Via comercial

Obras da Rua Grande avançam e serviços entram em fase final

O superintendente do Iphan/MA, Maurício Itapary, e o prefeito Edivaldo vistoriaram as obras na mais tradicional rua do comércio da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Trecho de obras da Rua Grande que se encontra em fase de conclusão, conforme cronograma
Trecho de obras da Rua Grande que se encontra em fase de conclusão, conforme cronograma (Divulgação/obra)

SÃO LUÍS - Obras da Rua Grande avançam e serviços de acabamentos chegam à segunda quadra da via. O prefeito Edivaldo e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, estiveram na noite de terça-feira,16, vistoriando mais uma vez as obras de requalificação urbanística da Rua Grande.

As obras, que integram o conjunto de intervenções urbanísticas do Centro Histórico realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, avançam no cronograma de execução. Esta semana, as obras de acabamento na segunda quadra estarão concluídas.

Para esta semana, está previsto também o início dos serviços de concretagem da terceira e da quarta quadras. Os trabalhos de finalização também avançaram para a Rua de Santaninha, que corta a Rua Grande, na altura das Lojas Americanas.

Durante a vistoria o prefeito falou sobre a importância da obra. "As melhorias que estão sendo realizadas no Centro da capital beneficiam tanto quem trabalha no centro comercial, quanto o público consumidor, pois requalifica uma área muito importante para o comércio e o turismo local. Nossa cidade vai ganhar muito com esse trabalho, executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, de forma a gerar emprego e renda não apenas durante as obras, mas também depois, com o aquecimento da economia da cidade", afirmou o prefeito Edivaldo.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do secretário de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade; do presidente do Instituto Municipal de Paisagismo Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho; e do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Maranhão (Sinduscon/MA), Fábio Nahuz, o prefeito Edivaldo e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, percorreram todo o trecho em obra e conversaram com operários e engenheiros responsáveis pela serviço.

Raqualificação

A segunda quadra, que já conta com calçada e instalações concluídas, recebe, desde o fim de semana, serviços de pavimentação, com instalação de bloco intertravado na área central. A requalificação urbanística vai atingir os 800 metros de extensão da rua Grande e parte das ruas transversais, com rampas de acesso no mesmo material de pavimentação.

Na quinta quadra, estão sendo realizados os trabalhos de demolição e remoção do pavimento em paralelepípedo e substituição das redes subterrâneas de água e esgotos e também da rede elétrica.

A requalificação urbanística da Rua Grande no sentido Deodoro - João Lisboa, a partir da Rua do Passeio, foram iniciadas em abril deste ano. A superintendência do Iphan e a Prefeitura de São Luís vêm acompanhando de perto os trabalhos. Pelo cronograma de execução, a requalificação da Rua Grande estará concluída no primeiro semestre de 2019. Segundo avaliação do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, até o fim deste mês de outubro pelo menos mais três quadras estarão concluídas.

Impacto

Em contato com as entidades empresariais, como Câmara de Diretores Lojistas e Associação Comercial do Estado do Maranhão, o Iphan e a Prefeitura têm buscado reduzir ao máximo o impacto ambiental e econômico das obras.

"Estamos em contato permanente com as entidades empresariais que estão apoiando o trabalho de requalificação da principal rua de comércio da cidade", explica o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. Segundo Maurício Itapary, até dezembro serão entregues seis quadras totalmente concluídas da mais tradicional rua do comércio da cidade.

Há 20 anos atuando no comércio da Rua Grande, Lene Araújo, da lojas Ousadia, conversou com o prefeito sobre a obra. Elogiou a iniciativa e mostrou esperança na conservação do espaço. "Há muito tempo esperamos esta obra. É um trabalho complexo, estamos observando, principalmente quando se trata de redes subterrâneas. O transtorno será compensatório", destacou a lojista. Antes do início das obras nas quadras, o Iphan tem mantido reuniões com os lojistas para informar sobre o cronograma de execução e os benefícios futuros.

Serviços

Após concluir os serviços da primeira quadra, o Iphan deu início ao acabamento da segunda etapa, que compreende mais um trecho da Rua Grande e a pavimentação da primeira transversal. Paralelamente, as equipes de trabalho adiantam as instalações de sistemas de esgoto, água e drenagem fluvial e elétrica nas demais quadras. Estes serviços estão sendo concluídos em mais duas quadras, na direção da Praça João Lisboa.

As obras de requalificação das Praças Deodoro, Pantheon e alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, e da Rua Grande representam o maior investimento realizado na região do Centro nas últimas três décadas. Durante as obras estão sendo gerados pelo menos mais de 500 empregos diretos. As equipes têm trabalhado com mais intensidade no período noturno para evitar maiores transtorno à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.