Centro Histórico

Praça Benedito Leite ganha iluminação artística

O projeto de iluminação inclui a instalação de lampiões estilo colonial e projetores de piso; ação visa revitalizar espaços públicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Lampiões estilo colonial e projetores de piso darão um novo visual à Praça Benedito Leite
Lampiões estilo colonial e projetores de piso darão um novo visual à Praça Benedito Leite (benedito leite)

SÃO LUÍS - A Praça Benedito Leite, no Centro de São Luís, está recebendo um novo projeto de iluminação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com uma iluminação mais moderna e artística, a beleza do Centro Histórico de São Luís deverá ser destacada.

O novo projeto de iluminação da praça inclui a instalação de lampiões estilo colonial e projetores de piso. A iluminação artística ficará por conta de 42 projetores que destacarão as palmeiras da praça, dando ênfase à beleza do espaço, que também será iluminado por 24 lampiões. Nesta semana, as equipes trabalham na conclusão da instalação dos postes e no lançamento dos cabos de força para conectar os lampiões. Toda a fiação está sendo trocada, bem como os eletrodutos, modernizando toda a iluminação do local.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, afirma que a ação tem por objetivo valorizar os espaços públicos que preservam a história da cidade, como a Praça Benedito Leite, que leva o nome de importante político, magistrado e jornalista maranhense.

"O objetivo é tornar esse importante espaço da cidade ainda mais bonito. Através de uma iluminação artística e moderna, mas preservando as características arquitetônicas e o estilo colonial da praça, nossa intenção é promover a valorização do local, bastante frequentado por turistas e ludovicenses", destaca o titular da Semosp.

Praça Benedito Leite

Ao lado da Catedral Metropolitana - Igreja da Sé e do Palácio do Comércio, a Praça Benedito Leite é passagem obrigatória de quem passa do centro comercial para a Praça Pedro II e seu entorno, onde estão localizados prédios públicos e pontos turísticos como o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, e o Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

A Praça Benedito Leite bem como o conjunto arquitetônico que a cerca é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955. O nome da praça foi dado após a construção de uma estátua de bronze em homenagem a Benedito Pereira Leite. A estátua, executada em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont, foi inaugurada na manhã do dia 28 de fevereiro de 1912.

Entre os espaço que já receberam iluminação artística, estão o Forte Santo Antônio, na Ponta d´Áreia; o cruzamento das avenidas Litorânea com Holandeses; Lagoa da Jansen; Avenida da Universidade/Cohafuma; Ponte Bandeira Tribuzzi; elevado do Trabalhador no Calhau; Parquinho da Litorânea; e os coqueiros da Litorânea - na descida do Barramar, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.