COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
EM CIRCULADA pela França e adjacências, a advogada Anna Graziella Neiva Costa e a médica oftalmo Raíssa Braúna Moreira Lima tiveram um encontro muito agradável no frio do outono em Paris com Rosário Saldanha e Fernando Albuquerque, que foram com o filho Rafael visitar, também, a Itália e Portugal
EM CIRCULADA pela França e adjacências, a advogada Anna Graziella Neiva Costa e a médica oftalmo Raíssa Braúna Moreira Lima tiveram um encontro muito agradável no frio do outono em Paris com Rosário Saldanha e Fernando Albuquerque, que foram com o filho Rafael visitar, também, a Itália e Portugal
DIRETORA de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão foi reconduzida ao cargo por unanimidade dos conselheiros da instituição, na manhã da última sexta-feira. Também foram eleitos para compor a nova diretoria do Sebrae-MA, Albertino Leal, para o cargo de diretor superintendente, e Mauro Borralho, para diretor técnico. Os três liderarão a entidade pelos próximos quatro anos
DIRETORA de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão foi reconduzida ao cargo por unanimidade dos conselheiros da instituição, na manhã da última sexta-feira. Também foram eleitos para compor a nova diretoria do Sebrae-MA, Albertino Leal, para o cargo de diretor superintendente, e Mauro Borralho, para diretor técnico. Os três liderarão a entidade pelos próximos quatro anos

Humorista infantil
É desenvolta e criativa a maranhense Laryssa Mourão, de apenas 11 anos de idade e que tem um canal no Youtube chamado “Coisas de Laryssa”. Ela enveredou pelo terreno da
comédia e o currículo já é grande.
A menina tem participações na novela “As aventuras de Poliana” (SBT), no programa “Hora do Faro” (TV Record), nos filmes maranhenses “Muleke Té Doido!” e “Glamour:
Glória e Tragédia”, na websérie “Team Tubers” (Youtube) e, também, em comerciais e campanhas de marketing para empresas.
Além de atriz e humorista, Laryssa canta, cria roteiros para vídeos, dança e toca violão. O mais interessante é que os vídeos chamam a atenção também de adultos. E são montados a partir das habilidades de improvisação da protagonista.
Na maioria das vezes, a garota destaca a cultura maranhense, desde a linguagem às características mais marcantes.

Bolsas de estudo
As atividades pedagógicas no Colégio Objetivo São Luís serão iniciadas, entre outras coisas, com o “Best”, programa rigoroso de
atração de talentos.
O intuito, segundo um dos diretores da instituição, Felipe Mussalém, é atrair os melhores alunos para o colégio, inclusive ofertando bolsas de
estudo de até 100%.
É uma forma que a diretoria encontrou para agradecer a São Luís por ter recebido tão bem a unidade, que a partir de janeiro passa a funcionar no bairro Angelim, no mesmo prédio da Faculdade de Negócios Faene.

Pial em SLZ
Maranhense radicado em Brasília, o homem-tambor Carlos Pial apresentará em São Luís o show “Alquimia dos Sons”, cujo título escancara logo do que se trata: ele é um mago das sonoridades, pesquisador de texturas e um enfeitiçador de plateias.
O show acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no Anfiteatro Betto Bittemcourt, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Pial estará acompanhado pelos músicos Hamilton Pinheiro, Misael Silvestre, Westonny Rodrigues, Agilson Alcântara e Pedro Almeida.

Menos casos
Uma notícia boa é que o Brasil registrou uma redução de 16% no número de detecções de Aids nos últimos quatro anos, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Em 2012, a taxa de detecção era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes e, em 2017, foi de 18,3.
De 1980 a junho de 2018, foram registrados 926.742 casos de Aids no Brasil, uma média de 40 mil novas ocorrências por ano. Ainda segundo o boletim, no mesmo período, também houve queda de 16,5% na taxa de mortalidade pela doença.
Para o Ministério, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento da doença são razões
para a queda.

Projeto Casa
A Fundação Projeto Casa vem atuando nos bairros carentes desde 2011 e, a cada ano, consegue expandir suas ações, criando espaços de lazer e aprendizado e, também, desenvolvendo atividades com crianças de 4 a 12 anos.
Este ano, o projeto atenderá a mais duas comunidades: Cidade Operaria e Pindoba. A ação está prevista para o próximo dia 1º de dezembro.
O projeto começou com a primeira unidade no São Francisco e já está em seis bairros, expandindo-se também para outras cidades maranhenses.
Em 2013, foi criado a ação “Pinta Casa”. Inicialmente, a ideia era pintar palafitas do Jaracati e o projeto começou com 70 voluntários. Ano passado, foram 500 participantes e a expectativa é que em 2018 essa marca seja superada.

Jorge & Mateus
Dupla sertaneja que conquistou o Brasil, Jorge & Mateus tem encontro marcado com o público de São Luís no próximo dia 7 de dezembro, uma sexta-feira, quando comandará o show “Jorge & Mateus Infinity”, no Blue Tree São Luís, às 21h.
Na mesma noite, acontecerá também o show da banda Saia Rodada, um dos grupos de forró mais prestigiados do país.
Os goianos trarão à ilha uma apresentação inédita, com novas músicas da turnê “Terra Sem CEP”, recorde de público e bilheteria em todas as mais de 160 cidades por onde eles têm passado, além dos maiores sucessos dos últimos 13 anos de uma trajetória marcada por muita poesia e romantismo.
O evento oferecerá aos fãs uma megaestrutura, que já está
sendo montada nos jardins do hotel.

