COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
OS CONCESSIONÁRIOS Maysa e Manoel Dias, da Intercar Mitsubishi, na foto com a Desembargadora Nelma Sarney, recebem clientes para o lançamento do SUV Eclipse Cross, em coquetel para convidados nesta quinta-feira
OS CONCESSIONÁRIOS Maysa e Manoel Dias, da Intercar Mitsubishi, na foto com a Desembargadora Nelma Sarney, recebem clientes para o lançamento do SUV Eclipse Cross, em coquetel para convidados nesta quinta-feira
APÓS A realização da festa de Certificação Green e Golden Belt da Febracis São Luís, Fábio e Lia Silva comemoram também a Faculdade Febracis, que já lançou dois MBAs para o primeiro semestre na nossa capital. Nesse ritmo seguem para o Intercoaching 2018 em Orlando, onde estarão com Daniel Goleman, Paulo Vieira, o Chanceller da Flórida Christian University, Anthony Portigliatti dentre outros palestrantes internacionalmente renomados
APÓS A realização da festa de Certificação Green e Golden Belt da Febracis São Luís, Fábio e Lia Silva comemoram também a Faculdade Febracis, que já lançou dois MBAs para o primeiro semestre na nossa capital. Nesse ritmo seguem para o Intercoaching 2018 em Orlando, onde estarão com Daniel Goleman, Paulo Vieira, o Chanceller da Flórida Christian University, Anthony Portigliatti dentre outros palestrantes internacionalmente renomados

Lançamento do Suv Eclipse Cross
Os veículos SUVs vieram mesmo para ficar. Misto de carro esportivo e utilitário 4x4, eles são disparadamente os preferidos na Europa e nos Estados Unidos, mercados nos quais já respondem por mais de 77% das vendas.
No Brasil, a tendência é a mesma. Os SUV são os queridinhos dos motoristas mais sofisticados e exigentes.
Atenta a essa preferência global, a marca Mitsubishi desenvolveu um veículo que une alta tecnologia e design, praticidade e conforto com o melhor do 4x4.
Essa é a proposta do SUV Eclipse Cross, a mais nova estrela da Mitsubishi que chega agora a São Luís, para completar o mix da marca.
O lançamento será nesta quinta-feira à noite na concessionária Intercar Mitsubishi, no Calhau, onde os concessionários Maysa e Manoel Dias receberão clientes e convidados para mostrar os diferenciais do modelo que é a perfeita combinação do 4x4 com o high tech.

Samba com Inácio Pinheiro
Uma das vozes mais bonitas do Maranhão ecoa neste domingo na Casa Barrica, na Madre Deus. Refiro-me ao cantor Inácio Pinheiro, o timbre lírico do Boi Barrica, que prestará justa homenagem ao Dia Nacional do Samba, dando um show de afinação no bairro mais boêmio de São Luís.
A programação incluirá oficina recreativa e apresentação da
Banda do Bicho Terra.
O show do intérprete terá repertório voltado para o melhor do samba maranhense, passeando pelos antológicos enredos das escolas de samba.
Serão quatro blocos com quatro sambas tradicionais e sambas enredos, ou seja, cada bloco terá seis músicas.
Inácio Pinheiro estará acompanhado pelos músicos Gordo Elinaldo e Maicon, e de dez percussionistas e um baterista. A direção geral é de José Pereira Godão.

Salve Simpatia
A segunda edição da festa “Salve Simpatia”, que acontece nesta sexta-feira, na The Music Hall (Lagoa da Jansen), terá apresentações de Pepê Júnior,
Fabrícia e da banda Baré de Casco.
Trata-se de uma balada no estilo “Maiores de 30”, com destaque para os repertórios musicais das décadas
de 1980 e 1990.
A festa está inserida em uma programação que inclui outros eventos, todos eles intencionando formar um grande público que, no mês de fevereiro de 2019, será brindado com um projeto inédito, ainda não revelado, mas com a presença de uma das atrações mais festejadas do calendário
pré-carnavalesco do Rio de Janeiro.

