Cinema

Religião e pandemia em filme

Documentário maranhense "Atotô Babá" aborda a visão das religiões de matriz africana sobre a pandemia do coronavírus; filme é dirigido pela jornalista Márcia Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Cena de representação dos orixás
Cena de representação dos orixás (filme)

São Luís - O curta-metragem “Atotô Babá” é um documentário maranhense que aborda as visões das religiões de matriz africana sobre a pandemia do novo coronavírus e o impacto da doença nas comunidades de terreiro. A expressão Atotô Babá, significa "Calma, pai!" É uma saudação ao orixá Obaluaiê e um apelo para acalmar o planeta Terra, pois para os Povos de Axé a pandemia é uma das consequências da intensa degradação do meio ambiente, da violência, do preconceito, dos discursos de ódio e do descaso do ser humano com a vida.

Roteiro
O roteiro se inspira na mitologia dos orixás, as relações que essas divindades africanas têm com a natureza e com os processos da vida que envolvem nascimento, doenças, curas e morte. O curta também destaca o modo de viver dessas comunidades e os princípios que regem a religião. Coletividade, ancestralidade, o respeito com o meio ambiente e o cuidado com o outro. A obra é o primeiro trabalho cinematográfico independente da jornalista Márcia Carvalho.

"Foi uma experiência intensa. Apesar de algumas semelhanças a linguagem cinematográfica é completamente diferente da televisiva, que estou acostumada a trabalhar. Em 2020 fizemos vários trabalhos sobre a pandemia. Mas, falar desse momento a partir da visão dos povos de terreiro foi desafiador e maravilhoso. As comunidades de religião de matriz africana seguem princípios que servem de exemplo ao mundo. O curta faz essas reflexões e destaca a urgência de cuidarmos da nossa casa, a Terra, para evitarmos a nossa extinção" ressaltou, a diretora e roteirista.

O curta-metragem Atotô Babá foi produzido apenas com o recurso da Lei Aldir Blanc, destinado aos projetos de audiovisual aprovados pelo Governo do Maranhão no passado. Durante 06 meses, a equipe formada por seis profissionais iniciou o trabalho de pesquisa, roteiro, figurino, entrevistas, montagem e edição para que o material ficasse pronto, ainda no primeiro semestre de 2021. Além da equipe, o projeto contou com o apoio de consultores especializados na religião e de amigos que colaboraram com a obra.

A direção de fotografia é de Jânio Ferreira, o som direto e designer de Juan Gusmão, a assistência de roteiro é de Mainumi Pinheiro e a montagem e finalização de Nayra Alburquerque.

Tradição
Quando a covid-19 se espalha no mundo, a humanidade é obrigada a se adaptar às medidas sanitárias que impõem, no primeiro momento, o distanciamento para impedir que doença - de efeitos até então desconhecidos- provoque o menor número de mortes possível.

Na África, sempre que yalorixás e babalorixás verificam a presença do orixá Obaluaiê, por meio dos seus sistemas adivinhatórios se preparam para conter, com ajuda de rituais, a proteção contra novas epidemias em seus países. No Brasil as religiões de matriz africana também receberam sinais de Obaluaiê, ainda em 2019. O que ninguém imaginava era que seria uma tragédia mundial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.