Devoção

São Francisco é homenageado com atos de fé

Missas e procissões marcaram as comemorações, a exemplo do que ocorreu ontem nos bairros São Francisco e Liberdade

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Com procissão devotos homenagearam ontem São Francisco de Assis
Com procissão devotos homenagearam ontem São Francisco de Assis (Procissão/De Jesus)

SÃO LUÍS - Em celebração ao Dia de São Francisco de Assis, ontem, centenas de fiéis realizaram atos de fé em São Luís. Missas, procissões, quermesse e apresentações culturais marcaram as comemorações, a exemplo do que ocorreu na igreja do santo, no bairro São Francisco, e na Liberdade. Com o tema “A exemplo de Francisco, sejamos leigos missionários da paz”, este ano, a festividade completou 50 anos.

Por volta das 18h30, centenas de fieis se concentraram na comunidade Santo Antônio, na Ilhinha, e saíram em procissão, entoando louvores ao santo. Posteriormente, uma missa fopi celebrada pelo frei Clevis na Igreja Matriz, no São Francisco. Uma estrutura foi montada em frente a paróquia, inclusive com um telão, para atender a grande concentração de devotos

No bairro da Liberdade, em São Luís, também foi realizada uma procissão, missa campal e, por último, apresentações culturais. “São Francisco representa o zelo do evangelho. É a preservação de tudo que Deus criou. O ambiente e a vida. Vamos levar a mensagem, de que as pessoas devem zelar por suas vidas, pelo próximo e o ambiente em que vivemos”, explicou a professora Lizier Ferreira da Silva, de 51 anos.

História

São Francisco de Assis se tornou o santo dos Italianos, e aos 24 anos renunciou toda a riqueza para se dedicar a “Senhora Pobreza”.

Partindo em missão de paz em alegria ao Cristo pobre, casto e obediente, São Francisco trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza também é conhecido como o padroeiro dos animais.

O santo da humildade, da alegria, da pobreza e do amor à natureza. São Francisco de Assis é um dos santos mais representados artisticamente. Sua iconografia é bem diversificada, mas encontramos principalmente as seguintes representações: o santo aparece com o hábito marrom, claro ou escuro, com o cordão do hábito na cintura com três nós e também com o terço, a bíblia e o crucifixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.