Vida Educação

Enem: SAS comenta assuntos mais frequentes nas questões de História

Disciplina exige do aluno interpretação de texto e contextualização histórica; plataforma desenvolve conteúdo, tecnologia e serviço para escolas e alunos em todo o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, e construir um plano de estudos assertivo torna-se cada vez mais necessário. Com base na análise das provas dos últimos nove anos, o SAS Plataforma de Educação preparou um raio-x com os temas de História que apareceram mais vezes na prova durante o período e convidou o professor Fábio Braz para analisar os resultados. Confira a seguir:

1 – Idade Contemporânea
A temática da Idade Contemporânea, período entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, é a que aparece mais vezes em provas do Enem. De acordo com Braz, é necessário prestar atenção nos seguintes assuntos: imperialismo; crise econômica de 1929; nazi-fascismo e II Guerra Mundial. “O mais importante é entender a interligação entre todos esses fatos e não apenas interpretá-los como fatos isolados”, explica.

2 – Brasil Colônia
Segundo o docente, o principal assunto dentro da temática de Brasil Colônia é o encontro entre as civilizações europeia e indígena. “O Enem costuma tratar dos choques e interações entre esses dois mundos. Muitas vezes, a prova traz textos originais para contextualização das questões, ou seja, também é preciso ter atenção à interpretação dos conteúdos”, explica o professor Fábio Braz.

3 – Brasil Imperial
Com incidência de 7,4% ao longo dos últimos nove anos, o período do Brasil imperial também é destaque nas questões de história. De acordo com Braz, os alunos devem prestar atenção em temas como a construção do estado brasileiro; política externa – que tem como principal acontecimento a Guerra do Paraguai - e a questão da população negra nesse período, ou seja, luta contra escravidão, resistência e criação de espaços de sociabilidade.

4 – História política
O conceito de história política consiste tanto em movimentos do estado para garantia de direitos aos indivíduos, quanto para ações repressivas. “Trata-se dos dois lados do papel do estado, ou seja, pode envolver desde questões sobre direito ao voto, até questões sobre o apartheid sul-africano”, pontua Braz.

5 – Patrimônio histórico e cultural e construção da memória
De acordo com o professor, essa temática exige dos alunos capacidade de contextualização e interpretação de texto. “Dentro desse universo, a prova de História do Enem costuma trazer questões sobre preservação do patrimônio e ações do estado no sentido de construção das identidades nacionais, enfatizando papel dos diferentes grupos étnicos nesse processo”, finaliza o especialista.

SAIBA MAIS

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. É uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.