Ação social

Pacientes do CAPS Ad recebem atendimento odontológico

Foi realizada palestra sobre cuidados contra o câncer de boca e como detectá-lo, proferido por professores de Odontologia da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Pacientes receberam atendimento individual
Pacientes receberam atendimento individual (caps)

Em alusão ao Novembro Azul, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Odontologia, realizam na manhã de ontem palestra sobre cuidados contra o câncer de boca e como detectá-lo, assim como técnicas de escovação. Foi feita, ainda, avaliações individuais e encaminhamentos em diversas áreas da odontologia, como para próteses e endodontia.

O uso do cigarro, crack e outras substâncias são grandes provocadores de doenças bucais, daí a necessidade dos cuidados gerais com pacientes de forma humanizada vendo a saúde de maneira integrativa e multiprofissional. “Foram avaliados hoje 85 pacientes. Essas atividades contribuem com a autoestima e adesão do paciente no tratamento, evitando assim recaídas”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.

O CAPS é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. Segundo Cláudia Duarte, o novo CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

SAIBA MAIS

O CAPS AD está situado na Rua Conde D'Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, atendendo demanda espontânea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.