COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
LUIZ CARLOS Cantanhede Fernandes e Melina com Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá, que estão seguindo para uma circulada pelo interior da França, na companhia de Rose e Eli Medeiros (este, por sua vez, aproveita o outono europeu para comemorar sua nova idade degustando bons vinhos num bistrô da Provence)
LUIZ CARLOS Cantanhede Fernandes e Melina com Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá, que estão seguindo para uma circulada pelo interior da França, na companhia de Rose e Eli Medeiros (este, por sua vez, aproveita o outono europeu para comemorar sua nova idade degustando bons vinhos num bistrô da Provence)

João do Vale
Hoje é dia de celebrar a música e a poesia de João do Vale, o maranhense do século 20, que nasceu em 11 de outubro de 1933 e nos deixou em 1996.
Para lembrar a história dele e ao mesmo tempo integrar as festividades do mês das crianças, a escritora Andréa Oliveira, autora do livro João, o menino cantador, biografia do compositor para crianças, tem encontro marcado com leitores neste sábado, 13, às 15h, na livraria AMEI (Shopping São Luís).
A roda de conversa Arte e Infância em João do Vale contará com leitura do livro e audição de algumas canções do repertório do Poeta do Povo.

OS EMPRESÁRIOS Guido Azevedo e Priscila Vilarouca movimentaram a nova loja da Crocs na última terça-feira, com um coquetel para convidados. A marca é líder em calçados confortáveis e inovadores para homens, mulheres e crianças
OS EMPRESÁRIOS Guido Azevedo e Priscila Vilarouca movimentaram a nova loja da Crocs na última terça-feira, com um coquetel para convidados. A marca é líder em calçados confortáveis e inovadores para homens, mulheres e crianças

Questão de dosagem
No 1º turno, os debates entre os candidatos à Presidência da República foram substituídos por festivais de pegadinhas.
Perguntas de um minuto, respostas em dois, réplica em um minuto, tréplica em 45 segundos…
O confronto agora permitirá conhecer melhor os programas. Porém, não precisavam exagerar. Cinco debates em 12 dias caracteriza uma certa overdose. Os conteúdos vão se repetir até dizer chega.
Dá para imaginar que, de tanto se encontrarem, Bolsonaro e Haddad vão terminar ficando amigos…

Há pressa
O Tribunal Superior Eleitoral não pode esperar a chegada de 2020 para retomar a busca de uma forma de enfrentar as notícias falsas pelas redes sociais.
A explosão de boatos vai se repetir nas campanhas às prefeituras e câmaras municipais.
Grupo técnico de alto nível precisa trabalhar a partir de agora.

Mulheres na Câmara
Um número maior de mulheres ganhou espaço na Câmara dos Deputados.
Em 2014, 51 mulheres haviam sido eleitas para ocupar assentos na Câmara. Agora, foram 77, de um total de 513 deputados. Nenhuma do Maranhão.
Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral registrou 2,6 mil candidatas a deputada federal. Em 2014, foram 2,3 mil candidatas.
Mas o número sofreu uma variação importante entre os partidos.

Samba do Pinto
Mário Carneiro Júnior e sua turma do samba contam os dias para sábado chegar.
É que neste fim de semana eles celebrarão seis anos do projeto “Samba do Pinto”, com uma festa de bambas e bacanas no Praia Mar Hotel, na Ponta d´Areia, começando com sol a prumo e ao sabor de uma suculenta feijoada.
Grupos e cantores foram convidados para a celebração, numa espécie de ode ao gênero musical mais popular do Brasil.

Eleição na OAB Maranhão
Menos de um mês após a realização do segundo turno do pleito eleitoral, uma outra eleição será realizada no dia 23 de novembro. É para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão. Todos os advogados adimplentes com as anuidades poderão votar na escolha da gestão para o triênio 2019-2021, incluindo cargos de presidente e conselheiros. As inscrições das chapas interessadas em disputar o pleito devem ser finalizadas no dia 22 de outubro, 30 dias antes do pleito.

TRIVIAL VARIADO
O escritor José Jorge Leite Soares bateu o martelo e vai fazer a noite de autógrafos do seu livro “O contador de estórias”, dia 18, às 19h, no Espaço AMEI, no São Luís Shopping, em frente a Livraria Cultura.

Com a cláusula de barreira, que vai retirar os benefícios do Fundo Partidário e dos programas de propaganda em rádio e TV, começaram ontem as consultas sobre mudanças de siglas. Poucos parlamentares querem ficar no sereno.

Jair Bolsonaro já avisou que não vai pular a fogueira. Ou seja, ficará neutro nas disputas de 2º turno a governos estaduais, para não atrapalhar seu desempenho.

