Violência

Dois adolescentes foram executados a tiros no bairro João Paulo

Um total de quatro menores de idade já foi assassinado durante este mês na Ilha e, segundo a polícia, a maioria desses crimes pode ter participação de integrantes de facção criminosa

Ismael Araújo/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Um dos menores mortos a tiros na rua da Cerâmica, no João Paulo
Um dos menores mortos a tiros na rua da Cerâmica, no João Paulo (adolescente morto João Paulo)

SÃO LUÍS - A polícia ainda ontem não havia efetuado a prisão dos acusados de ter executado Luís Araújo Santos Chagas Neto, de 15 anos, e Glauberth Fernandes Chagas, de 17 anos, durante a noite da última quarta-feira (17), na rua da Cerâmica, no bairro João Paulo. Somente este mês, já foram assassinados quatro adolescentes na Região Metropolitana de São Luís e, segundo a polícia, a maioria desses casos teve a participação de integrantes de facção criminosa.

Ainda de acordo com a polícia, dois “faccionados” do Bairro de Fátima são os principais acusados do duplo homicídio no João Paulo. Eles, ao encontrarem as vítimas nas proximidades de uma obra abandonada na rua da Cerâmica, efetuaram vários tiros. Muitos moradores chegaram a ouvir o barulho dos disparos e ficaram com medo de serem também baleados dentro de suas residências.

Os dois adolescentes foram baleados e um deles morreu no local. A outra vítima, alvejada nas costas, foi levada pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Socorrão I, no Centro, onde passou por tratamento cirúrgico, mas logo após, veio a falecer.

Guarnições da Polícia Militar e equipes da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) estiveram no local do crime, onde chegaram a falar com algumas testemunhas. Alguns moradores chegaram a declarar que os suspeitos fugiram em direção ao bairro do Coroado em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas.

As equipes da SHPP e do 2º Distrito Policial, coordenado pelo delegado Joviano Furtado, estão investigando o caso, mas até o começo da tarde de quinta-feira, 18, não havia registro de prisão dos acusados. Já os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, onde foram periciados e, logo após, liberados para os familiares.

Outras mortes
A polícia informou que Roberth Vilela de Jesus, de 14 anos, foi morto apedrejado ao transitar por uma das ruas do bairro da Cidade Olímpica, na noite do último dia 2, por homens, não identificados. O corpo do menor ficou ensanguentado e havia marcas de violência na cabeça, incluindo o ouvido.

No local, havia pedras e papel e a parede de uma das residências estavam sujos de sangue. O caso está sendo investigando pela equipe da SHPP e há informações de que esse crime teria sido praticado por integrantes de facção criminosa desse bairro. A vítima residia no Residencial Tiradentes.

Confronto

Também um adolescente, de 16 anos, foi morto durante confronto entre policiais militares e faccionados ocorrido no último dia 10, no Mojó, em São José de Ribamar. Além do menor de idade, também foram mortos Adriano de Oliveira Silva, de 20 anos; Gleison Santos da Silva, de 20 anos; Kailson Rebouças Almeida, de 20 anos, e Cleilson da Silva dos Santos, de 18 anos.

O coronel Aritanã Lisboa, comandante do Policiamento de Área Metropolitana II, informou que a polícia recebeu uma denúncia que havia criminosos instalando o clima nessa localidade, principalmente, realizando assaltos, comercializando entorpecentes e homicídios.

Os militares foram deslocados para esse local onde foram recebidos a tiros. Houve confronto entre os policiais e bandidos. Durante o tiroteio, os criminosos foram baleados e morreram ao dar entrada no hospital. Em poder dos bandidos, foram apreendidos uma arma de fogo, um colete balístico com brasão da Polícia Civil, munições, garruchas, maconha, cocaína e produtos oriundos de roubo.

Números

2 adolescentes foram executados no João Paulo

4 menores de idade já foram assassinados durante este mês na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.