Igreja do Cohatrac prepara-se para o Círio de Nazaré

Círio das Crianças será de 28 a 30 deste mês e, depois, a Festa da Luz segue até o dia 14 de outubro, com missas, procissões e adorações dos fiéis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS- A paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, do Cohatrac, já se mobiliza para a 26ª edição do Círio de Nazaré, evento que terá início em 4 de outubro e será encerrado no dia 14 do mesmo mês. Este ano, o tema é “Edificação de Deus, Obra de Muitas Mãos” e o lema, “Vós Sois Cidade Construída Sobre o Monte”.

Antes da programação oficial, no entanto, será realizado o Círio das Crianças, de 28 a 30 deste mês. A missa de abertura acontecerá no dia 28, às 19h, na Praça Nossa Senhora de Nazaré, seguida do Círio Cultural Infanto-Juvenil, às 20h30. No dia seguinte, as atividades serão retomadas com a manhã de lazer “Brincando em Nazaré”, na escola Primavera, das 8h às 11h, seguida de missa às 17h e a final do concurso “Reinado em Nazaré”, às 19h, com desfile dentro da temática sustentável.

A procissão de encerramento do Círio das Crianças acontecerá no dia seguinte, às 16h, na Praça do Cohatrac V, e a missa, às 18h, na Praça de Nossa Senhora de Nazaré. Segundo Anne Caroline Alves, integrante da subcomissão do Círio das Crianças, 500 pessoas estão envolvidas nas equipes de serviço, entre crianças e adultos. “E todas participam com muito entusiasmo e dedicação, para fazer deste evento uma grande festa católica. As crianças ficam divididas nas equipes de apoio, recepção, liturgia, guarda da imagem, divulgação, reinado, acolhimento e primeiros-socorros”, disse.

Romaria
A Carreata do Círio e Bênção dos Automóveis acontecerá no dia 29, às 7h, pelas ruas da cidade, com concentração na igreja do Cohatrac. O Novenário da Luz acontecerá de 4 a 14 de outubro, com Terço da Alvorada, missas, adorações e confissões. A tradicional romaria está marcada para o dia 6 de outubro, às 23h, partindo da Igreja do Carmo, no centro de São Luís. O cortejo passará pelo Santuário da Conceição (Monte Castelo), Igreja da Glórica (Alemanha), Igreja Nossa Senhora da Conceição (Anil), Capela São Sebastião (Cruzeiro do Anil), Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) até a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac). O festejo ainda contará com procissões, missas e com as subdivisões Círio Solidário (15 de setembro), Círio Esportivo (em andamento até 13 de outubro) e Círio Cultural.

De acordo com o padre Ribamar Vieira, vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Cohatrac, a grande procissão do Círio acontecerá no dia 14 de outubro, saindo às 17h30, da Igreja da Cohab. “Estamos convidando a todos a partir deste grande momento de louvor e festa e que todos os anos reúne uma multidão pelas ruas. É uma grande manifestação de fé e que mobiliza diversas paróquias de São Luís”, disse o padre. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.