COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O ELENCO DO MUSICAL “MPB – A Era dos Festivais”, que será apresentado no palco do Teatro Arthur Azevedo, nesta terça-feira, em evento fechado para médicos convidados das empresas Dom, SuperClínica, CTR e Laboratório Gaspar
O ELENCO DO MUSICAL “MPB – A Era dos Festivais”, que será apresentado no palco do Teatro Arthur Azevedo, nesta terça-feira, em evento fechado para médicos convidados das empresas Dom, SuperClínica, CTR e Laboratório Gaspar

“A Era dos Festivais” no palco do Arthur Azevedo
Nesta terça-feira, desembarcarão na cidade os músicos e atores que integram o elenco do aclamado musical “MPB – A Era dos Festivais”, uma promoção conjunta das empresas de saúde Dom, CTR, SuperClínica e Laboratórios Gaspar, que realizam, pelo segundo ano consecutivo, a II Noite da Medicina Maranhense.
O evento, que este ano será realizado no Teatro Arthur Azevedo, é estritamente fechado para médicos convidados e tem como objetivo prestar uma homenagem àqueles que se dedicam a salvar vidas na sua prática profissional.
Além de coquetel e homenagem especial a dez médicos da cidade, os convidados serão brindados com esse espetáculo ainda inédito em São Luís e que é sucesso absoluto de público e crítica desde o seu lançamento,
no Rio de Janeiro.
O musical “MPB – A Era dos Festivais” celebra o repertório de ouro dos festivais dos anos 1960, que revelou nomes como Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo e vários outros.
Com direção musical do compositor carioca Edu Krieger, o elenco traz também Nina Wirtti, considerada uma “revelação fulgurante”. Em cena, um delicioso passeio por sucessos como “Arrastão” (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), “A Banda” (Chico Buarque), “Disparada” (Geraldo Vandré e Theo de Barros), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso), “Pra não dizer que não falei de flores” (Geraldo Vandré) só para citar os mais emblemáticos.

A MARANHENSE Denise Araújo, diretora geral da Academia Viva Água, ao lado de uma das maiores autoridades internacionais em segurança aquática: Stefen Langendorfer, que 24 anos após vir ao Brasil especialmente trazido pela Academia Viva Água, retornou a convite do ex-atleta Gustavo Borges, para participar do Encontro Internacional de Natação 2018, realizado no fim de semana, em São Paulo
A MARANHENSE Denise Araújo, diretora geral da Academia Viva Água, ao lado de uma das maiores autoridades internacionais em segurança aquática: Stefen Langendorfer, que 24 anos após vir ao Brasil especialmente trazido pela Academia Viva Água, retornou a convite do ex-atleta Gustavo Borges, para participar do Encontro Internacional de Natação 2018, realizado no fim de semana, em São Paulo

Provas do Enem
A exemplo do que ocorreu em todo o País, no domingo foi grande o corre-corre São Luís.
Eram os candidatos que se submeteram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que cumpriram a segunda
etapa do certame.
O transito na cidade virou um caos e apesar de as provas terem sido aplicadas à tarde, ainda teve gente que chegou atrasada e deu com a cara nos portões fechados.
Muitos derramaram lágrimas,
mas teve de aceitar.

Natal nos shoppings
Muito bonita a decoração natalina do São Luís Shopping. O destaque, entre outros elementos que encantam crianças e adultos, é um carrossel de renas do Polo Norte, que recebe as crianças para um divertido passeio.
Outro que também apresentou sua decoração foi o Rio Anil Shopping, que optou por um carrossel de valões, em alusão ao musical “O Mundo Bita”.
Além disso, há um circuito de aventura especialmente para as crianças que gostam de mais ação.

