Legislativo

Maia já conta com dez partidos para a presidência da Câmara

Presidente consolida reeleição e já conta com maior bloco de apoio

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Rodrigo maia (DEM-RJ) é considerado favorito na disputa pela presidência da Câmara
Rodrigo maia (DEM-RJ) é considerado favorito na disputa pela presidência da Câmara (Rodrigo Maia)

Com o apoio do Solidariedade já chega a dez o número de partidos que apoiam a candidatura de Rodrigo Maia para a reeleição na presidência da Câmara. Até agora, somados os parlamentares dos partidos que já declararam apoio, Maia pode contar aproximadamente com 255 deputados. Para ser eleito em primeiro turno são necessários 257.

Os partidos que apoiarão Maia são PSL, PSD, PR, PRB, PSDB, DEM, Podemos, PPS, Pros, Solidariedade e PSC). Apesar do favoritismo gerado pelo número de apoios, não há garantia de que todos os deputados votem de maneira unificada.

A votação, de acordo com regimento interno da Câmara, determina votação secreta para a Mesa Diretora seja secreta. O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) tentou por via judicial abrir a votação fosse aberta. O STF negou o pedido.

Além de Rodrigo Maia, outros seis deputados pretendem disputar a presidência. Kim Kataguiri, Capitão Augusto (PR-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Arthur Lira (PP-AL) e JHC (PSB-AL).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.