Capoeira

Homenagem a um ícone da capoeira

Exposição “Mestre Patinho – Imaterialidade”, em homenagem a Antônio José da Conceição Ramos, será aberta hoje, às 18h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão; evento é parte da programação do aniversário de 65 anos de Patinho, falecido ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Mestre Patinho é considerado uma referência na capoeira do Maranhão
Mestre Patinho é considerado uma referência na capoeira do Maranhão

SÃO LUÍS- Como parte da programação em homenagem a Antônio José da Conceição Ramos, o Mestre Patinho, falecido em 11 de junho de 2017, e que se vivo estivesse completaria 65 anos, será aberta hoje, às 18h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol), a exposição “Mestre Patinho - Imaterialidade”, dando a largada para diversas atividades que acontecerão até sexta-feira (14).

Antes da abertura da exposição, sob a curadoria do jornalista e professor de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão Bruno Ferreira, haverá, às 17h30, salva de caixas do Divino Espírito Santo. E logo após, roda de conversa com os mestres Lua Rasta, Elma e Fred. O encerramento do evento, às 21h, será com música no Centro Cultural Mestre Patinho, seguindo-se uma de roda de capoeira.

“Essa exposição resulta de um projeto de pesquisa a partir de um edital de Patrimônio Imaterial da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, da qual ele chegou a participar e consiste de um vídeo de 27 minutos, mostra de imagens e um jogo de memória a partir de manuscritos. É uma homenagem a esse importante mestre, um ícone da capoeira não somente no Brasil, mas também em outras partes do mundo”, destacou Bruno Ferreira.

Além da abertura da exposição, o Centro Cultural Mestre Patinho (Rua São Pantaleão) também está realizando a “II Semana da Patifericidade”, que acontece no mesmo período, no pátio do Museu, em frente à galeria onde acontece a exposição. O nome “Patifericidade” vem de seu personagem carnavalesco “Sapatífera”, como forma de exaltar sua irreverência e dedicação à cultura popular maranhense.

O evento conta com as participações especiais do Mestre Lua Rasta, reconhecido mestre baiano e discípulo de mestre Canjiquinha; da Mestra Elma, aluna de mestre Patinho que desenvolve atividades de capoeira em Porto Alegre, Brasília e em Florianópolis; e Mestre Fred, também discípulo de Patinho e parceiro do Centro Cultural. Amanhã, a partir das 18h, haverá oficinas de Mestra Elma e Mestre Fred, e logo após, roda de capoeira. No dia 14, data de nascimento de Mestre Patinho, acontecerá, às 18h, a oficina com Mestre Lua Rasta, seguida por roda de capoeira e um cortejo que vai até o Centro Cultural Mestre Patinho, onde terá prosseguimento a programação cultural, com apresentações de tambor de crioula, do Bumba Meu Boi da Fé em Deus, Bloco Afro Netos de Nanã e discotecagem da DJ Vanessa Serra.

Primeira turma do Centro Cultural Mestre Patinho
Primeira turma do Centro Cultural Mestre Patinho

História
Mestre Patinho, Antônio José da Conceição Ramos, ludovicense, ícone da capoeira maranhense, faleceu no dia 11 de junho de 2017, quando já contava com 63 anos e mais de 50 anos atuante na capoeiragem. O início de sua trajetória na década de 1960, aos 9 anos de idade, está interligado ao que ficou conhecido como “reaparição da capoeira no Maranhão”. Desde então marcou a capoeiragem de forma determinante, ao ponto de que grande parte dos grupos hoje existentes em São Luís o ter como referência, além de ser reconhecido nacional e internacionalmente.

O Centro Cultural Mestre Patinho, casa cultural iniciada por ele há 18 anos em sua própria residência, após sua passagem, segue dando continuidade aos estudos coletivos que desenvolveu por meio de sua metodologia denominada “Consciência pelo movimento”. Para marcar a importância deste mestre de capoeira no âmbito da cultura maranhense, integrantes do Centro estão realizando, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol), um conjunto de atividades na semana em que ele completaria 65 anos.

Serviço

O quê

Exposição “Mestre Patinho – Imaterialidade”, seguida de vasta programação

Quando

Hoje (abertura), às 18h

Onde

Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol)

Programação da semana

Hoje

17h30 – Abertura da exposição com salva de caixas do Divino Espírito Santo

18h00 – Apresentação da exposição Mestre Patinho – Imaterialidade, com Bruno Ferreira

18h15 – Conversa com os mestres convidados

20h – Musicalidade Centro Cultural Mestre Patinho seguido de roda de capoeira

Amanhã

18h - Oficina Mestre Fred

19h - Oficina Mestra Elma

20h - Roda de capoeira

Sexta-feira

18h – Oficina com Mestre Lua Rasta

19h – Roda de capoeira

21h – Cortejo até o Centro Cultural.

21h30 – Programação Cultural (discotecagem com Vanessa Serra, tambor de crioula, bumba boi da Fé em Deus, bloco afro Netos de Nanã, espaço aberto para performances e exposição de artes de capoeiristas)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.