Eleições

Eleições: ‘Lei Seca’ vigorará e 100% da frota de ônibus vai circular

A Portaria n° 742/2018 é válida para locais públicos ou de acesso público, das 18h de sábado (6) até 0h de segunda-feira (8); transporte público de São Luís funcionará com 100% da frota operando

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Ônibus vão circular normalmente no domingo (7), para garantir mobilidade aos eleitores em São Luís
Ônibus vão circular normalmente no domingo (7), para garantir mobilidade aos eleitores em São Luís (ônibus)

SÃO LUÍS - Com a finalidade de evitar transtornos e manter a tranquilidade nas eleições do domingo (7), duas medidas foram tomadas por órgãos de segurança e trânsito, visando assegurar o acesso às seções de votação. A “Lei Seca” foi determinada por portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), e 100% da frota de ônibus vai circular nas eleições, segundo nota da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

De acordo com a Portaria n° 742/2018, não serão permitidos, no Maranhão, a venda, o fornecimento e o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público, das 18h de sábado (6) até 0h de segunda-feira (8).

A portaria foi publicada na última segunda-feira (1°). O descumprimento dessa portaria caracteriza crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal Brasileiro (CPB), em que as providências serão adotadas segundo prevê a lei.

Contestação
A decisão está sendo contestada. O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Maranhão (Sindetur/MA) encaminhou solicitação à SSP-MA para que a portaria seja revogada, alegando que a decisão prejudica o funcionamento, faturamento e empregabilidade das empresas de turismo (bares, restaurantes, cafés, churrascarias, boates, casas de shows, parques aquáticos, organizadores de eventos, pousadas, hotéis, lanchonetes, etc) do estado.

Frota de ônibus
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) garantiu, por meio de nota, que o transporte público de São Luís funcionará com 100% da frota operando no domingo (7).
O órgão ainda acrescentou que não haverá alterações no trânsito da capital e que agentes atuarão ao longo do dia em pontos estratégicos, com a finalidade de orientar o fluxo de veículo nos principais corredores da cidade.

Saiba Mais

O que diz o art. 330 do Código Penal Brasileiro (CPB)
O artigo 330 do Código Penal tipifica o crime de desobediência, o qual consiste em “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, cuja pena é de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. Trata-se de uma questão de tutela da Administração Pública, objetivando a manutenção da autoridade e do respeito devidos às ordens legais emitidas pelos funcionários públicos em geral.

Fique por dentro

- O primeiro turno das eleições 2018 acontece neste próximo domingo (7 de outubro). O segundo turno, caso houver, está marcado para o domingo, dia 28 de outubro.
- A votação começa às 8h e termina às 17h, no horário de Brasília. Essas eleições serão para eleger ou reeleger senador, deputado federal, deputado estadual (deputado distrital no Distrito Federal), governador e presidente. Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar.
- O eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.