Câncer de pele
Dezembro vai chegando e a cor desse mês é laranja, já que a preocupação nesse período gira em torno do câncer de pele, um problema muito sério e que
preocupa os dermatologistas.
No próximo ano, por exemplo, deverão ser diagnosticados mais de 100 mil novos casos de câncer de pele.
E foi sobre esse assunto que o dermatologista Eduardo Lago tratou no programa “Café com Elda Borges”, que vai ao ar diariamente na TV Assembleia
do Maranhão, canal 51.2.

Gestão de Negócios
A Escola do Legislativo deu início ao Curso Gestão de Processos de Negócio, abordando metodologias e resultados práticos da gestão de processos de negócios no âmbito da
administração pública.
O curso, ministrado pela professora Luciana Fortes Farias, terá prosseguimento nesta sexta-feira e nos dias 4 e 5 de dezembro, das 8h às 12h.
O objetivo é possibilitar aos servidores da Assembleia Legislativa atualização contínua e o aprimoramento de suas competências e habilidades em gestão de processos.

Feras do Crossfit
Atletas maranhenses de Crossfit que encararam o Super Monstar, maior evento de condicionamento físico da América Latina, realizado no Rio de Janeiro, trouxeram medalhas para o Maranhão.
No Trio RX, categoria até então nunca encarada por maranhenses, Vitor Telles, Caio Matos e Thiago Felipe garantiram o quinto lugar. No Trio Scale, Carlos, Guilherme e Wanderson ficaram entre as 11 melhores equipes da disputa.
Já na categoria individual, disputada por Maria Giulia, a atleta alcançou a nona colocação. Wesley ficou entre os 13 primeiros atletas mais bem condicionados da América Latina.

Mulher à frente do Senado
O Senado poderá ser comandado por uma mulher, o que será algo inédito na história do Brasil. Trata-se de Simone Tebet, natural do Mato Grosso do Sul e que é reconhecida como uma parlamentar séria e competente. O pai dela, Ramez Tebet, já presidiu o Senado, de 2001 a 2003. Na eleição, Simone Tebet enfrentará o carimbado Renan Calheiros, raposa sobrevivente da política marcada pela matreirice. Deve ainda entrar na corrida o cacique tucano Tasso Jereissati, do Ceará.

TRIVIAL VARIADO
O Sebrae no Maranhão está organizando um seminário que discutirá as tendências para o setor de bebidas e alimentos no estado. A ideia é ajudar as empresas do ramo a se destacarem no mercado. As oficinas também são abertas a todo tipo de público.

A Polícia Rodoviária Federal publicou edital que preencherá 500 vagas para policial rodoviário federal. São 500 vagas distribuídas em todo o país, sendo 367 vagas de ampla concorrência, 100 vagas para candidatos negros e 33 vagas para candidatos com
deficiência. Para o Maranhão, serão 18 vagas.

As faculdades privadas, transformadas em fábricas de diplomas, entrarão na peneira rigorosa do novo governo. Deixarão de funcionar as que tomam as mensalidades dos alunos e aplicam a fraude do ensino insuficiente.

Tem mais: nos Estados Unidos, o Ministério da Educação surgiu em meados da década de 1970 e não existem universidades federais. Não ocorrem denúncias contra faculdades privadas. Aplicar o conto nos alunos está fora do dicionário.

Andson Mendonça, Erickson de Andrade, Negro Som e o grupo de humor DKZIN figuram entre as atrações que irão embalar a VI Feijoada Beneficente da Associação Antonio Brunno, na manhã do próximo domingo, na casa de eventos Saint Louis, na Estrada da Maioba.

Em tempo: o evento objetiva arrecadar recursos para ajudar nas obras de construção da nova sede da instituição, que acolhe crianças em tratamento contra o câncer.

Agora é pra valer: a taxa de câmbio que será utilizada para gastos com cartão de crédito no exterior, a partir de agora passará a ser aquela do dia em que a despesa for efetuada. Atualmente, os bancos cobram a taxa de câmbio vigente no dia do vencimento da fatura

O número de viagens aéreas no Brasil cresceu 4,39% entre janeiro e outubro em comparação com o mesmo período do ano passado.
A demanda por voos internacionais avançou 15,7%.

