Comportamento

Para que o amor dê certo: Tire as lentes cor de rosa

Sabe quando a gente imagina e idealiza a pessoa com quem nos relacionamos e isso acaba se tornando uma lente que nos impede de ver quem o outro é de verdade? Para que o amor dê certo, é preciso tirar os óculos da ilusão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Sem as lentes cor de rosa da ilusão, tem-se uma visão realista do amor
Sem as lentes cor de rosa da ilusão, tem-se uma visão realista do amor (lentes cor de rosa)

Quando se imagina o amor ou idealiza uma relação, cria-se, mesmo que sem querer, uma ilusão baseada em fantasias e expectativas. Segundo a orientadora emocional para mulheres, com foco em relacionamentos, Camilla Couto, pode-se pensar nessa ilusão como 'lentes cor de rosa', que faz com que se enxergue somente aquilo que deseja-se ver, não necessariamente o que é real. “Com essas lentes, nos dispomos a enxergar claramente as qualidades que nos agradam no outro e nos privamos de ver aquelas que não condizem com o que esperávamos”, explica. Quem aí nunca fez isso?

Para Camilla Couto, tirar as lentes cor de rosa da ilusão significa enxergar o outro exatamente como ele é. Não como se imagina que ele seja, nem como gostaria-se que ele fosse. “Pode parecer um pouco radical em um primeiro momento, mas é a mais pura verdade: o amor só acontece de forma mais profunda quando nos deparamos com a realidade. Do contrário, não passa de uma ilusão”, enfatiza a orientadora.

“Existem casais que convivem por anos nessa situação e, quando alguma ruptura acontece, eles se veem como realmente são. A pergunta é: a pessoa não se mostrava como realmente é ou a outra é que não viu? Será que é possível fingir ser alguém durante tanto tempo na intimidade de um casal? O mais comum é que uma das partes (ou ambas) não desejasse ver o outro exatamente como é, para não correr o risco de ver sua idealização desmoronar”, completa Camilla Couto.

Segundo ela, o medo da realidade, de sermos contrariados ou de termos que conviver com algo que não seja tão fácil e confortável são os fatores mais comuns para insistirmos na manutenção das lentes cor de rosa: “fazemos isso acreditando que seja melhor pensar que a pessoa é quem queremos que ela seja. Fazemos isso com a intenção de nos proteger das diferenças. E não nos damos conta do quanto isso é prejudicial para a relação. De que forma viver uma ilusão pode ser melhor do que viver a verdade?”, questiona.

Camilla explica: “a realidade pode não ser tão doce, mas é dela que precisamos viver e é nela que os verdadeiros sentimentos se baseiam”. Tudo que é ilusão não dura para sempre. “Em algum momento, a ruptura de que falei acima acontece”, reflete a orientadora, que segue: “pode vir em forma de uma reação exagerada e brusca, de uma decisão inesperada, de uma traição ou de uma decepção. E então, as lentes se desfazem e nos vemos cara a cara com a realidade: ele não é exatamente como imaginamos e idealizamos. E aí, nos sentimos enganados pela vida. Enganados pelo outro. Enganados por nós mesmos. Mas só a última alternativa é correta: fomos enganados pelo nosso próprio medo de enxergar a verdade como realmente é”.

Relações que duram no tempo têm menos idealização e mais compreensão. Menos superficialidade e mais parceria. “Amar de verdade, acontece quando conhecemos o outro como é: com suas sombras, suas fragilidades, suas fraquezas, suas incertezas, seus medos – e, ainda assim, escolhemos conviver, compartilhar e crescer juntos”, revela Camilla. As lentes cor de rosa deixam tudo lindo em um primeiro momento, são as lentes dos contos de fadas, da paixão, dos sonhos. E não podem durar para sempre, nem vão. Entender que é preciso olhar para a vida sem lentes que a filtrem, faz de nós mais maduros e mais prontos para amar verdadeiramente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.