Enem 2018

Deixou para estudar na última hora? Saiba no que focar na véspera do Enem

Diretor do Curso One dá dicas a quem quer estudar até o último segundo; além de ter um conteúdo extenso a ser estudado, Enem possui regras que podem desclassificar candidatos caso não sejam cumpridas, como o horário

Lucas Veira / Imirante.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
candidatos do Enem estão na reta final de estudos no Curso One
candidatos do Enem estão na reta final de estudos no Curso One (curso one)

As primeiras semanas de novembro definirão o futuro de mais de 5,5 milhões de estudantes que sonham entrar na faculdade por meio de vestibulares, SiSU, ProUni e FIES, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - o famoso Enem. Por isso, a maioria esmagadora dos candidatos se prepara ao longo de meses até os últimos minutos antes das provas.

Na verdade, muita gente leva ao pé da letra essa história de estudar até, literalmente, entrar na sala do exame. Mas será que isso ajuda? Para Henrique Paiva, diretor do Curso One, um dos cursos preparatórios mais procurados de São Luís, deixar para estudar tudo em cima da hora não ajuda muito.

Faltando tão pouco tempo para os fatídicos dias do Enem, o professor indica que é mais vantajoso para o aluno reforçar o estudo sobre tópicos que ele já estudou do que gastar energia tentando entender outros novos.

“Estudar nunca é demais, mas alguns vícios podem atrapalhar. Quanto mais perto da prova, o ideal é não tentar aprender novos conteúdos, mas só revisar os que já foram estudados. Também é interessante que o aluno possa responder provas antigas para se familiarizar com o estilo de questão que costuma cair nessa prova, seja para o Enem, seja para o vestibular da Uema ou de outras instituições”, explica Paiva.

Além de todo o conteúdo a ser estudado, o professor alerta que ter equilíbrio emocional faz toda a diferença durante a prova. “Costumo frisar que os três pilares de um aluno são o intelectual, emocional, físico e espiritual. É importante tomar cuidado com alimentação e sono, por exemplo. O aluno deve revisar o conteúdo, mas também procurar ter saúde emocional, evitar ansiedade, nervosismo, desespero. A gente que lida com esses alunos sabe que todo ano acontecem muitas coisas nas vésperas das provas, mas é fundamental também cuidar desses aspectos”, explica.

Segundo o diretor do Curso One, deixar para estudar na última hora diz muito sobre onde o aluno quer chegar. Para ele, o perfil de estudo que o aluno incorpora para si influencia diretamente nos resultados e na vida que terá da data do vestibular em diante.

“Existe uma diferença entre o aluno insistente para o persistente. O insistente não desiste, mas sempre age da mesma forma. O persistente também não desiste, mas sempre está tendo novas estratégias, é mais consciente das próprias fraquezas, tenta melhorar. Geralmente, o persistente se prepara tanto que acaba tendo a oportunidade de escolher o curso em que deseja entrar, porque seus resultados são melhores. O insistente faz de qualquer jeito e entra para o curso que dá”, diz Paiva.

O Enem, além de ter um conteúdo extenso a ser estudado, possui regras que podem desclassificar candidatos caso não sejam cumpridos. É o caso do horário, do tipo de caneta, proibição do uso de qualquer tecnologia durante a prova, etc.

“Este ano, o horário de verão vai começar exatamente no primeiro domingo do Enem. É importante, também, que o aluno visite o local da prova dias antes para verificar o tempo desse percurso, leve em consideração os engarrafamentos e saia de casa cerca de três horas antes das provas. Leve sua água e sua caneta, ambas sem rótulos”, aconselha o diretor do Curso One.

SAIBA MAIS

Provas Enem 2018
As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos. Em outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que informa o local de prova do Enem.
Dia 4/11: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas; Redação.
Dia 11/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Horários do Enem
Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h (novidade) no segundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.