Concerto para crianças
Alunos e professores da Escola Eugênio Pereira assistiram, no fim de semana, a um concerto de piano na Escola de Música Lilah Lisboa.
O concerto beneficente aconteceu pela primeira vez em São Luís. E toda a verba arrecadada será direcionada para a organização da Oficina de Música da Escola Eugênio Pereira, em Paço do Lumiar, que contempla cerca de 400 crianças e adolescentes.
Foi por meio dos projetos de leitura e literatura incentivados pelas professoras e lideranças comunitárias que as crianças perceberem na delicadeza dos poemas, versos e histórias, uma maneira de superar as adversidades.
A forma criativa de repassar o conhecimento tem envolvido famílias inteiras e juntas levados a superar desafios.
A comunidade Eugênio Pereira reúne atualmente 700 famílias. São quase 400 crianças matriculadas no maior símbolo de resistência daqueles moradores.

Brasil em alta
Segundo dados do Global Destination Cities Index, realizado anualmente pela Mastercard, o Brasil está em 19º lugar dos principais países de origem de viajantes internacionais, liderado por Estados Unidos,
China e Alemanha.
Os brasileiros realizaram cerca de 6,5 milhões de desembarques com pernoites em destinos internacionais durante o ano passado, um aumento de 91% em comparação ao ano
de 2009, quando o índice
começou a ser elaborado.
Os gastos dos brasileiros fora do país seguiram essa mesma tendência e praticamente dobraram em nove anos, passando de US$ 3,13 bilhões para US$ 6 bilhões em 2017.
Dentre os destinos mais visitados pelos viajantes brasileiros estão Estados Unidos, Itália e Chile.

Jorge & Mateus no Blue Tree
Sempre elogiada em tudo o que faz, a Alegria Produções está atraindo todas as atenções depois que anunciou o show Jorge & Mateus Infinity,
confirmado para o dia 7 de dezembro, no Blue Tree São Luis. Um dos aperitivos será a banda Saia Rodada, outro convite para uma festa. Os ingressos
estão vendendo rapidamente.
Logo, quem ainda não adquiriu o seu, é melhor correr atrás, pois os mesmo são limitados.

TRIVIAL VARIADO
O jornalista Ribamar Corrêa e sua encantadora esposa Graça passaram os últimos dias festejando a chegada do quarto neto: Aurora Lete Correa, filha de Juliana e Pedro Ivo Correa.

O presidente eleito Jair Bolsonaro pede a Michel Temer que vete o reajuste de 16 por cento nos salários dos magistrados. O atual presidente pesa as consequências positivas e negativas para tomar a decisão. Não são poucas.

A maioria dos governadores eleitos, diante da penúria dos cofres, também faz o apelo sobre o reajuste aos ministros do STF, aprovado pelo Senado, querendo que não se estenda.

O médico oftalmo Heron Simões e Mariana foram vistos sábado na Oak Wine. O casal agendou Belém para o dia 22. Fará parte de um grupo maranhense que vai aplaudir o show de Marisa Monte naquela Capital.

Explico: a elevação do teto constitucional do funcionalismo público provoca impacto em cascata nos estados e nos municípios.

Bastou o anúncio de que as despesas das 138 representações diplomáticas no exterior passarão por pente-fino e veio a resposta: os funcionários do Itamaraty querem aumento de 33 por cento. O futuro governo não usará de diplomacia para dar a resposta.

A onda Bolsonaro fará com que o PSL, a partir de fevereiro, comece a preparar candidaturas às prefeituras. Não faltarão filiações e pretendentes a concorrer.
Aos que acreditavam que a Operação Lava-Jato perderia o impulso, o balanço da semana prova o contrário: a Polícia
Federal e a Receita Federal executaram 64 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão, envolvendo políticos, funcionários públicos, empresários, executivos e advogados em cinco Estados e no Distrito Federal.

Os quatro maiores bancos do País tiveram lucro adicional de 12,7 por cento de julho a setembro deste ano, em relação a 2017. O valor chegou a 18 bilhões e 435 milhões de reais.

Vários partidos fazem reuniões e avaliam os resultados das urnas. Para os que não se elegeram, surge a frase mais usada: o vencedor é o perdedor que não desistiu e tentou mais algumas vezes.

