Sicredi

Cooperativismo de crédito valoriza seus associados

Este modelo de instituição financeira oferece opções de produtos e serviços que variam de acordo com as necessidades de cada associado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
João Leonardo Pires Leal e Ednir Nogueira dos Santos, do Sicredi
João Leonardo Pires Leal e Ednir Nogueira dos Santos, do Sicredi (Cooperativa)

As cooperativas de crédito têm sido uma opção atrativa para quem busca por soluções financeiras, com um atendimento próximo e humanizado. Tanto aqueles que querem investir, como os que desejam contratar empréstimos e financiamentos. Este modelo de instituição financeira oferece opções de produtos e serviços, que variam de acordo com as necessidades de cada associado.
Outro fator positivo das cooperativas de crédito é que elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico-social das regiões em que estão inseridas. No Sicredi, os associados são atraídos pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos são donos do negócio e o voto de cada um tem peso igual nas decisões, independentemente do volume de recursos aplicados. O resultado positivo gerado volta para o associado e, portanto, para sua comunidade.
“O diferencial das cooperativas de crédito é que o modelo de gestão valoriza todos os associados. Para se ter uma ideia, o cooperativismo de crédito tem registrado presença crescente no mercado financeiro nacional, e teve o percentual de 4% do total de operações em 2017”, contou o gerente de Negócios da Sicredi Coomamp, Ednir Nogueira dos Santos.
Na cidade de São Luís, a cooperativa Sicredi Coomamp é a maior do segmento dentro da Região Metropolitana da capital maranhense, e conta com cerca de dois mil associados, mais de R$ 34 milhões de ativos e R$ 13,4 milhões de patrimônio líquido.
O Sicredi - Instituição Financeira Cooperativa - tem atuação em 22 estados e no Distrito Federal e, atualmente, conta com 116 cooperativas de crédito filiadas, que operam uma rede de atendimento com mais de 1.600 agências, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Assim como as demais instituições financeiras, as operações das cooperativas são reguladas pelo Banco Central. E os associados contam com a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito - FGCoop (www.fgcoop.coop.br), que garante depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social das suas cooperativas.

Mais

Crédito Cooperativo

Em agosto deste ano, o Banco Central publicou dados a respeito do crédito cooperativo e do sistema de consórcio no Brasil. Os números, relativos a 2017, mostram que a participação das cooperativas de crédito aumentou em todos os principais segmentos do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Enquanto que em 2016 o crescimento foi de 10%, em 2017 a carteira de crédito cresceu 15%.
O portal do Cooperativismo Financeiro destaca ainda que, o Brasil possui cerca de 1.100 Cooperativas de Crédito, 38 Centrais Estaduais e 4 Confederações, sendo alicerçado em 5 sistemas de crédito, entre eles, o Sicredi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.