Transtornos

Alterações no trânsito do centro dificultam fluidez

Mudanças foram adotadas após o início das obras de revitalização; a SMTT intensificou as ações

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Agentes de trânsito atuam para minimizar transtornos no Centro
Agentes de trânsito atuam para minimizar transtornos no Centro (transito)

No mês de dezembro, o centro de São Luís costuma ter maior fluxo no trânsito pelo aquecimento comercial estimulado pelas festividades. As alterações nas vias, realizadas após o início das obras de revitalizações de praças e ruas da região e aliadas ao maior fluxo de veículos e pessoas na região, tem gerado mais congestionamentos e transtornos para quem opta por realizar as compras de Natal na Rua Grande.

Para garantir maior fluidez no trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), intensificou as ações na área, como explicou Heliton Santos, agente do órgão. “Nossas atividades foram acentuadas no Centro, tanto no sentido de facilitar a vida dos motoristas, quanto garantir a segurança de pedestres. Nesta época, diversos congestionamentos são identificados por aqui, este ano, com as intervenções, tem sido ainda maior. Por isso é importante que os condutores se mantenham atentos”, explicou.

Ainda de acordo com o agente de trânsito, as infrações mas frequentes se devem ao uso de celulares e ao desuso de cinto de segurança. “Tentamos sempre alertar os motoristas previamente, mas, quando necessário, há a aplicação de multas”, explicou.

Outro problema causado pela intensificação do fluxo, refere-se às vagas de estacionamento. Nestes casos, os manobristas que atuam na área buscam atender a clientela da melhor forma, mas nem sempre é possível, como explicou Zózimo Oliveira, manobrista há 39 anos.

“Aqui no Centro já era complicado. Agora, com as obras, ficou ainda mais difícil organizar as vagas. A gente tenta, mas nem sempre consegue agradar todo mundo. Por isso, tem gente que acaba se chateando. A gente também se preocupa com os flanelinhas clandestinos, que podem prejudicar o nosso trabalho. A gente divide os espaços entre o pessoal cadastrado, para que ninguém saia perdendo”, contou.

A dica para quem precisa ir ao Centro é, na medida do possível, optar pelo uso do transporte público. “Por mais que se tenha maior conforto e comodidade, vir ao Centro de carro particular pode ser muito estressante. A nossa orientação é para que os condutores tenham paciência e deem preferência ao uso do transporte público”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.