Mostra

Materialidades visuais em mostra na Galeria Trapiche Santo Ângelo

Artista plástico catarinense Pedro Gottardi apresenta, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, na Praia Grande, a mostra “Dilatação Corporal: Experiências de um corpo em expansão”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Obras que estão na exposição "Dilatação Corporal"
Obras que estão na exposição "Dilatação Corporal" (Dilatação Corporal )

SÃO LUÍS - Ressaltar o corpo como instrumento de manifestação é a proposta da mostra “Dilatação Corporal: Experiências de um corpo em expansão”, do artista plástico catarinense Pedro Gottardi, que pode ser conferida na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande), dentro da “Ocupação Trapiche #1”. A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

As obras de Pedro Gottardi mostram o visceral, a ação, o movimento, a energia, a constância e, principalmente, a dilatação de um corpo que se estende de um papel para a sua exterioridade. “O corpo é carne, músculo, vermelho e, por este motivo, sensível. As obras mostram a dilatação de um corpo que se estende de um tecido (suporte) para a sua exterioridade. Esta exposição é fruto de pesquisa, de um artista que busca encontrar em seu corpo possibilidades criativas para conseguir expressar tudo aquilo que está interiorizado dentro de si e, assim, compartilhar”, explica Pedro Gottardi.

São 13 obras, cujo processo de produção envolve performance, fotografia, edição gráfica, impressão sobre papel, interferência com aquarela sobre papel impresso, digitalização e impressão sobre tecido. As obras não usam molduras porque visam à expansão do corpo para a sua exterioridade e é permitido que sejam tocadas pelo público, possibilitando o diálogo do corpo do espectador com a obra.

Gottardi utiliza a performance como parte do processo poético na medida em que visualidades se cruzam e se criam. Ele faz uso de materialidades visuais para compor novos corpos. Na mostra, arte e vida dialogam em um discurso que o artista não distingue, uma vez que ele está na arte assim como a arte está nele.

Intercâmbio - O corpo é o ponto de partida da criação da mostra, que expressa ideias, desejos e emoções. “Esse é um trabalho interessante por falar do corpo, nossa maior arma de manifestação e promove o intercâmbio entre Santa Catarina e São Luís, graças ao edital de ocupação promovido pela Galeria Trapiche. A proposta da Ocupação é atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões", destaca a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

Pedro Gottardi nasceu na cidade de Brusque, em Santa Catarina. É acadêmico do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (FURB), artista plástico, ator, cenógrafo, escultor, performer e professor de arte. Ele integra do Grupo de Pesquisa em Artes e Estética na Educação da FURB e tem atuação local nos segmentos de arte, educação e produção cultural.

Serviço

O quê

Mostra “Dilatação Corporal: Experiências de um corpo em expansão”

Quando

Em cartaz até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h

Onde

Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.