DE RELANCE

Culto diferente
Um culto diferente, para pessoas diferentes, em um horário diferente. É assim a “Igreja da Meia Noite”, um projeto social e evangelístico que acontecerá, pela oitava vez em São Luís, nas primeiras horas da madrugada do dia 1º de dezembro, na Igreja da Paz, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu. O projeto é voltado para grupos marginalizados que ficam nas ruas da cidade: mendigos, viciados, prostitutas e travestis. E vem sendo desenvolvido por um grupo de cristãos, sob a coordenação dos pastores Cláudio e Keyth Miranda, do Ministério Restauração.

Socializando conhecimento
Proveitosa a I Mostra Científica do Instituto Florence de Ensino Superior, que representou a continuidade da política institucional de sistematização e socialização do conhecimento científico na área da pesquisa, permanentemente adequado à realidade social regional. A proposta deu continuidade também a um processo de aprimoramento da pesquisa iniciado em 2016, com a I e a II Mostras Científicas de Enfermagem. A Mostra, diga-se de passagem, foi
uma iniciativa das coordenações dos cursos de Enfermagem e Nutrição, idealizada como
instrumento avaliativo de várias disciplinas.

Livro de Wilson Marques
Com texto rebuscado e fazendo uma viagem analítica aos meandros da estrutura educacional no Brasil, o escritor Wilson Cerveira Marques lançará, neste sábado, o livro “A Deseducação na Educação Brasileira”, na Ícaros Recepções, na Vila Ivar Saldanha. A noite de autógrafos terá culto ecumênico e apresentação musical do saxofonista Josué. A obra de Wilson reúne textos por ele escritos entre os anos de 2012 e 2016.

Sabores do Maranhão
Os sabores exóticos da culinária maranhense estão encantando novos paladares na Semana da Gastronomia Regional, que termina hoje, no Restaurante-Escola do Senac, no Rio de Janeiro. O evento divulga a gastronomia regional e o trabalho realizado na área de turismo e hospitalidade pelo Senac no Maranhão. Diversas atividades compõem a programação, entre elas, um buffet com pratos que trazem as peculiaridades de ingredientes nativos.

Trilhas e Tons
As próximas paradas da oficina “Trilhas e Tons – Teoria Musical Aplicada à Música Popular” são os municípios de Lago da Pedra e Coroatá, no mês de dezembro. As inscrições estão abertas e são gratuitas, bem como o material didático-pedagógico utilizado ao longo das atividades, que somam 20 horas-aula. Ao término, os cursistas receberão certificados. Em Lago da Pedra, por exemplo, a oficina acontecerá no Centro
de Ensino Cristóvão Colombo.

Visita de cortesia
Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, recebeu a visita de cortesia de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Na ocasião, foi feito um convite para a realização de um encontro entre os deputados estaduais e a classe empresarial, para que sejam apresentados aos parlamentares a estrutura da Federação, o sistema indústria e os empresários do setor produtivo.

Mãos à Obra
O projeto “Mãos à obra”, que faz parte do Programa de Artes Visuais do Sesc, está possibilitando a deficientes visuais o contato com a arte e facilitando a inclusão de todos no universo artístico maranhense. Entre as atividades oferecidas, está a produção de projetos dentro do formato exigido pela legislação, estimulando a participação do público no cenário cultural do Maranhão.

Posse aqui e em Brasília
A posse de Flávio Dino na Assembleia Legislativa poderá ter a cerimônia antecipada para o turno da manhã. É que alguns deputados querem ir para o beija-mão de Bolsonaro e voltar a tempo de fazer o mesmo com o governador reeleito do Maranhão. A posse de Jair Bolsonaro está marcada para as 15h.

Para escrever na pedra:
O objetivo adequado da imaginação é proporcionar beleza ao mundo... lançar sobre um simples dia de trabalho um véu de beleza e fazê-lo tremer com
nossa alegria estética”. De Lin Yutang

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.