Política | Mesa Diretora

PDT quer manter o posto de vice-presidente na Assembleia

Eleito senador no dia 7, o deputado federal Weverton Rocha, presidente do partido no Maranhão, afirmou que tamanho da bancada dá à sigla a prerrogativa de exigir posto na Mesa Diretora
Ronaldo Rocha da editoria de Política17/10/2018

Superadas as discussões sobre a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2019/2020 - com a consolidação da reeleição do deputado Othelino Neto (PCdoB) para o comando da Mesa Diretora -, os deputados estaduais eleitos no dia 7 deste mês discutem agora a definição do posto de 1º vice-presidente da Casa.
O PDT, partido que atualmente ocupa a vaga [com a indicação de Fábio Macedo], quer manter o posto na Mesa Diretora e o comando de alguns dos principais colegiados do Legislativo, a exemplo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Nos bastidores, a articulação direta ocorre em torno dos deputados Rafael Leitoa, Glalbert Cutrim e Cleide Coutinho, viúva do ex-presidente do Legislativo, deputado Humberto Coutinho.
O deputado federal Weverton Rocha, senador eleito e presidente estadual da sigla no Maranhão, confirmou ontem à imprensa a articulação direta pela vaga na Mesa. Ele disse que os deputados terão de levar em consideração, na disputa interna, o tamanho da bancada eleita. O PDT elegeu sete deputados.
“A maior bancada naturalmente mantém os espaços”, afirmou.
Além de Rafael Leitoa, Glalbert Cutrim e Cleide Coutinho, a sigla elegeu os deputados Marcio Honaiser, Dr. Yglésio, Fábio Macedo e Ricardo Rios.
Na eleição do dia 7, o PDT obteve 439.624 votos, 13,51% do total dos válidos na disputa para a Assembleia Legislativa. Foi o partido que mais obteve votos do eleitorado maranhense.
Além de ocupar espaços na Mesa Diretora e de comandar as mais importantes comissões técnicas da Casa, o partido também guarda a expectativa de ter do Palácio dos Leões a indicação para a liderança do Governo. O nome de Rafael Leitoa é um dos cogitados para o posto.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte