Encontro

Dino vai a encontro com representante de Bolsonaro em Brasília

Governador do Maranhão - junto com demais gestores do Nordeste - se encontrarão com Sérgio Moro, que representará Bolsonaro em encontro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Flávio Dino se posicionou a favor da militância partidária criticando o ex-colega de toga, Sérgio Moro
Flávio Dino se posicionou a favor da militância partidária criticando o ex-colega de toga, Sérgio Moro (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou agenda na reunião do Fórum de Governadores do Nordeste em Brasília. Pela programação do evento, o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL),participiraria do evento para estreitar conversa com os gestores da Região Nordeste do país. No entanto, ele decidiu que o ex-juiz da Operação Lava Jato e futuro ministro da Judtiça, Sérgio Moro, é que estsará presente ao encotnro com o gestores.
Os governadores do Nordeste, incluindo os atuais e os eleitos, se reúnem hoje, em Brasília, para ajustar as propostas apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, na semana passada. A ideia, segundo o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), é debater detalhadamente a pauta e fechar uma agenda única que será levada ao encontro de governadores, no dia 12 de dezembro.
Nessa reunião, Bolsonaro será representado pelo ministro indicado da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Pela votação e pelo posicionamento dos gestores - maioria de esquerda - o presidente eleito preferiu não comparecer à reunião.
“Somos parte da federação e queremos dialogar e integrar ações com o governo federal”, afirmou Dias, que já está em Brasília preparando a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste.

Maranhão
O governador do Maranhão, Flávio Dino, confirmou presença no evento após saber da agenda do presidente eleito, que designou o ex-juiz Sérgio Moro para tratar com os gestores do Nordeste.
Até o início da manhã de ontem, o secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, confirmou a participação de Dina na reunião com o presidente eleito., Jair Bolsonaro. No entanto, tempo depois resumiu a ida de seu chefe a Brasília somente ao encontro como demais governadores.
A postura do comunista se deu somente após anúncio que Bolsonaro não se reuniria com os gestores da Região Nordeste.
A votação no segundo turno da eleição presidencial seria o motivo para o presidente eleito não sentar à mesa com os governadores do Nordeste, cuja maoria pertece a partidos de esquerda,.

Encontro
Há menos de 10 dias, o comunista preferiu evitar o encontro de todos os governadores com Bolsonaro deixando sua reivindicação ao governador Wellington Dias (PT) do Piauí. Ele foi para Fortaleza para encontro com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Com a possibilidade da não participação de Bolsonaro da reunião com os governadores da Região Nordeste, Dino se sentiu mais confortável e confirmou sua ida ao encontro do Fórum de Governadores do Nordeste. l

Críticas

Mesmo sem a participação do presidente eleito Jair Bolsonaro, Flávio Dino terá que dialogar com o ex-colega de magistratura, Sérgio Moro, que foi criticado pelo governador do Maranhão em relação à decisão que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.