São Luís – O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), realizou nesta quinta-feira, 29, o encerramento do outubro rosa – mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo do útero. A programação começou às 9h30 e contou com palestras, atividades recreativas de maquiagem, cabelo, além de exames clínicos e distribuição de lembranças para as participantes.
De acordo com o coordenador do Centro CAPS-AD, Marcelo Soares, as atividades buscam promover a saúde física e mental das mulheres
“Tivemos palestras sobre o câncer de mama, atividades para promover a autoestima delas, como maquiagem, lavagem de cabelo, design de sobrancelhas, exames clínicos, além da distribuição de lembranças para todos as pacientes e funcionárias”, contou Marcelo, em entrevista para O Estado.
Ele disse ainda, que o número de mulheres usuárias de drogas é crescente, segundo Marcelo, a cada 3 dependentes 1 é mulher. “Infelizmente por questões relacionadas a hormônios e constituição física as usuárias são mais afetadas pelo consumo de substâncias, além de terem mais dificuldades em aceitar o tratamento, por medo do estigma social, e por muita das vezes não poder deixar suas obrigações domésticas para se internarem”, frisou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.