Cinema

MINC e ANCINE anunciam Edital de Coprodução Cinematográfica com o Uruguai

Recursos do Fundo Setorial do Audiovisual serão investidos na coprodução de longas-metragens.

Ministério da Cultura

MINC e ANCINE anunciam Edital de Coprodução Cinematográfica com o Uruguai
MINC e ANCINE anunciam Edital de Coprodução Cinematográfica com o Uruguai (Foto: Divulgação)

BRASIL - Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciaram na última segunda-feira (15) o lançamento da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA - COPRODUÇÃO BRASIL – URUGUAI 2024 para a seleção, por meio de concurso público, de propostas de produção independente de longas-metragens dos tipos ficção, documentário e animação, realizadas em regime de coprodução internacional com o Uruguai.

Com destinação inicial no mercado de salas de cinema, as propostas devem ser apresentadas por produtoras brasileiras independentes, que participem do projeto na qualidade de coprodutoras minoritárias.

Simultaneamente ao Edital anunciado pelo Brasil, a Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual do Uruguai - ACAU anuncia Chamada Pública para projetos em que a parte minoritária seja uruguaia.

Segundo o Protocolo de Cooperação Brasil-Uruguai, assinado entre Ancine e ACAU, em setembro de 2023, os investimentos na produção das obras cinematográficas somam cerca de R$ 2 milhões. Os aportes brasileiros são do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA.

As propostas de ambas as Chamadas Públicas serão selecionadas por uma comissão binacional. A iniciativa objetiva ampliar a integração das indústrias audiovisuais e o intercâmbio cultural entre países coprodutores.

As inscrições vão de 15 de maio a 18 de junho de 2024.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.