Política | Legislativo

Maia já conta com dez partidos para a presidência da Câmara

Presidente consolida reeleição e já conta com maior bloco de apoio
José Linhares Jr09/01/2019 às 17h27
Maia já conta com dez partidos para a presidência da CâmaraRodrigo maia (DEM-RJ) é considerado favorito na disputa pela presidência da Câmara (Divulgação)

Com o apoio do Solidariedade já chega a dez o número de partidos que apoiam a candidatura de Rodrigo Maia para a reeleição na presidência da Câmara. Até agora, somados os parlamentares dos partidos que já declararam apoio, Maia pode contar aproximadamente com 255 deputados. Para ser eleito em primeiro turno são necessários 257.

Os partidos que apoiarão Maia são PSL, PSD, PR, PRB, PSDB, DEM, Podemos, PPS, Pros, Solidariedade e PSC). Apesar do favoritismo gerado pelo número de apoios, não há garantia de que todos os deputados votem de maneira unificada.

A votação, de acordo com regimento interno da Câmara, determina votação secreta para a Mesa Diretora seja secreta. O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) tentou por via judicial abrir a votação fosse aberta. O STF negou o pedido.

Além de Rodrigo Maia, outros seis deputados pretendem disputar a presidência. Kim Kataguiri, Capitão Augusto (PR-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Arthur Lira (PP-AL) e JHC (PSB-AL).

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.