Técnicas

Bernardinho fala sobre liderança para empresários

Multicampeão proferiu palestra na noite quinta-feira,8, em São Luís, como parte da Semana Global de Empreendedorismo, que prevê ainda atividades nos dias 13 e 28 deste mês

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Bernardinho falou a empresários e universitários do curso de administração e de outras áreas
Bernardinho falou a empresários e universitários do curso de administração e de outras áreas (De Jesus)

SÃO LUÍS - Bi-campeão olímpico com a seleção masculina de vôlei e tricampeão mundial na modalidade, o técnico Bernardinho esteve em São Luís na noite de quinta-feira,8, para proferir palestra no Residencial Recepções, na avenida Mário Andreazza, no Turu, a empresários e universitários do curso de administração e de outras áreas. Em pauta, técnicas sobre liderança e dicas acerca das melhores formas de conduzir grandes grupos. O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo, organizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), cujas atividades ocorrerão até o fim deste mês.

Antes da palestra, o ex-técnico das seleções masculina e feminina de vôlei conversou com O Estado e destacou o segredo do sucesso da carreira, encerrada como gestor do esporte no início do ano passado após 23 anos. “Dedicação e, principalmente, honestidade. Sem estes dois mantras, sem estes dois requisitos, é impossível você vencer em qualquer setor de sua vida”, disse.

Autor da obra “Transformando Suor em Ouro”, que contou com o auxílio de escritores e jornalistas, como João Máximo, Bernardinho disse que ser líder é, antes de tudo, um dom e um ofício de suma importância para a sociedade competitiva. “Você que lidera uma empresa não pode exigir outra coisa que não seja resultado. E resultado com excelência. Para isso, devem ser dadas todas as condições necessárias. Se isso for feito, não há outra exigência a não ser que seja o resultado imediato”, afirmou.

Iniciativa

A vinda de Bernardinho a São Luís também foi possível pela iniciativa do Banco do Brasil. Para ele, é sempre um prazer interagir com grandes públicos. “Agradeço ao convite e a interação com o público de São Luís foi positivo. Perguntas que exigiram atenção especial e um carinho irrepreensível. Espero retornar outras vezes”, afirmou.

Para Felipe Mussalém, presidente da ACM, a vinda de Bernardinho simboliza o entendimento da instituição empresarial do momento vivido no país. “Trazer a experiência do Bernardinho para as empresas é reforçar a tese de que somente com dedicação e informação é possível vencer em qualquer ramo de negócio. Ele [Bernardinho] é um vencedor na vida, seja nas quadras ou em outros projetos pessoais”, disse.

Além de “Transformando Suor em Ouro”, Bernardinho também publicou “ Cartas a um jovem atleta – Determinação e Talento: O caminho da Vitória”. Casado com Fernanda Venturini, ex-atleta de vôlei, é pai de Júlia e Vitória e, ainda, de Bruno Rezende, filho de seu casamento com a ex-atleta Vera Mossa.

Frase

“Dedicação e, principalmente, honestidade. Sem estes dois mantras, sem estes dois requisitos, é impossível você vencer em qualquer setor de sua vida”

Bernardinho

Ex-técnico das seleções feminina e masculina de vôlei

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.