Abandono

O Complexo Esportivo da Cidade Operária necessita de cuidados

Espaço, que deveria ser usado por atletas e moradores, está cheio de lama, lixo, mato e não possui iluminação

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Espaço está abandonado pelo poder público
Espaço está abandonado pelo poder público (complexo CO)

Matagal, lixo, animais morto, falta de iluminação, odor insuportável, lama, pistas e campos destruídos. Este é o cenário atual do Complexo Esportivo da Cidade Operária, localizado na Unidade 105, daquele bairro. Segundo os moradores, a área, que deveria ser usada por esportistas e de lazer para comunidade, está servindo de ponto de concentração para usuários de entorpecentes, principalmente, no período noturno.

A pista de bicicross está cheia de buraco e ainda há entulho e lama. O presidente da Federação de Bicicross do Maranhão, Ildouglas Mascarenhas, frisou que esses problemas dificultam a realização das competições dos atletas e até mesmo o treino. Além disso, eles são obrigados a enfrentar a escuridão, porque a iluminação é precária nesse local.

Ildouglas Mascarenhas disse que a federação enviou uma solicitação as autoridades competentes para resolver essa problemática há dois anos, mas até o momento não obtiveram nenhuma resposta.

Ele também afirmou que durante o período chuvoso, os esportistas deixam de treinar, porque a pista não é afastada e fica cheia de lama como ainda há os buracos. “Existem pistas de bicicross em outras cidades afastadas, então, o atleta acaba treinando o ano inteiro e isso contribuem para que tenha um bom resultado em relação aos esportistas do Maranhão”, denunciou o presidente.

Mais precaridades
A quadra poliesportiva desse complexo poliesportivo também apresenta precaridades e precisa de reparo urgente. Segundo Carlos Almeida, que é morador do bairro, quando foi inaugurado o espaço servia para muitos atletas treinarem e servia como área de lazer para a comunidade. No momento, há presença de usuários de droga no decorrer da noite e madrugada.

Ele também disse que o campo de futebol, apesar da conservação feita pela comunidade, apresenta problemas. Há buracos e lama, principalmente, no período chuvoso e as partidas acabam sendo suspensas.

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) informou, em nota, que está em andamento um projeto de requalificação do espaço a ser realizado em parceria com outras instituições. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) fará uma vistoria técnica no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.