Cidades | Na transformação da sociedade urbana

Importância das Quintas no contexto social de São Luís

Imóveis considerados referências, em especial no início do século XX, as quintas ou mansões também estiveram incluídas na consolidação econômica da cidade
Thiago Bastos / O Estado 05/01/2019

Era a segunda metade do século XIX, e a cidade de São Luís começava a sair de uma economia meramente rural para uma estrutura urbana que começava a apresentar ao mundo aspectos de modernidade, como serviços de iluminação pública e de meios de transporte. Ao mesmo tempo, o governo – com medidas emergenciais – buscava elevar o nível de salubridade e higienização. Dentre essas ações, estavam a regulamentação de construções residenciais que não tivessem o aspecto de casas regulares, con­forme estabelecido pela Câmara vigente à época. Surgem aí as chamadas quintas – termo português para mansões –, que, no contexto histórico, serviram para o conforto de famílias abastadas e para a sobrevivência de boa parte da camada da população que ainda vivia na linha da miséria e extrema pobreza.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte