A prevenção ao câncer de mama é um assunto que tem sido muito discutido neste mês em São Luís. Ontem, servidores municipais e estaduais deram prosseguimento às ações alusivas à campanha Outubro Rosa na Feirinha São Luís, montada na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico. A programação começou por volta das 8h, com distribuição de material informativo, simulação do exame de toque e dicas sobre alimentação saudável.
“Mais uma vez, estamos voltando à feirinha para chamar a atenção das pessoas sobre o câncer de mama e em prol da conscientização e combate a essa doença. Nós damos orientações, ensinamos a fazer o autoexame direcionamos para a realização da mamografia, tudo de acordo com as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer”, frisou Cleidemar Fonseca, coordenadora municipal da Assistência Materno Infantil.
Alimentação
A ação deu ênfase à alimentação saudável como forte aliada da prevenção ao câncer, conforme explicou a nutricionista Pâmela Nunes, coordenadora municipal de Nutrição da Atenção Básica. “Nós estamos dando exemplos de alimentos que podem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados. Afinal, os alimentos podem prevenir doenças e também o câncer de mama”, disse.
A proposta da campanha “Outubro Rosa”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, além de contribuir para a redução da mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações. É por esse motivo que durante este mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover e indicar a adesão ao movimento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.