Projetos e atividades

Sesc semeia o lazer e bem-estar com qualidade e alegria

Instituição vinculada ao Sistema Fecomércio no Maranhão é referência em atividades dirigidas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Parque aquático do Sesc Turismo é uma das atrações de lazer ofertadas pela instituição em São Luís
Parque aquático do Sesc Turismo é uma das atrações de lazer ofertadas pela instituição em São Luís (sesc)

O ritmo extremamente acelerado impresso às pessoas, seja no trabalho ou no dia a dia, tem incidido sobre o corpo e a mente da população e contribuído para o crescimento do estresse, ansiedade e depressão. Investindo na saúde e bem-estar, o Sesc, instituição vinculada ao Sistema Fecomércio, é referência em atividades e programações que primam pelo lazer e qualidade de vida, oferecidas principalmente aos trabalhadores do comércio, de bens, serviços e turismo e seus dependentes em suas unidades e em espaços públicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, o estresse atinge cerca de 90% da população no mun­do, seja ele físico, mental, psicológico ou de qualquer outra natureza. O Brasil ocupa a segunda colocação em um ranking comparativo entre dez países, perdendo apenas para o Japão, de acordo com o último levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma - Brasil). A mesma corporação detectou ainda que nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante, assim como metade (47%) sofre de algum nível de depressão.
Confrontando essas estatísticas, o Sesc desenvolve projetos para a prática de atividades esportivas, de recreação e de lazer para todas as idades, assim como ações que permitem redescobrir a cidade e o prazer de desfrutar de momentos agradáveis ao lado da família e amigos. Com uma vasta agenda de modalidades físico-esportivas e eventos, buscar o equilíbrio, manter a saúde e proporcionar bem-estar são importantes metas para a instituição.
“O pilates trouxe muitas melhoras à minha movimentação e estabilidade física. Eu passei por vários processos, inclusive por fisioterapia, e essa excelente prática só veio agregar e não apenas fisicamente, mas também socialmente. A inclusão está aqui e sou uma das que o Sesc possibilita buscar essa qualidade de vida”, declarou Eliane Louredo, 35 anos, cliente da Unidade Sesc Deodoro.
Transformando vidas e desenvolvendo a autonomia como forma de cidadania por meio da educação esportiva, o Sesc recebeu em 2003 a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Com variadas atividades físicas e esportivas, no Maranhão, só no primeiro semestre de 2018 beneficiou mais de 110 mil pessoas, proporcionando o aperfeiçoamento da aptidão física e o aprendizado de práticas da cultura corporal permeados por valores educativos.
Projetos como o Circuito Sesc de Corridas, que aconteceu no domingo, 21, alcança toda a sociedade e leva os benefícios da prática esportiva para todos os públicos, com um trabalho inclusivo que contempla também pessoas com necessidades especiais.
Para além do movimento, o riso e a descontração são fatores essenciais no quesito lazer. Proporcionando entretenimento por meio de práticas lúdicas, atividades socioculturais, educativas e multidisciplinares também fazem a alegria de trabalhadores do comércio, de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral.
E para quem está desfrutando do seu merecido descanso após anos de trabalho, o Sesc reserva uma programação toda especial. Seja no Grupo Social de Idosos (GSI) ou em animados eventos e encontros realizados durante todo o ano, o objetivo é ganhar mais vitalidade e entusiasmo para enfrentar o dia a dia, além de fazer novas amizades e superar seus limites.
E é dessa forma que o Sesc segue contribuindo para mudanças de hábitos, novas experiências e escrevendo páginas de conquistas nas histórias de vidas de milhares de pessoas. Democratizando o acesso ao lazer, a instituição tem cumprido a sua proposta por meio de um trabalho humanizado, resgatando valores, plantando a inovação e melhoria no âmbito individual e coletivo.

Mais

Missão
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.

Visão
Ampliar o reconhecimento do Sesc pela sociedade, como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.