Reta final de preparação

Cursinhos triplicam jornada e alunos madrugam nos preparos para o Enem

Quem sonha com uma vaga no ensino superior enfrenta jornada de até 14 horas de revisão de disciplinas por dia; mas há aqueles que resolveram reduzir a carga de estudo para se manter relaxados para as provas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Rotina de estudos em cursinhos e em casa é reforçada para o Enem
Rotina de estudos em cursinhos e em casa é reforçada para o Enem (enem cursinho)

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 - que acontecerá dias 4 e 11 do próximo mês -, estudantes de São Luís decidiram dobrar a carga de estudos. Alguns deles estão inclusive trocando o dia pela noite e fazendo exercícios de diferentes disciplinas “madrugada adentro”. Para dar conta de tanta demanda, cursinhos da Ilha triplicaram jornada.

Em uma instituição preparatória do Centro, por exemplo, as turmas vespertinas - que há um mês registravam vagas - não podem receber novos alunos. No cursinho, há algumas vagas somente para a manhã e noite. O “intensivão” foi tão necessário que professores estão dando aulas aos sábados e domingos, em dois turnos.

Se as turmas permanentes estão cheias, há poucas vagas para as revisões de véspera, tradição de grandes seletivos da cidade. Em determinados locais, alunos estão até sendo dispensados ou orientados para estudar em suas residências.
Ontem, O Estado esteve visitando um cursinho na cidade e constatou que há grande demanda de alunos. “Eu tive de fazer a minha inscrição com mais de três meses de antecedência, para estar aqui hoje [ontem]”, disse Ingrid Morais, de 17 anos, que quer uma vaga para o curso de Medicina.

Este também foi o caso da candidata Darielly Vitória Gusmão, de 17 anos. Ela vai se submeter ao seu terceiro Enem. Nos outros dois, ela obteve pontuação mínima para uma vaga no curso de preferência, Direito. No entanto, como não havia concluído o ensino médio, teve de esperar. “Este ano, estou terminando o terceiro ano e, se Deus quiser, vou conseguir a minha aprovação”, disse.

Ela contou ainda que inicia sua rotina de estudos pela manhã, na escola. À tarde, vai para o cursinho e à noite, após o jantar, recomeça a revisão das matérias. “Nos últimos dias, estou indo dormir 2h, 3h para acordar 6h, 6h30. Durmo pouco, mas sei que é um sacrifício em prol da aprovação”, afirmou.

Relaxar
Se determinados candidatos preferem intensificar os estudos, outros estão reduzindo o ritmo. Este grupo é adepto da tese de que, faltando pouco tempo para as provas, o ideal é relaxar e confiar no planejamento executado de revisões ao longo dos últimos meses. É o caso de Jamyle Soares, de 18 anos. Ela quer uma vaga no curso de Fisioterapia. “Normalmente, nestas horas, começa a bater o desespero e muita gente estuda até cansar. Eu penso o contrário e o que eu já tinha que estudar, já foi. Agora, é somente a hora da revisão e esperar a prova”, afirmou.

Datas Enem
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a lista com os locais de prova estará disponível a partir do próximo dia 22. No dia 4 de novembro, de acordo com o cronograma inicial, os alunos se submeterão às provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, além da redação.

No domingo seguinte, 11, será a vez da aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os gabaritos deverão estar disponíveis a partir do dia 14 do próximo mês e em janeiro do ano que vem será divulgado o resultado final.

SAIBA MAIS

No início deste mês, o Grupo Mirante - com o objetivo de auxiliar estudantes que participarão do Exame - lançou o projeto “Revisão Enem” que traz conteúdos em diversas plataformas. Candidatos podem acessar conteúdos específicos publicados no Caderno Avance, de O Estado, nos dias 10, 17 e mais em 24 e 31 de outubro e 3 e 10 de novembro, e áudios e vídeoaulas no Imirante.com e na Rádio Mirante AM, toda quinta-feira das 22h às 23h, de hoje a 8 de novembro . Na reta final, dois aulões presenciais serão realizados no Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, nos dias 3 e 10 de novembro.

Cronograma

22/10 – Divulgação dos locais de prova
4/11 - Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação
11/11 - Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias
Janeiro/ 2019 – Divulgação do resultado final

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.