DE RELANCE

Save the date
Quem é quem na sociedade maranhense e que sempre é chamado para fazer parte do glamour que envolve os eventos com a marca desta coluna deve reservar esta data: 5 de dezembro de 2018, uma quarta-feira. É na primeira semana do último mês do ano, o maior e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís: a Confraternização de Fim de Ano em que iremos celebrar os 49 anos de jornalismo deste Repórter PH e o 39º ano de circulação do PH Revista.

Save the date 2
O palco dessa reunião de gala batizada de “Baile Mágico”, será o Palazzo Eventos, cujo salão será transformado num ambiente de esplendor, luxo e beleza para essa deslumbrante noitada de magia e encantamento. O tradicional evento de traje Passeio Completo, está sendo produzido com os mesmos cuidados de requinte e elegância que marcaram as festas anteriores, só para convidados e com atrações musicais de tirar o fôlego.

Jumentos em extinção
Uma pausa nas nossas querelas políticas para falar de um assunto sério. Dizem os ativistas da causa animal que algumas espécies exigem atenção especial por estarem ameaçadas de extinção, quase sempre por conta de uma ação mais irresponsável do que intencional do homem, mas no caso dos jumentos há um diferencial perverso: a ameaça é de extermínio por conta de uma ação deliberadamente assassina. Confere. É crescente nas redes sociais a indignação contra o intensivo abate de jumentos em frigoríficos de Miguel Calmon e Itapetinga, às vezes até 300 por dia em cada. Suscita a pergunta: que mal fez esta espécie de tantos e tão relevantes serviços prestados à humanidade para ter um destino tão cruel?

Bolsas e sacolas
Como a legislação brasileira proíbe o abate de jumentos para o consumo da carne, a crueldade se amplia. Os chineses que fazem o abate em Itapetinga, por exemplo, dizem claramente que só se interessam pelo couro, levado para a China como matéria-prima para bolsas, calçados e afins. Convenhamos, é algo que beira a estupidez nestes tempos em que se fabricam até próteses com outros materiais. Dia 25 próximo, um domingo, a Frente Nacional em Defesa dos Jumentos vai protestar. O grupo defende a criação de santuários para colocar os animais, mas, por agora, o fundamental é conscientizar. Claro que é.

Vai facilitar
O anteprojeto de consolidação das leis da administração pública federal será apresentado no dia 5 de dezembro. Trata-se do primeiro passo para que surja o Código de Direito Administrativo. Atualmente, a legislação fica dispersa, dificultando consultas. Equipe de 15 juristas se empenha na tarefa.

Age em silêncio
Não foi com a chegada de Michel Temer ao poder que a esquerda panfletária e empedernida deixou o Ministério da Educação. Questões da recente prova do Enem comprovam. Se depender apenas deles, continuarão sem constrangimento dando as cartas no próximo governo. Mantêm-se fiéis ao ditado: há governo, sou a favor. Por baixo do pano, manipulam como querem.

Comemoração
A Vans, grife que faz a cabeça de jovens esportistas no mundo todo, comemorando seus 60 anos de sucesso, homenageia a Nasa com uma coleção de tênis e vestuário que marcaram as seis décadas da exploração espacial. A coleção Vans Space Voyager ainda não chegou a São Luís, mas foi lançada ontem no Brasil. Para as versões do old School, a Vans apresenta a icônica cor laranja.

Grandes burradas
No próximo mês, será lançado no Brasil, pela Editora BestSeller, Humanos, uma Breve História de como F*demos com Tudo, do inglês Tom Phillips. Na obra, as maiores burradas feitas pela humanidade. Entre elas, o fato de a árvore mais famosa e isolada do planeta, no Saara, ter sido derrubada, em 1973, por um motorista bêbado.

Para escrever na pedra:
“Perigoso é aquele que não tem nada a perder”. De Goethe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.