Cinema

Cinema na telona em nova edição do festival Maranhão na Tela

Um dos maiores festivais de cinema do estado, o Maranhão na Tela será realizado de 15 a 24 de novembro em três locais diferentes de São Luís e ampliará sua abrangência para estados da região Norte; as inscrições para a Mostra Competitiva e para a Rodada d

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Produtores locais podem inscrever suas obras
Produtores locais podem inscrever suas obras (Maranhão na tela)

SÃO LUÍS- Sinal verde para as inscrições da Mostra Competitiva e Rodada de Negócios do festival Maranhão na Tela, que este ano vai para a sua 11ª edição e acontecerá de 15 a 24 de novembro, ampliando sua abrangência para estados da região Norte. As inscrições devem ser feitas pelo site www.maranhaonatela.com.br até o dia 25 deste mês. Poderão ser inscritos filmes e projetos dos nove estados das regiões Norte e Meio Norte. Para a mostra competitiva, as inscrições são gratuitas, enquanto que para as rodadas de negócios, variam entre R$ 70,00 e R$ 100,00.

Além da ampliação para a região Norte, nesta edição, de forma inédita, haverá um ambiente de mercado, o “Maranhão na Tela LAB”, no Centro Cultural Vale Maranhão. Além disso, exibirá parte de sua programação em um novo local, o Kinoplex Golden, em uma parceria inédita com a Kinoplex, que é a maior rede de cinemas 100% brasileira e que também divulgará o festival em toda sua rede de salas e meios de comunicação no Brasil.

De acordo com Mavi Simão, realizadora do evento e que assina a curadoria geral, serão 10 dias de sessões gratuitas. “Precisávamos desse incremento para valorizar as produções. É um enorme salto de qualidade e um privilégio poder exibir a programação nas melhores salas de cinema do Maranhão”, frisou.

“Nosso Cinema”
Até o ano passado, o evento era focado no fortalecimento do audiovisual maranhense. Agora, amplia suas ações de fomento para as regiões Norte e Meio Norte, incluindo nove estados. Com isso, a competitiva de filmes maranhenses, antes chamada de Mostra Maranhão de Cinema, passa a se chamar “Mostra Nosso Cinema” e selecionará cinco longas e 10 curtas, em caráter competitivo. Os filmes maranhenses não selecionados para competição serão exibidos em caráter informativo. As inscrições para a “Mostra Nosso Cinema” são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 25 de setembro pelo site do festival, onde também está disponível o regulamento. O resultado será divulgado no dia 10 de outubro e os selecionados receberão apoio logístico para representarem seus filmes durante o evento.

“Outra novidade é o ‘Maranhão na Tela LAB’, que será composto por painéis e rodadas de negócios, laboratório de pichting e masterclasses com importantes nomes do audiovisual brasileiro. Serão reunidos em seu ambiente de mercado executivos da TV, do cinema e das mídias digitais. A iniciativa conta com a colaboração da Brasil Audiovisual Independente, com apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB)”, explica Mavi Simão.

Os projetos que participarão das rodadas de negócios serão selecionados pelos próprios executivos do mercado audiovisual. Para aumentar a competitividade dos maranhenses, o festival realizará quatro laboratórios, em parceria com o Sebrae, nas áreas de ficção, animação, documentário e game. Todos direcionados a potencializar a apresentação dos projetos no ato da inscrição e, em caso de seleção, nas rodadas de negócios. “O objetivo é compartilhar conhecimento e fomentar novos negócios nas regiões Norte e Meio Norte”, afirma Simão, informando que as produtoras dos nove estados poderão inscrever até três projetos por CNPJ e que também será permitida a inscrição de roteiristas pessoas físicas, com foco nas rodadas de negócios com produtoras.

O festival Maranhão na Tela foi idealizado pela produtora Mavi Simão em 2006 e é realizado pela Mil Ciclos Filmes. O evento conta com o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei de Incentivo à Cultura, do Minc e da Ancine, via Fundo Setorial do Audiovisual, com apoio cultural do Instituto Oi Futuro, da Rede Kinoplex e do Sebrae, além do apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros e colaboração da Brasil Audiovisual Independente. A identidade visual do evento deste ano é baseada em seis trabalhos de óleo sobre papel cartão do artista maranhense Walter Sá.

A região Norte vive à margem da indústria do audiovisual, conforme Mavi Simão, e é a que menos produz e, consequentemente, a que tem menor acesso aos recursos e políticas de incentivo. Isso, em grande parte, deve-se aos problemas estruturais comuns a todos esses estados. Daí a importância dessa união. “Juntos, podemos encontrar soluções que de fato nos fortaleçam”, afirma .

Serviço

O quê

Inscrições festival Maranhão na Tela

Quando

Até o dia 25

Onde

www.maranhaonatela.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.