A 12ª Feira do Livro de São Luís será realizado de 16 a 25 de novembro, no Multicenter Sebrae e terá como tema “A Brasilidade na Cultura Contemporânea” e como patrono, Graça Aranha. As inscrições para quem deseja lançar livros estão abertas até o dia 22 de outubro.
De olho no fisiologismo, as direções nacionais do PSDB, Novo, DEM e PP não captaram o recado das urnas, e já decidiram pela posição de neutralidade entre as candidaturas de Bolsonaro e Haddad no segundo turno.

Pergunta que se faz em todas as rodas de conversas: quem voltará a acreditar nas profecias das pesquisas eleitorais?

Muito triste e revoltante o falecimento do senhor José Bernardino Ramos, vítima de latrocínio, na manhã de ontem. Ele era pai do promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos.

Todos – ou quase todos - os deputados estaduais reeleitos no Maranhão tiveram queda em suas votações.

DE RELANCE

PC do B por um fio
Segundo o Jornal do Brasil, o PC do B, uma das mais antigas legendas do país, está por um fio de escapar de se tornar uma das 12 legendas que podem ser extintas este ano. Como se sabe, os partidos precisavam eleger nove deputados em pelo menos um terço dos estados e 1,5% dos votos nacionais para ter acesso ao fundo partidário e horário de TV. O PC do B elegeu nove deputados e teve 1,35% dos votos.

PC do B por um fio 2
Por ironia do destino, um político acusado de corrupção é quem pode salvar o partido. Tudo depende agora da decisão da justiça sobre os votos do ex-prefeito de Juazeiro, Bahia, o “vaqueiro” Isaac Carvalho, que estão sub judice. Isaac foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia em maio de 2016 a ser inabilitado, por cinco anos, a exercer algum cargo ou função pública.

PC do B por um fio 3
O homem que pode salvar o PC do B, caso a justiça o absolva, foi acusado de desviar R$ 111,9 milhões da Lei Orçamentária de Juazeiro (BA), em 2009. Nas eleições, teve 100.549 votos para deputado federal. Caso tenha êxito, o PC do B alcançará 10 deputados federais no país, número necessário para ser mantido, ou a soma de 1,5% dos votos válidos nacionais.

Palestra em Portugal
O desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, inicia 2019 colocando os pés do outro lado do Atlântico. Ele foi convidado para proferir palestra, em Portugal, sobre “A Concretização dos Direitos Humanos na Administração da Justiça”, no I Congresso Global de Direitos Humanos, a ser realizado no período de 16 a 19 de janeiro. na cidade de Lamego. O evento tem como tema central “Novas Políticas de Cidadania e de Desenvolvimento Sustentável”.

Resposta dos nordestinos
A xenofobia contra nordestinos, aflorada com o fim da apuração dos votos para a Presidência da República – o resultado no Nordeste foi decisivo para levar o candidato Fernando Haddad (PT) ao segundo turno das eleições – gerou várias reações nas redes sociais, em resposta às agressões verbais que sugeriam a separação ou até o extermínio do povo da região. Aproveitando que em 8 de outubro se comemora o Dia do Nordestino, lançou-se a campanha “O Nordeste é maior do que qualquer preconceito”, que prontamente teve forte adesão dos maranhenses em curtidas e compartilhamentos.

Tranquilidade
Após o término da totalização dos votos no Maranhão, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Ricardo Duailibe, garantiu que o segundo turno presidencial, no próximo dia 28 de outubro, ocorrerá de forma mais tranquila. A redução no número de votos, de 6 para 1, a familiaridade do eleitor com seu local de votação e com a biometria, agilizarão o processo.

Em qualquer banco
A partir deste sábado (13), boletos vencidos com valor igual ou acima de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco, o que inclui caixas eletrônicos, sites e outros canais de atendimento. A regra, porém, somente vai valer para os documentos que já estiverem cadastrados na nova plataforma de cobranças desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Consumidores que não conseguirem pagar seus boletos devem entrar em contato com o emissor da cobrança, pois é possível que o documento não tenha sido cadastrado na plataforma. Caso isso ocorra, caberá à empresa realizar o cadastro do boleto ou indicar outra forma para o pagamento.

Vitória de Daniella
Presidente Dutra obteve um registro histórico no último domingo: pela primeira vez elegeu uma filha do município para exercer um mandato de deputada estadual. É a jovem e bonita Daniella Meneses Tema, neta de um dos grandes amigos de minha família naquela cidade, o saudoso Ribamar Meneses. Quem está desde ontem em São Luís comemorando a vitória de Daniella é o vereador André Jardins, que foi um dos seus mais entusiasmados cabos eleitorais. Outro conterrâneo que se elegeu deputado estadual foi Ciro Neto.

Para escrever na pedra:
“Se eu acredito em Deus? Mas que valor poderia ter minha resposta, afirmativa ou não? O que importa é saber se Deus acredita em mim”. De Mario Quintana, poeta e pensador gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.