamada de selva.

A missa pelo sétimo dia de falecimento de José Almir Neves Tavares da Silva será celebrada domingo, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias.
Armando Ferreira, gerente geral do Rio Poty Hotel, está com Dinalva e a filha em Campina Grande, na Paraíba, visitando os pais dele, que contam 91 e 76 anos respectivamente.

As máscaras do global Fábio Assunção prometem ser o grande hit do carnaval deste ano. Custam R$ 30 nos melhores camelôs da praça.

O compositor Paulo Sergio Valle lança este mês seu livro “Contos e Letras – Uma passagem pelo tempo”. Uma releitura da trajetória de vida e da carreira musical do autor da toada “Viola enluarada”, dos maiores hits de 1967.

O presidente Jair Bolsonaro na sua conta no Twitter: “Na gestão anterior a AGU manifestou-se a favor da prisão somente após o esgotamento de todos os recursos. Esse posicionamento será revisto pelo nosso governo em sentido favorável ao cumprimento da pena após condenação em segunda instância. Vamos combater a impunidade!”

DE RELANCE

Processo seletivo
A Escola Superior da Magistratura abriu inscrições para o processo seletivo ao estágio remunerado de estudantes do ensino médio, no Tribunal de Justiça do Maranhão. Os aprovados atuarão, preferencialmente, na Central de Cumprimento de Mandado da Comarca da Ilha de São Luís, integrada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Processo seletivo 2
As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 18 de janeiro. Para se inscrever, o candidato deverá, após ler integralmente o edital, acessar a página da Esmam, no Portal do Poder Judiciário do Maranhão. No formulário próprio fornecido na área reservada ao seletivo, deve-se preencher os dados necessários, seguindo as instruções quanto a salvar, enviar arquivo e esperar a mensagem de confirmação de envio. São oferecidas 15 vagas para estudantes com idade mínima de 14 anos, que estejam cursando entre o 1º e 3º ano do ensino médio. Do total de vagas, duas são destinadas a pessoas negras e uma para pessoas com deficiência.

Treinamento funcional
Na Viva Água, qualidade de vida é uma bandeira hasteada 365 dias por ano. Basta acompanhar o trabalho que o professor Eduardo Roberto faz com a turma do Treinamento Funcional 70+, com ganhos em saúde, disposição, alegria e prazer de viver.
Este ano, a Academia Viva Água, gerenciada pela professora Denise Araújo, cumprirá uma agenda movimentada, com eventos em diferentes áreas. É que diferente de outras academias, ela é um complexo esportivo completo, agregando outras atividades, inclusive na área da arte.

A volta do boêmio
O cantor Mário Fernando está de volta a São Luís, depois de uma temporada de shows em Portugal e Espanha. Com seu impecável timbre de voz, que nos remete a vozes não menos imponentes, como a de Zeca Baleiro ou de Zé Ramalho, Mario tem um séquito de fãs que sempre comparece às terças-feiras na Oak Wine, para apreciar suas composições autorais, ou as de grandes artistas da MPB e do cenário pop nacional e internacional.

Voto aberto no Congresso
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, decidiu manter votação secreta na escolha do presidente da Câmara dos Deputados, prevista para 1º de fevereiro. Rejeitou mandado de segurança que defendia o sufrágio aberto. O regimento interno da Casa determina que a eleição para a mesa diretora seja fechada. Se a cada artigo houver pedido para interferência do Judiciário, o Legislativo vai parar. Aliás, os deputados federais contrariados com o voto secreto precisam enfrentar a mudança do regimento interno. Basta redigir nova versão e convencer os demais a aprovar em plenário.

Voto aberto no Congresso 2
Mesmo com a decisão do presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli, de manter o voto secreto na Câmara, as votações secretas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal continuam sob risco pelo bem da democracia. No próximo turno do plantão judiciário, o ministro Luiz Fux pode mudar o entendimento. Apesar dos dispositivos legais no regimento das Casas e na Constituição, cresce a pressão pela obrigatoriedade do voto aberto.

Janeiro de inovação
O mês de janeiro começou inovador na Fundação Antonio Dino, que administra e mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello. No dia 4, a instituidora e presidente da Fundação, Enide Moreira Lima Jorge Dino, completou 91 anos de idade. São mais de 40 anos na presidência da Fundação e na luta contra o câncer no Estado. Neste mês, a Fundação iniciou a transmissão em Libras do seu certificado de contribuição Maracap.

Para escrever na pedra:
“A carta é um telefonema antiquado, do tempo em que as pessoas sabiam escrever e ler.” De Eno Teodoro Wanke.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.