CELEBRAÇÃO

Nossa Senhora Aparecida é celebrada por fiéis católicos

Para os fiéis, o dia é de reconhecimento e agradecimento à santa considerada pela igreja como Padroeira do Brasil; procissão realizada no Cohafuma e missas marcaram o dia

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS -Celebrações e homenagens foram prestadas nesta sexta-feira (12), em São Luís, a Nossa Senhora Aparecida, considerada, pela igreja católica, a padroeira do Brasil. Na Igreja da Sé, a liturgia feita pelo padre César Sousa destacou a importância da Santa para o cristianismo. Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro do Cohafuma, o ponto alto das homenagens foi a tradicional procissão.

A missa em comemoração ao dia da padroeira do Brasil tem um significado único para o catolicismo, como enfatizou o padre César Sousa. “A importância desse dia é muito grande para nós católicos, pois celebramos hoje a festa da mãe de Jesus e nossa mãe querida e amada, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida”, destacou.

Neste ano, o dia 12 de outubro marca 301 anos de aparição da imagem da santa nas águas do Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717 e, para seus fiéis, homenageá-la representa o reconhecimento ao seu papel na vinda de Jesus ao mundo, como contou o padre César Sousa.

“ Nossa gratidão a ela porque ela nos trouxe Jesus, o salvador. Se ela nos trouxe Jesus, o salvador, então ela também é muito importante por esse feito, porque ela disse sim ao projeto de Deus”, destacou.

Para os fiéis, o dia é de reconhecimento. O professor Jorge Luís Vieira destacou a representação de Nossa Senhora Aparecida para o povo brasileiro. “Fomos constituídos pela mistura de índios, negros e europeus. Ter a imagem de uma santa negra como padroeira do país é revolucionário, ainda mais por se tratar de um povo tão hostilizado”, ressaltou e se emocionou ao relembrar de como começou sua aproximação à santa.
“A minha mãe tinha alguns problemas de saúde e faleceu precocemente. Sinto muita falta dela […] e quando a gente perde a figura materna, tenta encontrar outra”, contou o professor, destacando sua fé e devoção. “Junto a ela busco forças”.

Além das celebrações realizadas na Igreja da Sé, o dia marcou o encerramento das festividades em homenagem a padroeira do Brasil, realizado na igreja de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, onde se deu a maior concentração de fiéis. A programação começou com a alvorada com queima de fogos às 6h30, seguida pelo Terço da Alvorada às 7h. A primeira missa foi celebrada às 8h pelo padre José Raimundo Trindade.

Às 16h30 de ontem, já era grande o número de fiéis na entrada da paróquia para dar início à procissão, o ponto alto do dia. Após a concentração, a imagem da santa - carregada em uma estrutura chamada pelos católicos de berlinda da misericórdia - percorreu as principais ruas do bairro Cohafuma. Os fiéis seguiram a santa cantando músicas de louvor e agradecendo por dádivas. Após a procissão, às 18h, foi celebrada, na área externa da paróquia, a missa de encerramento do festejo com a participação dos responsáveis por todas as pastorais e grupos católicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.