Paulo Gustavo em SLZ
O humorista Paulo Gustavo estará
em São Luís dia 13 de dezembro para apresentar um espetáculo que é sucesso no Brasil, no Ginásio Castelinho. Trata-se de “Minha mãe é uma peça”, que virou filme em longa-metragem.
No espetáculo, ele personifica uma mãe de meia-idade cujo marido a trocou por uma mulher mais nova. Amargurada e implicante, ela desabafa e relembra, de maneira cômica, seus
tempos de juventude.

TRIVIAL VARIADO
O governador Flávio Dino editou duas Medidas Provisórias retomando o programa de parcelamento de débitos fiscais. A iniciativa permite redução de multas e juros, para pagamento à vista ou parcelado, aos contribuintes que possuem IPVA e ITCD atrasados.

Ex-secretário de Planejamento do governo Roseana e ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Fábio Gondim é um dos membros da equipe de transição do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Ele é consultor de orçamento e integra a equipe econômica do futuro ministro Paulo Guedes.

O Tribunal de Justiça do Maranhão deu início a mais uma edição do Balcão de Renegociação de Dívidas, desta vez em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís. O objetivo é que os consumidores inadimplentes tenham a oportunidade de fechar um acordo com as empresas e, dessa forma, possam evitar uma
disputa judicial.

Quatro estudantes maranhenses estão disputando, com alunos de todo o país, uma oportunidade de participar do Parlamento Juvenil do Mercosul. Dois são do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São José de Ribamar.

Rodrigo Paz é um dos participantes do Sabor de Negócios, o renomado chefe irá ministrar a Oficina Projeto Comida de Rua, no dia 29, às 15 horas, na primeira edição do Seminário Sabor de Negócios. Rodrigo é idealizador do projeto Comida de Rua, que aproximou chef’s e público, por meio de uma gastronomia rápida, direta e acessível.

“Crianças no comando das emoções” será o tema da oficina que as especialistas em psicologia infanto-juvenil Ada Trindade e Thaís Carvalho, da Lotus Psicologia Clínica, farão no dia 13 de dezembro, no Pátio Jardins (Calhau).

No capítulo: a oficina será destinada ao público de 7 a 11 anos, com abordagem em levar os pequenos a compreenderem e expressarem suas emoções de maneira saudável, e a desenvolverem inteligência emocional.


DE RELANCE

Fundo de Quintal
Neste sábado, a Promo 3 (Cristiano Fernandes e Henrique Carvalho) em parceria com Mario Moraes Produções promovem uma homenagem ao dia nacional do samba, com o show do maior grupo de samba do Brasil - Fundo de Quintal. O grupo, que comemora 40 anos, apresentará um repertório com todos os clássicos que marcaram a sua carreira, como: “Lucidez”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, “Miudinho, meu bem”, “Vai Lá Vai Lá” e “Só Felicidade”.

Fundo de Quintal 2
Os grupos Espinha de Bacalhau e Feijoada Completa abrirão o show do Fundo de Quintal, na Casa das Dunas (na Avenida Litorânea). O grupo tem viajado por todo o Brasil e lotado as casas de eventos, sempre hasteando a bandeira desse ritmo popular. A madrinha do Fundo de Quintal, vale lembrar, é Beth Carvalho, que mesmo longe dos holofotes da mídia, continua na crista da onda e com pose de rainha
no portfólio da música popular brasileira.

Festival BR 135
Começa amanhã a 7ª edição do Festival BR 135, consolidado como um dos mais importantes de música independente no Brasil. Os participantes são Zeca Baleiro, Rubel, Tássia Reis, Maglore, Academia da Berlinda e Patrick Tor4, além de mais 12 selecionados. A programação será na Praia Grande, com atividades formativas, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia, além dos shows. Cada uma das
noites do festival será aberta por uma atração da cultura popular maranhense. A Família Menezes, por exemplo, fará o ritual de abertura dos trabalhos,
com “Cânticos e Toques Sagrados”.

Congresso na Assembleia
Ontem, em entrevista à Rádio Assembleia Online, no programa “Ponto a Ponto”, o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Tarcísio Araújo, falou sobre a programação do congresso “30 anos da Constituição Federal Brasileira: Desafios e Perspectivas”, que acontecerá de 28 a 30 de novembro, no Auditório Fernando Falcão. O evento gratuito é fruto de uma parceria entre o Legislativo e a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão.

Tributo a Michael
O cantor Rodrigo Teaser, responsável pelo maior tributo a Michael Jackson do mundo, realiza única apresentação em São Luís na noite de 15 de dezembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Os ingressos já estão à venda no site Bilheteria Digital ou na sede da bilheteria, no Rio Poty Hotel, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping. A classificação é livre e os ingressos são limitados. A produção é
da Route Eventos.

Despedida de Buarque
Cristovam Buarque despede-se do Senado, já que não se reelegeu, batendo numa tecla inviável: a federalização do ensino básico, que é atribuição de estados e municípios. Dá para imaginar burocratas, confortavelmente instalados em gabinetes de Brasília, comandando escolas em 5 mil e 570 cidades do Brasil.

Hilton & Odon no Gastrobar
Para muita gente, o fim de semana começa hoje, já que o fim de ano bate a porta e as férias escolares e universitárias já ganharam asas. Na área da Lagoa da Jansen, a ala jovem gosta de bater ponto no 098 Gastrobar, onde a dupla Hilton
Assunção & Odon se apresenta hoje.

Cannabis sativa
A liberação do uso da Cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha, para fins medicinais, pode ser aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que se reúne hoje. Na reunião da semana passada, os senadores da comissão pediram vista coletiva da proposta depois da apresentação do relatório da senadora Marta Suplicy.

Para escrever na pedra:
“Só se vence o ódio ou a indiferença com o poder da invenção do amor em dar inesperadamente muito mais do que foi pedido.” De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.